A Esmorga Blogue.- Galiza e Portugal padecem, anualmente, uma doença que já vai ligada à época estival: os incêndios florestais. Justo em pleno verão de 2005, o velho local da Esmorga na Cabeça de Maceda, 20 acolhia uma interessantíssima exposição da mão de Pedro Iglesias que referia o assunto dos fogos florestais, analisando as suas causas e consequências. Recuperamo-la agora para as Gravações da Velha Esmorga graças ao contributo do blogue Altera Galiza.
Sinopse: Em passado 11 de Agosto de 2005, pelas 20h30, Pedro Iglesias, militante de «ERVA-Ecoloxistas en Acción» conferenciou durante quase 90 minutos acerca das causas e das consequências dos incêdios florestais, fazendo um apelo ao novo governo da Galiza para que encente uma nova política florestal que tenha em conta a valorização do monte relançando os usos tradicionais com uma perspectiva moderna e autocentrada no país.
Na conferência Pedro Iglesias também referiu o caso português e exemplificou as coincidências com o caso galego, mesmo como exemplo ainda mais avançado na sua destruição. Muito interessante a este respeito é a leitura do texto assinado por José Gomes Ferreira, Sub-director de Informação na altura, e subordinado ao título «A indústria dos incêndios». Se o pessoal mudar a palavra «Portugal» pela de «Galiza» talvez esse texto também possa servir para as terras de «mais ao norte».
=> Fazer Download do MP3
[Duração 1h. 24 min. 02 seg. | Tamanho 24.62 Mb.]
Nota: enviado em seu dia para emissão por radioGaliza.net e Rádio Alhariz no programa «Tempo de Conferência».
Escrito ?s 06:32:52 nas castegorias: Velha Esmorga, Gravaçons
|
|