Cinema na nossa língua em Ourense

Cinema na nossa língua em Ourense

08-04-2005

«Bloody Sunday« (Domingo Sangrento), dublado para português do Brasil, abre o ciclo

PGL.- O Centro Social A Esmorga vai iniciar uma actividade que, com carácter periódico, visa oferecer à cidadania ourensana a possibilidade de visionar cinema na nossa língua, hipótese que não lhe oferecem os cinemas convencionais.

Uma vez por semana, segundas ou terças, o local oferecerá filmes de todo o tipo, originais galegos, portugueses ou brasileiros, filmes dublados de outros países, filmes de animação, comédia, drama...

Cartaz Agendado

Bloody Sunday (Domingo Sangrento)

11 de Abril às 20:30
Inglaterra, 2001, Drama Histórico
Realizador: Paul Greengrass

Sinopse: O dia é 30 de Janeiro de 1972. Na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, os cidadãos saem em passeata pelos direitos humanos. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiram e matam 13 pessoas desarmadas e, a princípio, sem qualquer conexão com o IRA, o grupo que luta pela libertação da Irlanda do Norte. Esse episódio é conhecido como Domingo Sangrento e marca o começo do conflito que se transformou em guerra civil, com muitos actos de violência. O filme acompanha, em estilo seco e realista, a vida de quatro homens envolvidos em ambos os lados do conflito.

Elenco: James Nesbitt (Ivan Cooper), Tim Pigott-Smith (General Ford), Nicholas Farrell (Brigadeiro Maclellan), Gerard McSorley (Lagan), Kathy Keira Clarke (Frances), Allan Gildea (Kevin McCorry)

107m.

A sombra dos abutres

18 de Abril. 20:30
Portugal, 1998, Drama.
Realizador: Leonel Vieira

Sinopse: Agosto de 1962, nordeste transmontano. Daniel é um mineiro transmontano de trinta e seis anos. Homem rude e de poucas falas, sabe que tem uma profissão de risco constante e luta por melhores condições de trabalho. As suas reivindicações são mal entendidas pelo "sistema", levantando suspeitas de que está envolvido com alguém que o influencia. A polícia política (PIDE) prende-o. Geram-se conflitos e duas violentas mortes obrigam Daniel a fugir, com o cunhado Zé, para França. Mas os problemas de atravessar a fronteira extremam os seus sentimentos.

Elenco: Vítor Norte, Diogo Infante, José Eduardo, José Wallenstein, Fátima Belo, Raquel Mari

90 m.

Chicken Run (A Fuga das Galinhas)

26 de Abril, 20:30
EUA, 2000, Animação
Realizador: Peter Lord e Nick Park

Sinopse: Na década de 50, numa fazenda em Yorkshire, a galinha Ginger busca incessantemente um meio de conseguir escapar do fim trágico que seus donos reservaram para ela e seus semelhantes. Após várias tentativas frustradas, surge na granja o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar como voar às galinhas. Mas o tempo de Ginger e Rocky é curto: os Tweedy, donos da fazenda, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, que em breve entrará em operação e irá dizimar toda a população do local.

91 m.

O Homem que copiava

2 de Maio. 20:30
Brasil, 2002, Comédia Romântica
Realizador: Jorge Furtado

Sinopse: André (Lázaro Ramos) é um jovem de 20 anos que trabalha na fotocopiadora da papelaria Gomide, localizada em Porto Alegre. André mora com a mãe e tem uma vida comum, basicamente vivendo de casa para o trabalho e realizando sempre as mesmas atividades. Num dia André se apaixona por Sílvia (Leandra Leal), uma vizinha, a qual passa a observar com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, André descobre que ela trabalha em uma loja de roupas e, para conseguir uma aproximação, tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um suposto presente para sua mãe.

Elenco: Lázaro Ramos (André), Leandra Leal (Sílvia), Luana Piovani (Marinês), Pedro Cardoso (Cardoso), Paulo José (Paulo)

119 m

=> Fazer Download do Cartaz em PDF
[Tamanho 54 Kb.]

Escrito ?s 06:00:00 nas castegorias: Velha Esmorga, Actividades
por csesmorga   , 606 palavras, 1029 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Dezembro 2019
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
                  1
      2 3 4 5 6 7 8
      9 10 11 12 13 14 15
      16 17 18 19 20 21 22
      23 24 25 26 27 28 29
      30 31          

      Busca

      free blog tool