Por uma melhor política florestal

Por uma melhor política florestal

24-12-2006



Mais uma nova gravação recuperada para a história da Esmorga

A Esmorga Blogue.- Galiza e Portugal padecem, anualmente, uma doença que já vai ligada à época estival: os incêndios florestais. Justo em pleno verão de 2005, o velho local da Esmorga na Cabeça de Maceda, 20 acolhia uma interessantíssima exposição da mão de Pedro Iglesias que referia o assunto dos fogos florestais, analisando as suas causas e consequências. Recuperamo-la agora para as Gravações da Velha Esmorga graças ao contributo do blogue Altera Galiza.

«Incêndios Florestais: Causas e Consequências»

Sinopse: Em passado 11 de Agosto de 2005, pelas 20h30, Pedro Iglesias, militante de «ERVA-Ecoloxistas en Acción» conferenciou durante quase 90 minutos acerca das causas e das consequências dos incêdios florestais, fazendo um apelo ao novo governo da Galiza para que encente uma nova política florestal que tenha em conta a valorização do monte relançando os usos tradicionais com uma perspectiva moderna e autocentrada no país.

Na conferência Pedro Iglesias também referiu o caso português e exemplificou as coincidências com o caso galego, mesmo como exemplo ainda mais avançado na sua destruição. Muito interessante a este respeito é a leitura do texto assinado por José Gomes Ferreira, Sub-director de Informação na altura, e subordinado ao título «A indústria dos incêndios». Se o pessoal mudar a palavra «Portugal» pela de «Galiza» talvez esse texto também possa servir para as terras de «mais ao norte».

=> Fazer Download do MP3
[Duração 1h. 24 min. 02 seg. | Tamanho 24.62 Mb.]

Nota: enviado em seu dia para emissão por radioGaliza.net e Rádio Alhariz no programa «Tempo de Conferência».

Escrito ?s 06:32:52 nas castegorias: Velha Esmorga, Gravaçons
por csesmorga   , 288 palavras, 476 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Dezembro 2018
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
                1 2
      3 4 5 6 7 8 9
      10 11 12 13 14 15 16
      17 18 19 20 21 22 23
      24 25 26 27 28 29 30
      31            

      Busca

      powered by b2evolution