A denúncia da tortura silenciada e a solidariedade com os pres@s sociais

A denúncia da tortura silenciada e a solidariedade com os pres@s sociais

22-12-2006



Sexta gravação que recuperamos de um evento realizado no anterior local social da Esmorga

A Esmorga Blogue.- Justo quando amanhã sábado 23 de Dezembro, pelas 12h00, a «Comissão de Denúncia da Galiza» tem agendada uma Marcha à Texeiro em defesa dos direitos dos pres@s sociais, achamos bem recuperar para o blogue uma gravação que denuncia a prática tortura, mesmo por estados que se dizem democráticos. Este é um assunto a ganhar protagonismo social e é o assunto a que refere o evento realizado em Junho de 2005 no antigo local de Cabeça de Maceda, 20, no qual foram apresentadas as diversas iniciativas sociais em andamento contra a tortura promovidas por entidades como «Esculca» ou a mesma «Comissão de Denúncia da Galiza».

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

«Iniciativas Sociais contra a Tortura»

Sinopse.- Em passado 8 de Junho de 2005, e sob o título «Iniciativas Sociais contra a Tortura», o local da Cabeça de Maceda, 20 acolhia, pelas 20h00, um evento da «Comissão de Denúncia da Galiza». Luís e Rosa apresentaram essas iniciativas e mesmo exemplificaram situações reais nos cárceres com o caso de Magdare Rabay:

Magdare Rabay foi espancado até à inconsciência enquanto o mantinham algemado, ao tempo que o insultavam ameaçando-o com fazer-lhe sugar os seus genitais entretanto mijavam por riba dele. Posteriormente, não só lhe negaram qualquer tipo de assistência sanitária durante dias senão que o ameaçaram com a morte se a solicitava a outras pessoas.

No acto participaram também representantes da «Coordenadora para a prevenção da tortura» e estiveram presentes associados de «Esculca» e da «Comissão de Assessoramento Jurídico Penitenciário da Ordem de Advogados de Ourense». O evento teve lugar no contexto prévio a comemoração de dia 26 de Junho, «Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura».

=> Fazer Download do MP3
[Duração 1h. 05 min. 27 seg. | Tamanho 19.18 Mb.]

Nota: enviado em seu dia para emissão por radioGaliza.net e Rádio Alhariz no programa «Tempo de Conferência».

Escrito ?s 21:07:45 nas castegorias: Velha Esmorga, Gravaçons
por csesmorga   , 340 palavras, 537 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Maio 2018
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
        1 2 3 4 5 6
      7 8 9 10 11 12 13
      14 15 16 17 18 19 20
      21 22 23 24 25 26 27
      28 29 30 31      

      Busca

      powered by b2evolution free blog software