III Edição do Dia do Orgulho Gaiteiro na Esmorga

III Edição do Dia do Orgulho Gaiteiro na Esmorga

11-12-2006



Sexta-feira, 15 de Dezembro, 21h00, grandiosa «Festa Gaiteira» no Centro Social da rua Telheira, 9

A Esmorga Blogue.- O Centro Social A Esmorga acolherá em próxima sexta-feira uma grande Festa Gaiteira, com «música ao vivo» no quadro da III Edição do Dia do Orgulho Gaiteiro organizado pela Aula de Música Tradicional Gomes Mouro de Ourense. Este evento, comemorativo da música tradicional, homenageia nesta edição Faustino Santalices e Emilio Españadero e continuará em dia 16 noutros locais da cidade com diferentes actos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Donde vem e por que o «Dia do Orgulho Gaiteiro»

Tal e qual é que reza num documento achado pelo escritor e historiador Jesus Ferro Couselo, datado em dia 17 de Dezembro de 1458, o gaiteiro «Gomes Mouro» foi recebido nesse dia como vizinho da vila de Ourense. Da Aula de Música Tradicional Gomes Mouro afirmam que essa é a primeira constância escrita da presença de um gaiteiro em Ourense (a segunda em toda Galiza), e daí tomaram, igualmente, o nome da associação.

Desde há já vários anos essa data também foi tomada como jornada «reivindicativa» e lúdica por volta da nossa música tradicional, sendo que a partir de 2004 foi oficializada e baptizada como «Dia do Orgulho Gaiteiro», salientam da Aula, acrescentando que se trata de «um dia em que, face a universalização que nos conquista, tão enriquecedora e tão empobrecedora ao mesmo tempo, deixar bem claro que a nossa música continua viva, animando todos os músicos tradicionais a fazerem um exercício de autoestima combativa frente a outras músicas que nos inundam».

Além disso, e combinando actividades divulgadoras e lúdicas, faz-se entrega do Prémio-Homenagem Orgulho Gaiteiro Gomes Mouro. Em 2004 foi entregue ao músico Francisco Villarino Ojea, gaiteiro de Escorna-Bois, por «toda uma vida dedicada ao mundo da gaita» e espírito musical do entrudo de Castro (Laça), mesmo com os seus oitenta e muitos anos, ainda, em activo. Em 2005 os premiados foram o grupo de Gaiteiros de Vilar (Calvos de Randim), que «fazem parte desses elos anónimos e imprescindíveis na conservação do nosso património musical», concluem da Aula.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Orgulho Gaiteiro 2006

Desde esta edição de 2006 o prémio vai ser duplo, pelo reconhecimento ao trabalho actual, a «contra-a-corrente na maioria das vezes», e pelo reconhecimento ao trabalho histórico, por «manterem em pé uma coisa tão frágil como é o nosso património músical», de uma pessoa, grupo ou instituição no âmbito da música tradicional.

Desta volta os galardoados serão, no histórico, à figura «in memoriam» do Sr. Faustino Santalices, e no actual, à do Sr. Emilio Españadero e o seu programa da Rádio Galega «Lume na Palleira», com já 10 anos de vida.

Além da Esmorga, também colaboram neste evento o Ateneu, La Caixa, a Rádio Galega e a Associaçom de Gaiteiros Galegos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Programa 2006

» Sexta-feira, 15 de Dezembro

21h00.- Orgulhosa Festa Gaiteira, com música ao vivo. Local da Associaçom Cultural A Esmorga, rua Telheira, 9 (Zona Universitária).

» Sábado, 16 de Dezembro

15h00 a 17h00.- Lume na Palleira, programa da Rádio Galega dedicado à música tradicional, em directo de Ourense, com Emilio Españadero. No Ateneu de Ourense, Edifício Torre, Parque de São Lázaro.

18h00.- Charla-Colóquio «O Estudo Reglado da Gaita», com Xosé Lois Miguélez Sainza, «Pílis», gaiteiro e saxofonista ourensano que acaba de tornar-se no primeiro titulado superior de conservatório em música tradicional galega, especialidade da gaita, na história do nosso país. No Ateneu de Ourense, Edifício Torre, Parque de São Lázaro.

19h00.- Charla-Colóquio «Orgulho, Tradição e Mercado», com membros da família de artesãos «Seivane», apresentando a sua nova web www.seivane.es. No Ateneu de Ourense, Edifício Torre, Parque de São Lázaro.

20h00.- Actuação do grupo Anacos do Buxo. No intervalo Homenagem a Faustino Santalices, «in memoriam» e a Emilio Españadero. No Ateneu de Ourense, Edifício Torre, Parque de São Lázaro.

22h30.- Ceia-Homenagem no restaurante do Centro de Serviços Aixiña, na rua Farixa, 7, finca Farixa (a lado do pavilhão da Finca Sevilha). Preço 15 euros (reservas no co-e orgullogaiteiro[arroba]ya.com.

«Que a escuridão não volte nunca, e que o orgulho nos ilumine a todos os galegos e galegas, para sabermos quem somos e quem queremos ser».

(Aula de Música Tradicional Gomes Mouro).

=> Fazer Download do Cartaz em PDF
[Tamanho 396 Kb]

=> Fazer Download do Programa Detalhado em PDF
[Tamanho 1.96 Mb]

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Escrito ?s 19:30:42 nas castegorias: Eventos, Festas
por csesmorga   , 770 palavras, 558 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Março 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
              1 2 3
      4 5 6 7 8 9 10
      11 12 13 14 15 16 17
      18 19 20 21 22 23 24
      25 26 27 28 29 30 31

      Busca

      powered by b2evolution free blog software