Estamos encantad@s com os resultados das «I Jornadas de Agroecologia». Há muitas razões pelas quais nos sentimos orgulhos@s dos frutos da nossa colheita (nunca melhor dito). A primeira delas, e a mais importante, foi colaborar com associações com as quais, a priori, não tínhamos muito contacto, como Verdegaia, Amigas da Terra, Semente e Izquierda Unida, servindo-nos esta experiência como ponto de partida para continuar a trabalhar juntas. Organizar estas jornadas foi, mais do que um trabalho, um prazer, já que o ambiente que vivemos durante a gestação e o desenvolvimento delas foi de uma grande compenetração e respeito entre tod@s.
Com relação ao desenvolvimento das actividades, dizer que «a gente não se pelejou por entrar nos locais» (he, he) mas na maioria dos actos a assistência foi bem generosa. E não só, ademais conseguiu-se que estes fossem muito participativos, gerando-se colóquios, intercâmbio de experiências, contactos e sobretudo, muito entusiasmo entre @s assistentes.
Por primeira vez, enfrontamos consumidores e produtores, de jeito que uns se familiarizaram com a problemática dos outros, criando assim pontes de união entre amb@s. Os vídeo-foros serviram-nos para fomentar o espírito crítico e questionar-nos se o caminho que nos marcam é o correcto, conhecer outras alternativas ao sistema que impera e alentar-nos ao compromiso com estas novas fórmulas. Nos cursos e nas dinâmicas, demonstraram-nos que viver respeitando o meio e a nós própri@s é muito mais do que possível!
Aproveitamos para mostrar agradecimento às pessoas que tão desinteressadamente colaboraram nas Jornadas, trazendo-nos as suas experiências e o seu conhecimento, ao mesmo que aos locais que se prestaram a acolher cada um dos actos. Muito obrigado a tod@s!
Em resumo, QUEREMOS MAIS!!! Isto é só o começo do que esperamos seja a revolução nas hortas e nas consciências!!!
Escrito ?s 01:40:42 nas castegorias: Associaçom, Notícias
|
|