«Elling», cinema norueguês de qualidade para encerrar ciclo e temporada na Esmorga

«Elling», cinema norueguês de qualidade para encerrar ciclo e temporada na Esmorga

26-05-2007



Terça-feira, 29 de Maio, às 21h30

A Esmorga Blogue.- A última projecção agenda pela Comissão de Cinema da Esmorga para o ano 2006/07 está voltada para a discapacidade psíquica, com o grande filme norueguês «Elling». Este fantástico e bem premiado trabalho conta-nos a história de um homem de 40 anos e o seu companheiro de quarto os quais, após passarem 2 anos em um hospital psiquiátrico, são escolhidos para um programa de socialização promovido pelo Governo, que os coloca para morar em um apartamento em Oslo.

No início até as actividades mais corriqueiras, como ir à esquina ou atender ao telefone, se tornam grandes desafios. Mas aos poucos a dupla vai-se adaptando à nova realidade, perseguindo os seus objectivos: enquanto Elling se descobre um poeta, Kjell Bjarne procura uma mulher para perder a virgindade... Para não perder pessoal!!

Grande acolhida do ciclo «Cinema e Discapacidade»

O terceiro dos filmes projectados no contexto do ciclo «Cinema e Discapacidade» teve uma boa acolhida por parte do público esmorgano, continuando desta maneira com a boa recepção ao ciclo que, por sua vez, encerra a temporada dedicada à sétima arte. O longa irlandês «Os Melhores Dias da Minha Vida» juntou 18 pessoas que gostaram mesmo, pois 12 delas emitiram opinião a respeito outorgando-lhe 8,5 valores sobre 10.

Ainda, aproveitamos esta postagem para animar o pessoal para fazer sugestões e comentários, em seu caso, e decidirmos se estes ciclos vão ter continuidade para o ano próximo. A Comissão de Cinema espera por isso e convida-vos à grande festa-encerramento desta terça na Esmorga

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Ficha Técnica do Filme

Título Original: Elling

Realizador: Peter Naess
Género: Drama
Ano: 2001 (Noruega)
Duração: 89 min.
V.O. em norueguês com legendas.

Elenco: Per Christian Ellefsen (Elling), Sven Nordin (Kjell Bjarne), Marit Pia Jacobsen (Reidun Nordsletten), Jorgen Langhelle (Frank Asli), Per Christensen (Alfons Jorgensen), Hilde Olausson (Gunn), Ola Otnes (Hauger), Eli Anne Linnestad (Johanne), Cecilie A. Mosli (Cecilie Kornes), Joachim Rafaelsen (Haakon Willum).

Premiações: Nordische Filmtage Lübeck (Lübeck, Alemanha), Festival Internacional de Cinema de Comedia de Peñíscola (Penhíscola, País Valenciano), Festival du Cinéma Nordique de Rouen (França), Festival Internacional de Cine de Donostia (País Basco), The (n)th Annual Seattle International Film Festival (Seattle, Washington ? EUA), Internationale Grenzland-Filmtage Selb (Alemanha), Stockholms Internationella Film Festival (Estocolmo, Suécia), Warszawski Miedzynarodowy Festiwal Filmowy (Polónia), Internationales Filmwochenende Würzburg (Alemanha). Indicado para o Óscar com melhor filme estrangeiro.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Trailer do filme na net

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

[youtube]ZYxrgz1Y5yA[/youtube]

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Escrito ?s 12:46:48 nas castegorias: Eventos, Cinema
por csesmorga   , 429 palavras, 1435 visualizaçons     Chuza!

2 comentários

Comentário de: Vítor [Visitante]  
Vítor

O filme gostou mesmo, o pessoal que emitiu opinião (13 pessoas) outorgaram-lhe 8,1 valores sobre 10.

De resto, Luzia Lopes foi a afortunada com o presente pela sua assistência, e mesmo impulsionamente, das sessões deste mês de Maio voltadas para a discapacidade.

Ao todo, foram 17 as pessoas que estiveram nesta última sessão.

Enfim, obrigado em nome da Comissão de Cinema, e a partir de Setembro, se o pessoal se animar, poderá haver uma nova Comissão e novos ciclos.

01-06-2007 @ 12:24
Comentário de: Alice [Visitante]  
Alice

A pessar de que não puidem assistir a muitas projecções, quero reconhecer o grande trabalho da vossa comisão, desde a que demonstras-tes uma grande profisionalidade e constáncia e animar-vos para continuar o próximo ano. Parabéns amig@s!

05-06-2007 @ 17:52
    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Março 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
              1 2 3
      4 5 6 7 8 9 10
      11 12 13 14 15 16 17
      18 19 20 21 22 23 24
      25 26 27 28 29 30 31

      Busca

      blogging soft