A Esmorga Blogue.- Justo quando amanhã sábado 23 de Dezembro, pelas 12h00, a «Comissão de Denúncia da Galiza» tem agendada uma Marcha à Texeiro em defesa dos direitos dos pres@s sociais, achamos bem recuperar para o blogue uma gravação que denuncia a prática tortura, mesmo por estados que se dizem democráticos. Este é um assunto a ganhar protagonismo social e é o assunto a que refere o evento realizado em Junho de 2005 no antigo local de Cabeça de Maceda, 20, no qual foram apresentadas as diversas iniciativas sociais em andamento contra a tortura promovidas por entidades como «Esculca» ou a mesma «Comissão de Denúncia da Galiza».
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
«Iniciativas Sociais contra a Tortura»
Sinopse.- Em passado 8 de Junho de 2005, e sob o título «Iniciativas Sociais contra a Tortura», o local da Cabeça de Maceda, 20 acolhia, pelas 20h00, um evento da «Comissão de Denúncia da Galiza». Luís e Rosa apresentaram essas iniciativas e mesmo exemplificaram situações reais nos cárceres com o caso de Magdare Rabay:
Magdare Rabay foi espancado até à inconsciência enquanto o mantinham algemado, ao tempo que o insultavam ameaçando-o com fazer-lhe sugar os seus genitais entretanto mijavam por riba dele. Posteriormente, não só lhe negaram qualquer tipo de assistência sanitária durante dias senão que o ameaçaram com a morte se a solicitava a outras pessoas.
No acto participaram também representantes da «Coordenadora para a prevenção da tortura» e estiveram presentes associados de «Esculca» e da «Comissão de Assessoramento Jurídico Penitenciário da Ordem de Advogados de Ourense». O evento teve lugar no contexto prévio a comemoração de dia 26 de Junho, «Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura».
=> Fazer Download do MP3
[Duração 1h. 05 min. 27 seg. | Tamanho 19.18 Mb.]
Nota: enviado em seu dia para emissão por radioGaliza.net e Rádio Alhariz no programa «Tempo de Conferência».
Escrito ?s 21:07:45 nas castegorias: Velha Esmorga, Gravaçons
|
|