Um exemplo de auto-organização: as «Vilas Miséria» da Argentina

Um exemplo de auto-organização: as «Vilas Miséria» da Argentina

30-09-2007

Assembleia em Vila Miséria

Palestra contará com a presença de Miguel, do Movimento Assemblear Terra e Liberdade da Argentina

A Esmorga Blogue.- O «Colectivo Galego de Acçom Global FugaEmRede» aproximar-nos-á um exemplo de auto-organização desde abaixo que está a ser impulsionado nos dias de hoje na Argentina: a tomada de terras e o trabalho barrial nas «Vilas Miséria» do Grande Buenos Aires. A palestra, a decorrer na Esmorga em terça-feira, 2 de Outubro de 2007, a partir das 20h30, contará com a presença de Miguel, do Movimento Assemblear Terra e Liberdade da Argentina.

Que são as Vilas Miséria?

Em 27 de Novembro de 2006, arredor de 160 famílias (por volta de 1000 pessoas), vizinhas de «Villa Fiorita» e «Villa Caraza» (Vilas Miséria do Grande Buenos Aires), cheias de não terem um pedaço de terra onde construir as suas moradias, ocuparam um vertedouro clandestino.

Desde aquela mesma altura estão a resistir, organizadas assemblearmente, ante as tentativas de desalojo, as emergências sanitárias e ecológicas fruto da poluição do terreno, da ausência de esgotos, de luz, de água...

Construindo a mudança social horizontalmente

Além das terras trabalham na organização da saúde, das salas de refeição populares e estão mesmo a construir um Bacharelato Popular (ensino secundário) para adultos e adolescentes, a partir da concepção popular e libertária como forma de ir gerando organização no seio dos bárrios.

O Movimento Assemblear Terra e Liberdade da Argentina vem trabalhando no campo popular desde faz mais de 10 anos, com a construção de organizaçõs de base que organizem as reivindicações sociais e sejam motores das mudanças.

Actualmente estão presentes em «Villa Fiorita» no bárrio «Libre Amanecer» (145 famílias) ?ocupado recentemente, e no «3 de Enero» -tomado faz 10 anos-; em Buenos Aires no bárrio «Nueva Huracan» (100 familias), e nas redondezas da capital argentina no «Lomas de Zamora».

Escrito ?s 20:44:47 nas castegorias: Eventos, Palestras
por csesmorga   , 324 palavras, 1350 visualizaçons     Chuza!

1 comentário

Comentário de: FugaEmRede [Visitante]  
FugaEmRede

Finalmente, por problemas de transporte do compañeiro Miguel, o acto comezará ás 21:30 horas… Non é posible que sexa antes porque chega á estación de autobuses ás 21:15 horas… Desculpas adiantadas
Agardamos vervos alí

01-10-2007 @ 14:29
    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Dezembro 2019
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
                  1
      2 3 4 5 6 7 8
      9 10 11 12 13 14 15
      16 17 18 19 20 21 22
      23 24 25 26 27 28 29
      30 31          

      Busca

      powered by b2evolution