Outubro chega com cinema lusófono

Outubro chega com cinema lusófono

08-10-2008

A Esmorga Blogue - Ciclo de Cinema Lusófono, organizado pola Agal, a Esmorga, o departamento de Português da EOI e a ASPGP, decorrerá entre os dias 13 e 17 de outubro. Os filmes serão passados na sala de conferências da Escola de Idiomas, na zona das Lagoas, e a entrada será livre. O cartaz inclui dous filmes do Brasil, mais dous de Portugal, um deles ambientado em Moçambique, bem como uma co-produção. Todos os filmes, a excepção de Preto e Branco, serão legendados em português.

13 Outubro Segunda-feira 20:00
O Homem que copiava
Jorge Furtado
2002
Brasil
120 minutos
Comédia romântica
V.O legendado em português

SINOPSE
André trabalha de ?operador de fotocopiadora? e acaba-se apaixonando perdidamente por Silvia. O desajeitado garoto inicia seu plano para conquistar a garota de qualquer forma. Ele passa a espioná-la com seu binóculos em sua casa todas as noites até descobrir que ela é atendente de uma loja que possui o mesmo nome dela. Resolve entrar e arriscar-se a comprar um presente para sua mãe como desculpa para conversar com Sílvia. Um ótimo plano é verdade, se André não fosse tão pobre assim...

14 Outubro Terça-feira 17:00
A Selva
Leonel Vieira
2002
Brasil/Portugal/Espanha
105 minutos
Drama
V.O legendado em português

SINOPSE
Alberto é um jovem da monarquia portuguesa que, em 1912, está exilado em Belém. Com ajuda do tio, é contratado para trabalhar no seringal de Juca Tristão na selva Amazônica enfrentando dificuldades para se adaptar. Alberto é colocado no armazém do seringal, onde convive com Juca Tristão, seus capatazes e sua bela mulher, Dona Yayá. Em pouco tempo, Alberto apaixona-se por Dona Yayá, envolvendo-se num romance inesperado

15 Outubro Quarta-feira 18:30
Preto e Branco
J. Carlos Oliveira
2003
Portugal
102 minutos
Drama
V.O

SINOPSE
Um Homem Branco, 46 anos, que nunca conheceu a Metrópole, nascido e criado em Moçambique, sargento na unidade de tropas especiais do exército colonial português. Um Homem Negro, 27 anos, que não conheceu África, criado em Lisboa, finalista de engenharia no Instituto Superior Técnico, entusiasta dos ideais de esquerda.
Os dois encontram-se em Moçambique, em plena guerra colonial, quando o Homem Branco, na conclusão de uma operação especial no mato captura o Homem Negro, acabado de chegar a África como voluntário para a luta dos movimentos de libertação.

16 Outubro, Quinta-feira, 20:00
A Sombra dos Abutres
Leonel Vieira
1998
Portugal
98 minutos
Drama
V.O legendado em português

SINOPSE
Agosto de 1962, nordeste transmontano. Daniel é um mineiro transmontano de 36 anos. Homem rude e de poucas falas, sabe que tem um profissão de risco constante e luta por melhores condições de trabalho. As suas reivindicações são mal entendidas pelo ?sistema?, levantando suspeitas de que está envolvido com alguém que o influência. A PIDE prende-o, geram-se conflitos, duas violentas mortes obrigam-no a fugir com o cunhado para França. As armadilhas e os percalços sucedem-se, como um animal ferido, vê os abutres fazerem-lhe o cerco.

17 Outubro Sexta-feira 18:30
Carandiru
Hector Babenco
2003
Brasil
140 minutos
Drama
V.O legendado em português

SINOPSE
Baseada em fatos reais começa quando o médico Drauzio Varella ele resolve fazer um trabalho de prevenção à SIDA no maior presídio da América Latina, vítima de um dos dias mais negros da história do Brasil, quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a pretexto de manter a lei e a ordem, fuzilou 111 pessoas. Ali, o médico toma contato com violência, superlotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica, falta de tudo.. Porém, a nossa personagem logo testemunha solidariedade, organização e, acima de tudo, uma grande disposição de viver. Não é pouco e é o suficiente para que ele, fascinado, resolva iniciar um trabalho voluntário. Oncologista famoso, habituado a mais sofisticada tecnologia médica, Dráuzio Varella pratica a medicina como os antigos: com estetoscópio, olhar sensível e muita conversa

Escrito ?s 20:41:57 nas castegorias: Cinema
por csesmorga   , 674 palavras, 1455 visualizaçons     Chuza!

2 comentários

Comentário de: anti-corrupción [Visitante]
anti-corrupción

¿Financiado pola Xunta? Pero se o local o pon a Escola de Idiomas, e hoxe en dia todas as películas se poden baixar de internet… ¿que custos ten organizar un ciclo de cinema?
Que maneira de chupar diñeiro da administración, mi madriña….

10-10-2008 @ 10:27
Comentário de: W. Sobchak [Visitante]
W. Sobchak

é umha magoa que coincida co festival de cine… Que un non ten o don da ubicuidade :(

13-10-2008 @ 12:48
    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Março 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
              1 2 3
      4 5 6 7 8 9 10
      11 12 13 14 15 16 17
      18 19 20 21 22 23 24
      25 26 27 28 29 30 31

      Busca

      blog tool