A Esmorga Blogue.- A Coordenadora Galega de Roteiros, da qual faz parte o nosso centro social, convida as pessoas interessadas a participar no roteiro que este fim-de-semana terá lugar na chamada Raia Seca, quer dizer, as terras transmontanas separadas pela arbitrária divisão administrativa que talhou as terras da antiga Gallaecia, afastando até a actualidade povos e pessoas com a mesma língua cultura e identidade.
Da Esmorga, consideramos fulcral o trabalho da COGARRO para recuperarmos o contacto a norte e sul da raia e restaurar as fundas raízes comuns que vinculam galeg@s e portugueses/as, historicamente um mesmo povo.
Será esse, pois, o objectivo do percurso, que servirá para conhecer uma das zonas mais esquecidas e, ao tempo, mais ricas cultural e humanamente da Galiza e também de Portugal. Uma terra de todos e de ninguém, «onde se sente com toda a força a persistência de uma identidade comum que sobreviveu no passado aos míopes desígnios políticos», e que continua a representar hoje em dia «a mais encorajadora esperança de reencontro para o futuro da nossa língua e cultura», indica a Cogarro.
PROGRAMA Sábado, dia 24-03-07 » Reunião inicial às 10h00 (hora galega) junto à Taberna do Xico, em Mandim.
» Roteiro Raioto: Mandim-Fezes de Cima-Vilar de Cervos-Lama de Arcos (povo promíscuo)-Mandim.
* 1ª parte: Mandim-Fezes de Cima: Visita às minas de volfrâmio. Paragem na beira do rio para petiscar.
* 2ª parte: Subida a Vilar de Cervos (concelho de Vilar d'Avós) para visitar as minas de volfrâmio da aldeia e explicação do trabalho nas mesmas.
* 3ª parte: baixada a Lama de Arcos e visita deste povo promíscuo (a antiga fronteira hispano-portuguesa dividia a aldeia em duas metades, cada uma pertencendo a diferente estado). Visita ao forno da aldeia para assistir à preparação dos folares. Na tardinha, merenda dos folares com vinho do lugar e convívio com a vizinhança.
* 4ª parte: Regresso a Mandim. Palestra do historiador Dionísio Pereira sobre a Raia e as relações galaico-portuguesas na Taberna do Xico. Foliada galaico-portuguesa amenizada pelo grupo de gaitas «Os Modélicos» e as pandeireteiras «As Outras de Alhariz».
Domingo, dia 25-03-07 » Roteiro do Cambedo: São Cibrão (Concelho de Oimbra)-Cambedo (povo promíscuo).
* Às 10h00 saída de carro até o povo de S. Cibrão. Desde ali, caminhada até o povo «promíscuo» do Cambedo, caminhando pela raia e visitando o Castro de Wamba.
* Visita ao povo do Cambedo.
* Palestra explicativa sobre o confronto entre a guerrilha galaico-portuguesa e os exércitos espanhol e português acontecido em dito povo.
* Feijoada no CSCD de Vilarelho da Raia.
* Encerramento da actividade e despedida.
Observações * Quota: 20?.(Inclui dormida no albergue do CSCD de Vilarelho da Raia, lanche de folares e vinho em Lama de Arcos e feijoada do domingo).
* É preciso levar saco-cama para dormir no albergue e comida variada para petiscar e partilhar durante o roteiro do Sábado.
* Todos os eventos seguem a hora galego-portuguesa. A espanhola é uma hora mais.
* Poder-se-á variar qualquer rota sempre que as circunstâncias o aconselharem.
+ Mais informação » Telef.: 988 24 23 21. Telem.: 680375342.
» Correio-e: xico01[arroba]mundo-r.com
som de Mandim e animo-vos a face-la rota da sexta feira num lugar extraordinário. Ademais pode-redes catar o espantoso vinho do Xico na sua Taberna ao que envio uma forte apreta.