A Esmorga Blogue.- O documentário «Ezkaba, A Grande Fuga dos Cárceres Franquistas», realizado por Inhaki Alforja, relata a história dos detidos do penal franquista «Forte de São Cristóvão», no monte Ezkaba da Irunha (Nafarroa). Através de numerosas entrevistas aos seus protagonistas mais directos -detidos fugidos, familiares, amigos- revive a histórica fuga de 795 presos do Forte de São Cristóvão, na Irunha, que teve lugar em 22 de Maio de 1938.
A exibição deste interessante trabalho é organizada pela Esmorga em colaboração com @s Amig@s da República, e tem data e horas marcadas para segunda-feira, 23 de Abril de 2007, às 21h00 no nosso Centro Social. É de mais dizer que a entrada é totalmente de graça.
Combinando imagens históricas e actuais, o documentário não só levanta o manto de silêncio que se estendeu sobre aquele heróico episódio, mas também denuncia as extremas condições de vida daquela penitenciária em que se amontoavam perto de duas mil e quinhentas pessoas, a maioria presos republicanos e nacionalistas trazidos de todos os pontos do Estado Espanhol, nos negros anos da sublevação franquista. Só três dos fugidos conseguiram escapar, 210 foram assassinados na fuga. 14 foram condenados a morte e fuzilados na volta do castelo em 8 de Setembro.
Concebido para dignificar a sua lembrança e a sua memória, o documentário é uma denúncia da manipulação informativa a que se submete a história recente deste país e uma reflexão sobre a memória histórica e a amnésia social.
Ficha Técnica Realização e Roteiro: Iñaki Alforja
Género: Documentário
Duração: 70 minutos
Irunha, 2006
Web Oficial: http://www.fuertesancristobal.com/Fonte: EZKABA, La gran fuga de las carceles franquistas