Realizador egípcio Basel Ramsis na Esmorga

Realizador egípcio Basel Ramsis na Esmorga

18-04-2007

Basel Ramsis

Apresentará o seu novo filme «Balanços - Marajeeh», que se projectará sábado, dia 21 de Abril, no contexto da 12ª edição da MITEU

A Esmorga Bloque.- Nesta sexta-feira, 20 de Abril de 2007, pelas 21h00, o realizador egípcio Basel Ramsis estará na Esmorga para apresentar o seu novo filme «Balanços - Marajeeh», um longa documentário acerca das mulheres palestinianas a ambos lados da faixa de Gaza.

A visita de Basel Ramsis à nossa cidade é devida ao colectivo «Anacos da Cidade» que programou o seu filme no contexto da 12ª Mostra Internacional de Teatro Universitário. A passagem do mesmo está agendada para sábado, 21 de Abril de 2007, às 23h00 no Teatro Principal de Ourense.

No documentário «Balanços - Marajeeh» Basel Ramsis coloca voz e rosto aos problemas sofridos pelas mulheres palestinianas a ambos lados da faixa de Gaza, através de histórias relacionadas com a ocupação israelita, os problemas de género e violência que as mulheres sofrem em diferentes cidades e povos palestinianos.

A rodagem deste longa documentário foi realizada durante o verão de 2006 em Gaza e os seus campos de refugiados, Jerusalém, Belém, Nablus, Jericó, Hebron e ao outro lado da faixa, Kufer, Kassem, Haifa, Nazaré e o deserto do Naqad.

Basel Ramsis convida, através das crônicas destas mulheres, à reflexão acerca dos múltiplos lugares no mundo nos quais meninas, jovens, mães e anciãs, sofrem a violência, o assédio sexual e a desigualdade de direitos, bem como também mostra a sua dignidade e luta por superar a tragédia através do testemunho do seu dia-a-dia.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Breve apontamento biográfico acerca de Basel Ramsis Labib

Director, guionista e produtor de «O Outro Lado... Uma aproximação a Lavapiés», Basel Ramsis nasceu no Cairo em 1973, residindo na Europa (Espanha) desde princípios de 1999. Além de trabalhar como jornalista e investigador no Egipto e no estrangeiro entre 1991 e 1997, coordenou o primeiro projecto para combater a violência contra as mulheres no Egipto, realizando e escrevendo vários curtas, sendo activista do movimento da esquerda egípcia, sofrendo mesmo prisão várias vezes entre 1991 e 1995.

Nos últimos anos, além do seu trabalho «O Outro Lado», realizou vários documentários para a televisão, além de exercer como professor de Direcção e Guião de Documentários. Nesta altura tem em fase de pós-produção o seu segundo longa documentário «Beirute... Beirute», além de ser responsável por «Dayra Arts SL», centro para trabalhar sobre o cinema e o teatro alternativos e independentes na zona do Mediterrâneo.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

«Balanços - Marajeeh»

Cartaz promocional em Espanha de «Balanços - Marajeeh»

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Escrito ?s 11:44:08 nas castegorias: Eventos, Palestras, Cinema
por csesmorga   , 398 palavras, 592 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Abril 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
      1 2 3 4 5 6 7
      8 9 10 11 12 13 14
      15 16 17 18 19 20 21
      22 23 24 25 26 27 28
      29 30          

      Busca

      powered by b2evolution