A Esmorga Blogue - O Sábado, 7 de Fevereiro, às 22h30, o Mestre Boca do Rio (BR) põe fim às II Jornadas de Língua com capoeira e música. A entrada é de graça.
Marcelo nasceu em Salvador, Bahia, Brasil. No mundo da capoeiragem, seu apelido é Boca do Rio. Começou a praticar a Capoeira Angola em meados de 1982 no Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (G.C.A.P), onde se formou contra mestre pelo Mestre Moraes. A partir deste momento, ministrou oficinas am São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, e Porto Alegre.
É o mestre do Grupo de Capoeira Angola Zimba, onde administra aulas teóricas e praticas e é responsável por uma orquestra de berimbaus, organização de seminários e encontros de capoeira a nível internacional, tendo como objetivo o resgate da formação do Capoeirista Angoleiro integrado as tradições da secular Capoeira Angola, seja no âmbito da movimentação corporal, seja na manutenção dos seus rituais.
Entre os anos (2002-2006), foi convidado a participar de oficina e encontros de Capoeira em diferentes partes do mundo, paises como os Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Áustria. Hoje o Grupo Zimba também desenvolve este mesmo trabalho na Áustria (Viena), e em Porto Alegre(Brasil), alem de ter seu lugar de origem em Salvador ?BA há oito anos. Atualmente, Boca do Rio também trabalha como educador com crianças e adolescentes (entre 5 e 14 ano de idade ), com crianças em situação de risco.
Na coordenação do grupo Zimba, seu trabalho e reconhecido como uma das fortes referências da tradição da Capoeira Angola em Salvador.
Ligações relacionadas: