A Esmorga Blogue.- As diversas actividades que decorreram passado sábado, 5 de Maio de 2007, na 2ª edição do Festival da Língua Em Movimento, realizadas em Ourense, conseguiram chamar a atenção e participação de um bom número de pessoas, muito heterogéneas quer em pensamentos quer em idades. O pontapé de saída ocorria pelas 10h30 na Casa da Juventude, na qual estavam presentes perto de 25 pessoas representando os diversos Centros Sociais e entidades que organizaram e/ou colaboraram do evento.
Mas a actividade lúdico-reivindicativa da manhã tinha o encontro marcado na conhecida Praça do Ferro, em plena Cidade Velha de Ourense. Pelas 12h00 em ponto deu-se solta a várias dúzias de livros galegos, portugueses e brasileiros, numa nova iniciativa que tenta fomentar a leitura e a troca de obras literárias viageiras através do boockcroosing.
A seguir, por volta de 80 pessoas marcharam por diversas ruas até «cortar» a linha de chegada na histórica Cima de Vila (Praça do Corregedor), a ladinho mesmo da estátua de Outeiro Pedraio. A ruada foi amenizada por gaitas e houve tempo para lançar mensagens como «Galego e português a mesma língua é» ou «Na Galiza em Galego».
Pelas 14h00, já no Pólo Universitário da cidade das Burgas, a malta jantava à galega com um menu muito especial, no qual a empada ecológica, as sandes de húmus, de falafel ou, ainda, o refrigerante de hibisco puderam ser experimentados com grande aceitação. Após a sobremesa, a tertúlia e a folga correspondente, o forte da actividade do dia dava a andamento a partir das 17h00.
Entretanto no Pólo Universitário, lugar marcado para o grande concerto nocturno, havia tempo para as actividades para crianças, o local da rua Telheira, 9, sede da Esmorga, acolhia um programa muito comprido com três eventos em destaque: o Concurso de Curtas, um Recital de Poesia e, por fim, a palestra «Conhece o teu Mundo».
Ao todo, o pessoal que transitou pelo Centro Social esmorgano entre as 17h00 e as 22h00 andou pelas 150 pessoas. Cada evento agendado teve quase o seu próprio e específico público, vendo-se uma grande heterogeneidade no auditório, além de pessoal chegado de diferentes pontos da Galiza e nem só.
O Concurso de Curtas abria a tarde na Esmorga (às 17h00 em ponto) e chamou a atenção de umas 50 pessoas. O pessoal assistiu com grande respeito e atenção às diversas projecções que contaram mesmo com a presença de três dos seus realizadores: João Rodício, Manuel I. Nanim e José Manuel Mourinho. Além de diversos aplausos durante as passagens, após a projecção que encerrava o concurso, por sinal a estreia do fantástico curta de Manuel I. Nanim «Des(H)abitado», o pessoal desatou numa grande salva final bem signficada, num gesto talvez de ter ficado à vontade.
Pelas 19h15 começava um grande espectáculo de poesia. Embora às últimas horas tivesse havido alguma mudança no programa devido à impossibilidade de assistência de alguma das pessoas convidadas, aquelas que participaram conseguiram atrair quase 70 pessoas que mesmo ocuparam até uma pequena parte da esplanada exterior do local. Por sinal, Belém de Andrade, Nolim, Séchu Sende, Sílvia Capom e o caboverdiano Silvino Évora, foram a equipa de poetas que mesmo fizeram que o público pedisse bises por duas ocasiões (e não mais pois não havia tempo material).
Ainda, e por vontade própria, o Delegado de Cultura declinou fazer qualquer tipo de intervenção, embora fosse convidado, argumentando a necessidade de irmos acabando com esse tipo de protocolos.
=> Dica: Para descarregar vídeos do YouTube e do Google Video visita Video Downloader.
Finalmente, pelas 21h00 dava começo a palestra «Conhece o teu Mundo», a qual reuniu várias pessoas que vão participar durante as próximas semanas num ciclo de conferências organizadas pelo MDL. Eduardo Maragoto (que também apresentou o livro dos Centros Socias a sair próximo 25 de Julho, editado pelo Novas da Galiza), José Luís Orjais, Xico Paradelo ou Suso Samartim deram a conhecer as suas experiências como reintegracionistas/lusistas nos seus âmbitos de actuação. Por volta de 30 pessoas assistiram para conhecer em primeira mão estas suas experiências e pelas expressões finais pensamos que ficaram satisfeitas da sua presença no Centro Social da rua Telheira, 9.
=> Fazer Download do MP3
[Duração 57 min. 02 seg. | Tamanho 16.15 Mb.]
A grande festa nocturna no Pólo Universitário da cidade das Burgas marcou o ponto final e mais grande da festa, na qual finalmente foi suspendido o programa de rádio ao vivo por decisão das próprias rádios participantes [ver comunicado assinado por Rádio Kalimera aqui]. Numa organização da qual participaram mais de 40 pessoas, foram em torno às 350 as pessoas que dançaram ao vivo com a música de Coanhadeira, Guezos e GalegoZ até bem entrada a madrugada.
A festa e o convívio por volta dum ideário, a defesa do nosso idioma e a sua reintegração no mundo lusófono, foram as notas dominantes no concerto que juntou a pessoas vindas de diferentes pontos da geografia galega e ainda portuguesa, embora a maior parte do público era autóctone.
Mais nada, além de agradecer a todas as pessoas, centros sociais, entidades e instituições organizadores/apoiantes, que com o seu trabalho e colaboração desinteressada fizeram possível esta grande jornada de festa e reivindicação que, com certeza, já será uma data assinalada no calendário do movimento associativo ourensano.
Maravilhoso. Adorei a palestra «Conhece o teu Mundo», com tanto amigo junto; Suso, Xico, Eduardo e até o amigo Orjais (Dopico), com quem lembro ter falado apenas uma vez na vida, apesar de sermos os dois da Arousa. Foi-me muito simpático ouvir-lhe o do concerto em Ourense acabado com um “obrigado". Eu lembro um de tantos concertos de Leixa-Prém (que grande grupo!) na Ilha, com muitos “obrigados” entre música e música, e os comentários de alguém do público a dizer “este diz que está a tocar obrighado!".
unha festa maravillosa…. noraboa a todos e todas.
Caros amigos da Esmorga,
Quero desculpar-me em nome da Aguilhoar pola nossa ausência no Festival que nom é devida a nenhum tipo de disconformidade com a organizaçom mas que pola escassa diponibilidade do pessoal da nossa associaçom nessas datas. De novo desculpas e vante : CADA DIA SOMOS MAIS!!
Moitos parabéns por ter realizado o FESTIVAL DE POESÍA e a confección dun fabuloso vídeo (para que, en caso de non puider asistir, poder escuitalo igualmente)
Moi-moi-moi ben
Realmente bom, car@s! Parabéns ao blogueiro-esmorgueiro pola magnífica reportagem!
Já agora, acabo de “chuçá-la": http://chuza.org/historia/que-bom-car-s-cronica-do-festival-da-lingua-em-movimento/