Uma revolução nas hortas e nas consciências

Uma revolução nas hortas e nas consciências

28-01-2007



Por Alice Alonso

Estamos encantad@s com os resultados das «I Jornadas de Agroecologia». Há muitas razões pelas quais nos sentimos orgulhos@s dos frutos da nossa colheita (nunca melhor dito). A primeira delas, e a mais importante, foi colaborar com associações com as quais, a priori, não tínhamos muito contacto, como Verdegaia, Amigas da Terra, Semente e Izquierda Unida, servindo-nos esta experiência como ponto de partida para continuar a trabalhar juntas. Organizar estas jornadas foi, mais do que um trabalho, um prazer, já que o ambiente que vivemos durante a gestação e o desenvolvimento delas foi de uma grande compenetração e respeito entre tod@s.

Com relação ao desenvolvimento das actividades, dizer que «a gente não se pelejou por entrar nos locais» (he, he) mas na maioria dos actos a assistência foi bem generosa. E não só, ademais conseguiu-se que estes fossem muito participativos, gerando-se colóquios, intercâmbio de experiências, contactos e sobretudo, muito entusiasmo entre @s assistentes.

Por primeira vez, enfrontamos consumidores e produtores, de jeito que uns se familiarizaram com a problemática dos outros, criando assim pontes de união entre amb@s. Os vídeo-foros serviram-nos para fomentar o espírito crítico e questionar-nos se o caminho que nos marcam é o correcto, conhecer outras alternativas ao sistema que impera e alentar-nos ao compromiso com estas novas fórmulas. Nos cursos e nas dinâmicas, demonstraram-nos que viver respeitando o meio e a nós própri@s é muito mais do que possível!

Aproveitamos para mostrar agradecimento às pessoas que tão desinteressadamente colaboraram nas Jornadas, trazendo-nos as suas experiências e o seu conhecimento, ao mesmo que aos locais que se prestaram a acolher cada um dos actos. Muito obrigado a tod@s!

Em resumo, QUEREMOS MAIS!!! Isto é só o começo do que esperamos seja a revolução nas hortas e nas consciências!!!

Escrito ?s 01:40:42 nas castegorias: Associaçom, Notícias
por csesmorga   , 325 palavras, 536 visualizaçons     Chuza!

1 comentário

Comentário de: David [Visitante]  
David

PArabéns, Alice, polo texto…

29-01-2007 @ 10:22
    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Janeiro 2023
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
                  1
      2 3 4 5 6 7 8
      9 10 11 12 13 14 15
      16 17 18 19 20 21 22
      23 24 25 26 27 28 29
      30 31          

      Busca

      powered by b2evolution