A Esmorga Blogue.- Diana Guedes é a vencedora da primeira edição do «Caça os Erros». Foi seleccionada entre as 4 pessoas que apresentaram um melhor desempenho. Pode passar a recolher o seu prémio quando melhor achar. Recolhendo as sugestões das pessoas participantes, da Comissão de Língua informam que a segunda edição «será mais fácil que a primeira» embora «não será sopa... ».
A seguir publicamos o Texto da 2ª edição e o solucionário do Texto 1.
Texto da 2ª edição: Neste texto há 10 erros, são todos interferências do espanhol.
1. Em cada frase há uma, e SÓ UMA, palavra ou expressão errada.
2. Sublinha-a
3. No final da frase, entre os colchetes, escreve uma solução
4. Caso a melhor solução seja a eliminação da palavra, deixa o espaço em brancoPodes entregar as respostas no Centro Social ou enviar via co-e para valentim[arroba]agal-gz.org.
1- Por suposto os anarquistas estivérom sempre contra a ocupaçom e a opressom do estado sionista. [.....]
2- Igual era bom fazer umha reuniom no IRC ou presencial sobre aspectos básicos para o seu uso. [.....]
3- Gádis, porque sabes elexir. [.....]
4- O meu cão comeu-lhe a roupa aos meus irmãos [.....]
5- É um dos lugares mais importantes de Barcelona em quanto a criaçom artística. [.....]
6- Os partidos políticos devem ser reempraçados por agrupamentos de novo tipo, baseados no compromisso de classe. [.....]
7- Todos praticavam a raxatabla o rigoroso principio de que todo canto nom se pode realizar coas próprias maos é supérfluo. [.....]
8- O programa de acção insiste no endurecimento das leis de tráfico, automóveis mais seguros e melhores infra-estruturas. [.....]
9- Se queremos fazer umha sociedade melhor temos que analizar mais a nossa própria natureza. [.....]
10- ¿Como podo saber em que tom está a minha gaita? [.....]
=> Fazer Download do Texto 2 em DOC
[Tamanho 39 Kb.]
Solucionário Texto 1: «Hoje na Corunha umha manifestaçom pacífica com motivo do dia 1º de Maio recorreu as ruas. Partiu do Campo da Lenha, continuando polo Orçám e logo desprazou-se a Sam André para se adentrar na rua Real e deter-se na porta do restaurante norte-americano McDonalds onde umha pessoa subiu-se a um balcom para pendurar umha faixa. O momento em que baixou foi aproveitado pola polícia para o deter, o que tentárom evitar os ali presentes, ante o qual os agentes comezárom a golpear aos congregados. A resposta foi umha sentada pacífica. Pese a isto a polícia realiçou a identificaçom de varias pessoas para mais tarde dispersá-los.»
1- Percorreu. Que se percorre? Um percurso. Que se recorre? Um recurso.
2- Logo = Já, aginha. Depois = Mais tarde. A única excepção é «Até Logo».
3- Deslocou-se, Trasladou-se. No espanhol, copiando do francês, criaram-se vários verbos derivados de «Praça». Reemplazar (Substituir), Aplazar (Adiar)...
4- Santo André. Quando o nome do santificado começa por Vogal, antecede Santo, se consoante antecede São: São Domingos.
5- Subiu. O verbo Subir como Cair (Mau pai caiu), Lavar (Lava a cara) e outros prescindem do pronome reflexivo.
6- Varanda. «Balcão» é a parte onde somos atendidos num comércio ou bar.
7- Começárom. A letra Z tem um uso menor na nossa língua do que em espanhol. Caso se duvide entre Z e Ç/C, opte-se por esta última.
8- Os. Enquanto um galego diz «Chamei o cão», um espanhol diz Llamé al perro. O CD na nossa língua costuma ser sem a preposição «A». Há um insecto negro que se chama Viche-lo-crego, enfim «Viches o crego» e não «Viches ao crego».
9- Apesar de, Mália, Mesmo assim.
10- Realizou. O numeroso sufixo verbal IZAR é com Z: real » realizar, contável » contabilizar; responsável » responsabilizar.
11- Várias. As palavras graves acabadas em ditongos crescentes são sempre acentuadas: história, António, Serôdio, Séria (frente a Seria ?verbo ser-).