A Esmorga Blogue.- Verdegaia-Ourense convida o pessoal todo à passagem do documentário «O Salário do Silêncio», voltado para o assunto REGANOSA, marcada para quarta-feira, 11 de Julho de 2007, às 21h00, no nosso Centro Social da rua Telheira, 9. Logo a seguir da projecção decorrerá uma mesa-redonda com a presença do director do documentário, Enrique Banet, da produtora executiva, a actriz Mabel Ribeira e uma pessoa em representação do Comité de Emergência da Ria de Ferrol.
O documentário tenta informar de uma maneira objectiva e contrastada acerca da problemática gerada pela planta regaseificadora que REGANOSA constrói no interior da ria de Ferrol, na freguesia de Meá (Mugardos) e visa romper o silêncio que vem acompanhado a localização desse megaprojecto.
Ainda, tenta lançar luz sobre qual a maneira em que nos dias de hoje se realizam certos projectos empresariais ou urbanísticos que, de facto, podem afectar muito gravemente toda a cidadania, cuja voz frequentemente nunca é escuitada a respeito de decisões que atentam impunemente contra as suas vidas, o seu entorno e, nomeadamente, a sua segurança.
O documentário «O Salário do Silêncio» pode ser adquirido em formato DVD a um preço econômico, com o único fim de angariar fundos para a Confraria de Mariscadores e Mariscadoras da Ria de Ferrol. Pode-se obter mais informação no web da produtora NAMCHE FILMS.
Fonte: Vieiros
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *Salvador, Bahia, Brasil 22/7/2007
Queridos amigos,
con una gran sorpresa tuve aceso a vuestro site y a través de la Esmorga pude assitir al documentario ” O salário do silencio", fato ocurrido en la Ria de Ferrol.
Mui importante vuestra intervención.
Soy aficcionada a todo lo que se refiere a la preservación del medio ambiente. Desarrollo un trabajo en la Chapada Diamantina , en la ciudad de Mucugê, Estado de Bahia, Brasil.
Soy hija de gallegos, naturales de Pontevedra ( Puente Caldelas) y he vivido algunos años de mi infancia en Vigo, endonde aprendi las primeras letras y hice la primera comunión.
Llevo a Galicia en mi corazón.
Naci en Salvador de Bahia, localidad de las más representativa para la emigración gallega de la Diáspora.
Podemos mantener contato via e-mail, vale?
En hora buena!
El Planeta Tierra,- nuestra Gaia-, necesita de todos nosotros.
Amália Casal Rey
Psicóloga/ Psicoanalista
Periodista
Olá Amália, podes enviar qualquer coisa de interesse que quiseres ao correio acaesmorga@yahoo.com.br ou mesmo ao meu alexandreramosgz@yahoo.com.br
Saudações, continuamos em contacto.