Concurso «Caça os Erros» encerra época premiando professora de primário

Concurso «Caça os Erros» encerra época premiando professora de primário

13-06-2007

À esquerda o Prof. Fagim, à direita Áurea

A partir de Setembro dará a andamento a 2ª época, com muitas novidades

A Esmorga Blogue.- O prémio da quarta edição, e última desta 1ª época, do concurso «Caça os Erros» foi para Áurea, aluna da escola de idiomas e professora de primário. O livro que escolheu é do autor angolano Pepetela, um escritor a não perder.

Com o «Caça os Erros», o nosso intuito era colaborar para a malta tomar consciência de que falar uma língua não é o mesmo que falar uma variedade regional de espanhol e que reduzir a nossa língua a uma deducibilidade a respeito do espanhol não vai alterar o estado de cousas. Para a segunda época, recolhemos várias críticas e sugestões que poremos a andar a partir de Setembro. Confiamos em ter sido pedagógicos e ter tido alguma utilidade.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Solucionário do Texto 4

1-Com arranjo à lei de Costas, deverá pagar uma multa de 550 euros. Conforme à, atendendo à. Arranjar tem os sentidos de «pôr em ordem, conseguir, arrumar, reparar, vestir-se».

2- Desde logo é muito mais barato comer do que beber álcool. Sendo a palavra Logo, sinónimo de Já, Desde Logo quer dizer Desde Já. Na frase calharia Com certeza, De certeza. É claro que.

3- Ao melhor era mais coerente uma manife unitária pola língua. Ao melhor é um decalque do espanhol A lo mejor. Para expressar a dúvida dispomos de Se calhar era, Talvez fosse, Era capaz de ser.

4- Enquanto cheguei a casa, começou a chover a potes. Enquanto na nossa língua é uma marca de simultaneidade «Enquanto trabalhava, ele dormitava». Neste contexto é precisa uma forma que indique a ideia de «Foi chegar a casa e começou a chover a portes». Poderia ser Assim que, Logo que, Mal: «Mal cheguei a casa começou a chover».

5- A Nigéria prepara uma lei que proscreve qualquer manifestação homosexual. Quando uma palavra começa por S, no caso Sexual, e acrescentamos uma outra que acaba em vogal, o S passa sempre para SS: Homo + sexual = Homossexual. Sangue + suga = Sanguessuga, RE + Sabido = Ressabido.

6- Sendo miúdos um amigo ensinou-me uma bandeira proibida. Ensinar é uma acção pedagógica: ensinar a pescar. Mostrar, ao contrário, é uma acção visual: mostrou-me a bandeira.

7- Evo Morales levou um presente a Fidel Castro polo seu cumpreanos. Cumpreanos é um decalque do espanhol Cumpleaños. A forma correcta aniversário.

8- Tempos Novos analiza a fenda digital entre o rural e cidade. A palavra Analisar deriva de Análise, portanto, escreve-se com S.

9- Não seria mala ideia, então, relançar Vieiros como diário escrito. Uma mala é um receptáculo para levar roupa ou bem as mulheres levarem objectos vários. O feminino de Mau é como evidencia, de resto, a toponímia: mata má, pena má (infelizmente escritas juntas na toponímia oficial o que obscurece o seu significado)

10- Seria lícito oferecer a vida a câmbio de segurança? Câmbio refere-se apenas às divisas: «Cambiar dólares por euros». Na frase calhava Em Troca.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Escrito ?s 00:44:34 nas castegorias: Eventos, Concursos
por csesmorga   , 511 palavras, 683 visualizaçons     Chuza!

3 comentários

Comentário de: Joaquim de Castro Lopo [Visitante]  
Joaquim de Castro Lopo

Só para repor as coisas. Pepetela é um excelente escritor, mas ANGOLANO. Moçambique tem excelentes escritores, dos quais recomendo MIA COUTO (além de escritor, é biógo e médico)

Saudações cordiais.

J de Castro Lopo

14-06-2007 @ 13:09
Comentário de: Sílvia Capom [Visitante]  
Sílvia Capom

Parabéns para a Áurea, posso dizer com conhecimento que é uma aluna exemplar!! Um abraço da Sílvia - Vigo

14-06-2007 @ 18:27
Comentário de: Áurea [Visitante]  
Áurea

É muito fácil andar para a frente com professores como o Valentim e a Silvia. MUITO OBRIGADA!!!!
Ficamos a espera da nova edição de “caça os erros",mas… já começou??? o Pepetela é mesmo angolano!!!!! Áurea.

15-06-2007 @ 12:53
    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Março 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
              1 2 3
      4 5 6 7 8 9 10
      11 12 13 14 15 16 17
      18 19 20 21 22 23 24
      25 26 27 28 29 30 31

      Busca

      powered by b2evolution