A Esmorga Blogue.- Graças ao contributo do blogue Altera Galiza, que foi armanezando diversos documentos sonoros durante os últimos 2 anos, desde já a nova subsecção Gravações da secção Velha Esmorga deste blogue recuperará 20 gravações correspondentes a outras tantas conferências, palestras e bate-papos que decorreram em seu dia no velho local da Cabeça de Maceda, 20. Durante as próximas semanas, a história da Esmorga ficará mais completa com a disponibilização deste interessante material em perigo de perda ante a próxima desaparição do Altera Galiza.
As 5 primeiras gravações recuperadas correspondem às «Jornadas da Mocidade», organizadas pela Assembleia da Mocidade Independentista e realizadas a princípios de 2005, que estiveram voltadas para a recuperação da nossa história.
Sinopse.- Em dia 18 de Janeiro de 2005, pelas 21h00, o medievalista Anselmo López Carreira ministrou uma conferência subordinada ao título «O Reino Suevo da Gallaecia», agendada no contexto das «Jornadas da Mocidade» organizadas pela Assembleia da Mocidade Independentista.
Com uma visão muito inovadora, desmitificadora e reivindicativa a respeito da existência na Galiza do primeiro reino da Europa, muito avançado e solidário, o reconhecido medievalista galego fez uma alargada mas impressionante exposição cuja introdução, de facto, foi uma outra conferência.
=> Fazer Download do MP3
[Duração 2 h. 10 min. 53 seg. | Tamanho 38.35 Mb.]
Sinopse.- Em dia 27 de Janeiro de 2005, pelas 20h00, Uxío Breogán Diéguez Cequiel, investigador especializado na história do nacionalismo galego, ministrou uma conferência subordinada ao título «O nacionalismo galego de preguerra: das Irmandades da Fala ao alçamento fascista de 1936», agendada no contexto das «Jornadas da Mocidade» organizadas pela Assembleia da Mocidade Independentista.
Breogán Diéguez salientou a importância da figura de Alexandre Bóveda na conseguição do Estatuto de bem como a existência de outras figuras mais contraditórias como Álvaro de las Casas.
=> Fazer Download do MP3
[Duração 1 h. 21 min. 10 seg. | Tamanho 23.78 Mb.]
Sinopse.- Em dia 1 de Fevereiro de 2005, pelas 20h00, Bernardo Penabade, Presidente da AGAL e investigador do independentismo galego, ministrou uma conferência subordinada ao título «O movimento arredista galego (1922-1938)», agendada no contexto das «Jornadas da Mocidade» organizadas pela Assembleia da Mocidade Independentista.
O Prof. Penabade salientou que o arredismo tem, ainda, de ser estudado para uma reivindicaçom e homenagem justa, debruçando-se em figuras «esquecidas» como Bieito Abraira ou Ricardo Flores.
=> Fazer Download do MP3
[Duração 1 h. 01 min. 44 seg. | Tamanho 18.09 Mb.]
Sinopse.- Em dia 10 de Fevereiro de 2005, pelas 20h00, Antom Santos, historiador e militante independentista, ministrou uma conferência subordinada ao título «A guerrilha antifranquista na Galiza», agendada no contexto das «Jornadas da Mocidade» organizadas pela Assembleia da Mocidade Independentista.
O historiador explicou pormenorizadamente que a Galiza teve uma importante luta antifranquista, silenciada, mas que foi cerne da «IV Agrupação Guerrilheira» e que envolveu pessoas organizadas.
=> Fazer Download do MP3
[Duração 1 h. 21 min. 37 seg. | Tamanho 23.91 Mb.]
Sinopse.- Em dia 16 de Fevereiro de 2005, pelas 20h00, Joám Carlos Ansia, sindicalista da CIG e Luís Gonçales Blasco, «Foz», histórico militante da UPG, contaram as suas experiências acerca das diversas lutas populares na defesa da Terra, nomeadamente as ocorridas durante o próprio regime franquista.
Castrelo de Minho e as Encrovas exemplificaram essas lutas, num acto que apresentou casa cheia para acolher a última das conferências agendadas no contexto das «Jornadas da Mocidade» organizadas pela Assembleia da Mocidade Independentista.
=> Fazer Download do MP3
[Duração 1 h. 33 min. 40 seg. | Tamanho 27.44 Mb.]
Nota: todas estas conferências foram enviadas em seu dia para emissão por radioGaliza.net e Rádio Alhariz no programa «Tempo de Conferência».
Escrito ?s 00:53:29 nas castegorias: Velha Esmorga, Gravaçons
|
|