Passagem de «Fogo», primeira fita lésbico-feminista indiana

Passagem de «Fogo», primeira fita lésbico-feminista indiana

18-02-2007



Quinta-feira, 22 de Fevereiro, pelas 20h30, continua o ciclo «Cinema e Sexualidade»

A Esmorga Blogue.- No clássico e familiar ambiente de Nova Deli, duas mulheres, Sita e Radha, cunhadas, irão estabelecendo uma relação de cumplicidade e apoio até que a atracção e o desejo as leva a enfrentar-se com o peso da tradição e a subordinação das mulheres aos homens. Deste modo, ambas vivem um processo de apaixonamento e reafirmam o seu mundo frente ao dos homens, que as asfixia, alterando o destino de todos os envolvidos.

A realizadora Deepa Mehta abria com esta fita a sua trilogia «elemental» (Fogo, Terra e Água), composta por filmes que tocam um ou mais aspectos sociais de grande relevância na sociedade indiana. A realizadora indiana demonstra neste trabalho que suporta situações difíceis, afirmando-se ainda mais como mulher, mas com coisas para dizer, histórias para contar e injustiças para revelar.

No dia da estreia do filme na Índia, alguns cinemas foram atacados por fundamentalistas hindus e, eventualmente, a sua exibição foi proibida devido à sua alegada insensibilidade religiosa. Ainda, o filme foi proibido no Paquistão por narrar uma relação lésbica. «Fogo» é a primeira fita lésbico-feminista indiana.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Ficha Técnica do filme «Fogo»

Título Original: Fire

Género: Drama
Origem/Ano: Canadá?Índia/1996
Duração: 105 min
Direcção: Deepa Mehta
Idioma: Hindi/Inglês
(V.O. com legendas)

Elenco: Shabana Azmi (Radha), Nandita Dás (Sita), Jaaved Jaaffery (Jatin), Kulbhushan Kharbanda (Ashok), Kushal Rekhi (Biji), Ranjit Chowdhry (Mundu), Karishma Jalan (Jovem Radha), Ramanjeet Kaur (Mãe Jovem Radha).

Prémios: Mostra Internacional de Filmes de Senhoras de Barcelona, Outfest Festival de Cinema Gay e Lésbico de Los Angeles, Festival Internacional de Cinema de Mannheim-Heidelberg, Festival Internacional de Cinema de Vancouver, Festival Internacional de Cinema Shermi d'Amore de Verona.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Trailer na net:

[youtube]upaKGVEtL1g[/youtube]

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Escrito ?s 01:37:01 nas castegorias: Eventos, Cinema
por csesmorga   , 316 palavras, 2422 visualizaçons     Chuza!

1 comentário

Comentário de: María [Visitante]  
María

Hola, son maría, do gabinete de prensa do campus de ourense. hoxe estiven convosco, pero esquecinme de preguntarvos polo curso de danza do ventre que vai ter lugar no ximnasio Artai. Podedes darme máis información? e que unha amiga máis eu estamos interesados en ir, fumos ao Siope e dixéronnos que sodes vós os que o organizades. Moitas gracias e saúdos

23-02-2007 @ 13:35
    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Março 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
              1 2 3
      4 5 6 7 8 9 10
      11 12 13 14 15 16 17
      18 19 20 21 22 23 24
      25 26 27 28 29 30 31

      Busca

      blog software