'Fronteiras' nas Jornadas de Língua em Ourense

'Fronteiras' nas Jornadas de Língua em Ourense

10-04-2008



Documentário continua a recolher sucesso e competirá em Documenta Madrid 08

A Esmorga / MDL / PGL - As I Jornadas de Língua em Ourense continuam o seu caminhar com a passagem hoje, 10 de Abril, às 21h00, no CS A Esmorga, do documentário Fronteiras, de Rubén Pardinhas. O sucesso deste documentário está mesmo avalizado pola sua recente inclusom na secçom «Certamen Nacional» da V ediçom do Documenta Madrid 08 (Festival Internacional de Documentários de Madrid), a decorrer entre 4 e 11 de Maio de 2008.

Continua:

O documentário televisivo 'Fronteiras', realizado por Rubén Pardiñas e estreado recentemente na TVG, pretende atingir o conflito linguístico, identitário e mesmo territorial de aquelas comarcas que, ficando fora da Galiza administrativa, encontram no galego o seu idioma de uso comum. O nosso autor, visível perante a cámara, viaja por terras de Seabra, da Raia Seca, do Berzo e, ainda, do Eu-Návia, entrevistando a vizinhança e filólogos que oferecem visons muito diferentes acerca do tema.

Ao mesmo tempo, Pardiñas procura vozes de especialistas do interior que vám desde a defesa da oficialidade lingüística de X. L. Méndez Ferrín, até a reivindicaçom reintegracionista de Maurício Castro passando polo pensamento um pouco mais diletante de Xosé Manuel Beiras. Desta maneira pode parecer, da distáncia, que o filme chega a esse grau de pluralidade e objectividade tam pretendido pola ciência jornalística.

http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=8384521364641041210&hl=en

Escrito às 02:38:27 nas castegorias: Eventos, Cinema, Jornadas
por A Esmorga Email , 257 palavras, 164 visualizaçons   Português (GZ)   Chuza!

Sem feedback para esse post ainda

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))
This is a captcha-picture. It is used to prevent mass-access by robots.

Please enter the characters from the image above. (case insensitive)

Array

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@

    Estamos na Rua Telheira, 9 [Zona Universitária] - Ourense (Galiza).

    Abrimos de segunda (luns) a sexta (venres) de 16h a 23h. Os sábados de 20h a 2h.

    Telefone: [0034] 988 013 871

    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano

    Mais Webs Esmorganas

    Jornadas de Agroecologia Jornadas de Saúde Jornadas de Língua Empresteca Rádio Esmorga Jornadas de História da Galiza

    Outras ligações

    Turismo de Ourense

    Estatísticas Blogue



    Julho 2009
    Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
     << <   > >>
        1 2 3 4 5
    6 7 8 9 10 11 12
    13 14 15 16 17 18 19
    20 21 22 23 24 25 26
    27 28 29 30 31    

    Busca

    Ligações

    Aguilhoar - Ginzo de Límia
    Alto Minho - Lugo
    Arrincadeira - O Ribeiro
    Fundaçom Artábria - Ferrol
    Aturujo - Local Social - Boiro
    Baiuca Vermelha - Ponte Areias
    Casa Encantada - Compostela
    A Cova dos Ratos - Vigo
    Local Social Faísca - Vigo
    Centro Social A Formiga - Redondela
    A Fouce de Ouro - Ames
    Gentalha do Pichel - Compostela
    C.S. Gomes Gaioso - Corunha
    Henriqueta Outeiro - Compostela
    Mádia Leva - Lugo
    Revira - Ponte Vedra
    A Revolta - Vigo
    C.S. Roi Soga de Lobeira - Noia
    Sociedade Cultural e Desportiva do Condado - Salvaterra de Minho
    A Tiradoura - Reboredo (Cangas)

    Portal Galego da Língua
    Planeta NH
    Dicionário Estraviz Electrónico
    Fórum PGL
    Movimento Defesa da Língua
    Movimento Social Ourensano
powered by b2evolution