A Esmorga Blogue.- O encerramento do ciclo «Cinema e Resistência», que decorreu durante todo este mês de Abril no nosso Centro Social, tem um toque final de grande qualidade, actualidade e compromisso internacionalista. A «4a Guerra Mundial» mergulha o espectador em meio de conflitos sociais actuais no México, Argentina, Israel/Palestina, Coreia, África do Sul, América do Norte e Europa.
Na «4a Guerra Mundial» falam homens e mulheres que se negam a submeter-se ao terror. Falam os que não permitem que exércitos, o medo ou o desespero ocupem os eus sonhos de um mundo justo e sem opressão.
É um filme que descreve os movimentos sociais contra o neoliberalismo em várias partes do mundo com imagens carregadas de inspiração e palavras cheias de poesia. Mostra-nos um sistema que necessita sempre mais violência e uma chamada «guerra contra o terrorismo» para manter a sua ordem e governabilidade.
Ficha Técnica do Filme Título Original: The Fourth World War
Realizador: Jacqueline Soohen e Richard Rowley
Género: Documentário
Ano: 2003 (EUA)
Duração: 78 min.
V.O. (várias línguas) com legendasNarrado pela poeta e activista Suheir Hammad e o cantor Michael Franti do grupo Spearhead.
Têm dito a respeito deste filme: «Um grito radical do fronte de guerra contra a humanidade»
Naomi Klein, autora, «No Logo!»
* * * * * * * * * * «Cheio de inspiração. Não o perca. Documenta a história do futuro antes que aconteça.»
Peter Wintonick, Point of View Magazine, Canadá
* * * * * * * * * * «No período actual A 4a Guerra Mundial é uma obra imprescindível à educação de activistas de esquerda»
Van Jones, esq. National Executive Diretor - Ela Baker, Centro de Direitos Humanos