Ganhando espaços, criando realidades... A Esmorga Local Social

Ganhando espaços, criando realidades... A Esmorga Local Social

04-11-2006

exterior

Por António Carvalho Nespereira

Dois anos depois de que um grupo de jovens ourensanos e ourensanas apostassem forte pelo impulsionamento de uma associação cultural «atípica», mas totalmente assente na «legalidade vigente», o projecto que ela significou ganhou ontem protagonismo na cidade das Burgas. Foram inúmeras as pessoas que participaram do primeiro dia de festa na nova Esmorga, puderam experimentar o magnífico espaço e, porfim, que o activismo cultural alternativo está mais vivo do que nunca.

Da nada à construção de uma dinámica cultural aberta, moderna, internacionalista mas defensora da identidade galega, da sua língua e a sua potencialidade sem fronteiras, da recuperação do valor da tradição hoje ameaçada de morte e, claro, voltada para a criação de consciências críticas, pensantes e sempre livres. Ontem pôde-se verificar que a pesar das dificuldades o grupo de «esmorganos» e «esmorganas» cresceu, juntando-se a eles mais e mais pessoal, com dirigentes políticos, sindicais e pessoal do mundo da universidade e do ensino que não quis perder a ocasião.

arqui

Por volta das 20h00 o fotógrafo de La Voz tirava a última foto para a imprensa, após dias carregados de comunicados, entrevistas, o Rucho e o Alexandre, um pouco as cabeças visíveis desta nova etapa, respiravam tranquilos. Com eles pessoal que tem trabalhado muito, entregando generosamente o seu tempo e o seu esforço, abriam «oficialmente» o novo local social sito na rua Telheira, 9 (junto à zona universitária de Ourense), um grande espaço que disporá de um balcom para sócios, sala de conferências, e, ainda, uma explanada que num futuro virá a ser condicionada para acolher cursos, uma biblioteca e mais.

Pelas 20h30 minutos a sala já fervia e pelas 21h00 estava já a rebentar. O primeiro objectivo tinha sido cumprido, era a sensação que se percebia no ambiente. Os folhetos do «II Festival dos ?Cafés da Palavra?» iam de mão em mão, a actividade já começava dia 6 com este grande acontecimento que reune criadores da palavra e músicos galegos, e este ano também contando com a actuação do cantor português Rui David, que encerrará o festival na próxima sexta-feira, 10 de Novembro.

Enfim, as conversas eram contínuas. Eu pude falar com muito pessoal que perguntava acerca do projecto, que mostrava interesse em apoiá-lo. Estou certo que de aqui a pouco A Esmorga pode tornar-se na entidade associativa mais importante da cidade das Burgas.

interiro

Tive de deixar os petiscos, a bebida comedida e a boa conversa, acompanhada de música em «galego do Brasil», lá pelas 22h00. Outros compromissos sociais, noutro terreno, aguardavam a minha chegada. Mas fui com o apetite de «começar a devorar» tudo o que se vai cozinhar culturalmente na nova Esmorga. O pessoal que vier por Ourense deve visitar e conhecer, obrigadamente, este novo espaço.

Escrito ?s 16:09:16 nas castegorias: Associaçom, Centro Social
por csesmorga   , 491 palavras, 617 visualizaçons     Chuza!

7 comentários

Comentário de: Cesare e Beltram [Visitante]
Cesare e Beltram

O de onte (a festa, a gente, o projecto) foi grande.

A de hoje (a resaca e maila limpeza pendente) tamén.

“QUE BOM CAR@S!!!!!”

04-11-2006 @ 16:33
Comentário de: Iago [Visitante]
Iago

Que bom caros!!! Um abraço muito grande desde Al-Andalus

Avante companheir@s!!!

Somos mais list@s que eles!!

Venha que @s chimpamos!!

04-11-2006 @ 18:49
Comentário de: [Visitante]
Zé

Até os comemos!!!!

04-11-2006 @ 22:49
Comentário de: Alexandre [Visitante]
Alexandre

Olá companheir@s. Tinha grandes expectativas postas na inauguração desta nova etapa e deste novo local mas, com certeza, embora se respirava expectação e interesse entre muito pessoal, não imaginava que fossemos capazes de aglutinar a tal número de gente na data assinalada. Além de habituais e caras públicas de associações culturais, juvenis, ambientalistas ou políticas, houve uma grande quantidade de pessoas anónimas(e novas) que começam a identificar-se cum projecto cada vez mais aberto e capaz de integrar diferentes sensibilidades e vontades em defesa dum espaço aberto para a defesa da nossa língua, cultura, tradições, das mais variadas perspectivas.
Parabéns e obrigado a tod@s aqueles/as que assistiram a inauguração. Acho que estou no certo se afirmo que não defraudamos a ninguém que vier ao novo local.

06-11-2006 @ 01:57
Comentário de: fran X Gomez [Visitante]
fran X Gomez

Lástima non poder estar ese día, mais outros compromisos “musicais” reclamábanme…Aínda sen ve-lo local xa vos felicito polo que me teñen comentado Oxala sexamos capaces de enchelo de música, festa e país, non o dubido !!!.
Queda pendente unha “tocata” antes do nadal. Saúde, música e ánimos, compañeiros, aquí estamos para o que poidamos axudar. Parabéns outra vez.
Fran
PD..e ate imos ser veciños :-DD!!

07-11-2006 @ 00:14
Comentário de: zgenot [Visitante]
zgenot

Parabens desde Corunha, compas!!! um trabalho brutal e umhas potencialidades inmensas as que vam abrindo-se nos novos jeitos da Esmorga….avante pois!”

08-11-2006 @ 19:16
Comentário de: Miguel [Visitante]
Miguel

Parabéns caros!!

Muitos parabéns para todo o pessoal que trabalhou na abertura deste novo local.

Acho que o projecto tem mais futuro do que nunca. Fiquei com mágoa de nom estar em Ourense esse dia para poder assistir ao acto de lançamento do novo local.

Este fim de semana estarei por ai, e com certeza que passarei por ele.

Abraços

10-11-2006 @ 14:39
    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Abril 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
      1 2 3 4 5 6 7
      8 9 10 11 12 13 14
      15 16 17 18 19 20 21
      22 23 24 25 26 27 28
      29 30          

      Busca

      powered by b2evolution free blog software