Jornadas de Voluntariado Florestal

Jornadas de Voluntariado Florestal

23-05-2007

Entre 25 de Maio e 10 de Junho de 2007

A Esmorga Blogue.- Verdegaia, A Esmorga e Semente, achamos que a estratégia de luta contra os incêndios deve constar de quatro eixos básicos: o estudo profundo das causas e a persecução intensa dos incendiários; a aposta forte pela prevenção; a melhora da extinção e uma nova política de montes sustentável. Para efectivar isso é imprescindível que haja mais intervenção dos poderes públicos (mais investimentos, mais montes de gestão pública,...), mais participação social e um amplo pacto que una a sociedade galega contra os incêndios.

Dentro deste afã ou desejo de mais participação da sociedade na solução deste grande problema, apostamos por organizar estas Jornadas de Formação de Voluntariado Florestal em Ourense, tratamos de conscienciar a população de que a solução está nas nossas mãos.

Para isso em 25 de Maio às 20h00 faremos uma plantação humana no cámpus universitário contra os incêndios, para mostrarmos que «@s galeg@s plantamo-nos contra o fogo». Às 20h30 desse mesmo dia, teremos uma mesa redonda no Centro social A Esmorga, sob o título, «Galiza e os Incêndios». Já em 31 de Maio faremos outra mesa redonda no Centro social A Esmorga na que procuraremos e veremos que «Outros Montes São Possíveis».

Para findar estas Jornadas, desenvolveremos umas jornadas teórico-práticas marcadas para o fim-de-semana de 9 e 10 de Junho no Albergue de Coles, com um preço de 25 ? (incluído jantar, ceia, dormida e almoço), através das quais conheceremos outras experiências, trocaremos ideias, e receberemos formação teórica sobre o o meio e os incêndios bem como faremos saídas ao monte.

Sabemos que o voluntariado é uma forma de participação da sociedade e temos claro que nunca pode utilizar-se para substituir o trabalho profissional nem as obrigas das administrações. Nós entendemos o voluntariado florestal como ajuda à prevenção dos incêndios, para a recuperação e valorização do meio que nos rodeia... enfim, para repararmos que não somos alhei@s ao País em que vivemos.

Com a ajuda de todas e todos, faremos possível que Galiza deixe de ser, junto com o Norte de Portugal, a zona da União Europeia onde temos mais incêndios por superfície florestal.

Escrito ?s 00:55:21 nas castegorias: Eventos, Jornadas
por csesmorga   , 402 palavras, 703 visualizaçons     Chuza!

1 comentário

Comentário de: Noe [Visitante]  
Noe

Eu também me planto!

23-05-2007 @ 13:24
    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Abril 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
      1 2 3 4 5 6 7
      8 9 10 11 12 13 14
      15 16 17 18 19 20 21
      22 23 24 25 26 27 28
      29 30          

      Busca

      powered by b2evolution