A Esmorga Blogue.- Dias 28, 29 e 30 de Março de 2007, Ourense é palco do Congresso «A Raia 1936- 1952, Repressão, Resistência e Memória». Este Congresso é uma iniciativa que procura recuperar a memória e a dignidade das pessoas reprimidas durante as ditaduras de Franco e Salazar estando aberto a todas aquelas pessoas e colectivos que assim o desejarem de ambos lados da Raia que separa a galeg@s e portugueses/as.
Além disso, o evento também quer servir como ferramenta académica e formativa para que o processo de recuperação da memória histórica continue e assente en metodologias e práticas cada vez mais eficientes, e ao tempo, de ponto de encontro de associações culturais e pessoas de ambos lados da fronteira galaico-portuguesa, com o fim de fortalecer os laços de união existentes.
Este congresso, no qual intervirão investigadores de grande prestígio internacional como Manuel Loff ou Harmut Heine, está organizado pelo colectivo ourensano «Amigos da República», e conta com a colaboração de diversas instituições galegas, portuguesas e europeias, como a Conselharia de Cultura, a Universidade de Vigo, a UTAD ou a Universidade Nova de Lisboa, além do apoio da nossa associação cultural, implicada e interessada desde um primeiro momento neste projecto, quer em assistência aos eventos da massa associativa, quer no trabalho de organização e infra-estrutura por parte de vári@s sóci@s.
As palestras decorrerão na Sala Magna da Faculdade de Humanidades do pólo universitário e no Ateneu. A inscrição e/ou assistência, é de graça.
Para mais informação e/ou inscrever-se, consultar o site raiaviva!.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *=> Programa do Evento em PDF
[Tamanho 760 Kb.]
Escrito ?s 01:27:18 nas castegorias: Associaçom, Notícias
|
|
Apenas encorajar a todo o pessoal visitante deste blogue a assistir aos actos programados no programa, não apenas pelo interesse especial de alguns dos conferenciantes, mas também pela oportunidade que supõe para conhecer e contactar com pessoas de numerosos colectivos de ambos lados da Raia, que em poucas ocasiões têm a oportunidade de coincidir num evento de tal magnitude.
Saúde, vemo-nos lá!