Continuam as III Jornadas de Língua

Continuam as III Jornadas de Língua

01-02-2010

A Esmorga Blogue - Não esqueçam que continuamos com as III Jornadas de Língua:

Na Quinta-feira, 4 de Fevereiro, às 18h30s estará com nós Álvaro Iriarte com a palestra: Uma língua não se faz apenas substituindo palavras. O sentido de umha palavra ou grupo de palavras vem determinado tanto co-textualmente (quer dizer, polo contexto linguístico) como pragmática e contextualmente. Em casos de línguas tão próximas como o espanhol e o galego-português, com um vocabulário muito semelhante, e até com regras gramaticais também muito próximas, a diferença entre ambas está (ou deveria estar) justamente na combinatória léxica e no uso pragmático-contextual que se fai deste vocabulário ?quase? comum. O que acontece quando isso se perde?

Na Sexta- feira, 5 de Fevereiro, também às 18h30 estarão com nós Ugia Pedreira, Uxia Senlle e Xurxo Souto com a palestra Música, língua e comunicação.Entre todas as estratégias de comunicação da Galiza com o resto da Lusofonia a música tem sido a de maior poder de interpenetração. Muito para além da filologia, a literatura, o cinema, a política ou o associacionismo. Três músicos ofereceram as suas experiências neste sentido bem como colocarám hipotéses de actuaçom futuras que podam vir a se tornar eficazes neste caminho de conhecimento mútuo.

A seguir, às 22h30 vem Fred Martins, grande músico brasileiro que vai estar com uns parceiros muito especiais: Uxia Senlle, Ugia Pedreira e Xurxo Souto. Fred Martins dono de criatividade e ritmos bastante particulares. A trajetória de Fred conta com uma longa formação musical iniciada em sua adolescência. Durante dez anos transcreveu partituras para os Song Books, produzidos por Almir Chediak. Recentemente suas canções passam a ser gravadas por grandes intérpretes da música brasileira como Maria Rita ("Sem Aviso"), Ney Matogrosso ("Novamente" e "Tempo Afora") e Zélia Duncan ("Flores" e "Hóspede do Tempo").
Em 2001, Fred lança seu primeiro CD, "Janelas" e, em 2005, "Raro e Comum", que conta com as participações especiais de Ney Matogrosso e Zélia Duncan.
Em 2005 e 2006, Fred participa de editais como Projeto Pixinguinha, Música na Caixa e Pauta Funarte. Em fevereiro de 2006 apresenta seu trabalho na IP Week, em Londres e, em outubro, faz os shows de abertura do Brasil Plural, festival anual de cinema brasileiro, em Munique, Alemanha.

E no Sábado, 6 de Fevereiro, o último dia das jornadas, de manhã, às 10h00 estará connosco Bernardo Penabade para falar do Modelo Burela. A seguir, às 12:00, Pablo Gamallo com a palestra Modelos Linguísticos para a educação. Desde há trinta anos, a Galiza adoptou como modelo linguístico no ensino obrigatório a imersão parcial, com uma presença da língua dominada que não ultrapassa 50% das cadeiras leccionadas. A análise rigorosa das experiências vividas noutros países e territórios mostra que este modelo nom consegue atingir os objectivos de igualdade de uso e competência para os que foi posto em prática.

E à noite, às 22h30, às pandereteiras Traspés.

Umas jornadas para não perder!!

Lembrem que as palestras estão a ser no Edifício Politécnico da Universidade de Ourense e os concertos no C.S A Esmorga (R/ Telheira,9)

mais info:

http://linguaourense.org/
http://www.myspace.com/fredmartinstempoafora
http://www.facebook.com/pandereteiras.ofiadeiro

Escrito ?s 22:41:10 nas castegorias: Concertos, Jornadas
por csesmorga   , 499 palavras, 1635 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Março 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
              1 2 3
      4 5 6 7 8 9 10
      11 12 13 14 15 16 17
      18 19 20 21 22 23 24
      25 26 27 28 29 30 31

      Busca

      blog software