As Barcas do Minho

As Barcas do Minho

18-02-2010

A Esmorga Blogue - Está sexta, 19 de Fevereiro, às 20h30 inauguramos no C.S. A Esmorga uma exposição sobre cultura fluvial, que nos traz a Associação de Chantada "Barcas do Minho".

Na sua página Web explica-se como a navegação fluvial foi um meio de passar o rio, fundamentalmente de tipo transversal, sistema de comunicação secundário que complementava os caminhos terrestres, ainda que «as barcas eram o nosso carro» -lembra um maior ao pé do Minho. Muito numerosas no passado recente, as barcas transportavam desde lenha, erva e tojos até uvas nos dias da vindima e logo vinho, gado e feirantes, sal e tecidos, também areia, madeira, pedras e lousas desde as canteiras, além de ser empregadas para a competição desportiva e para o lazer.

O levantamento das presas hidroeléctricas a meados do século XX modificou o contorno do rio, anegando povos e vales, arredando a povoação do leito fluvial e forçando a deslocar-se à montanha. Com as barcas desaparecem também velhas ocupações, rematando com a pesca de espécies apreçadas como enguias, lampreias, salmões e sáveis.

A despovoação de toda a área do noroeste peninsular, acentuada pelo impacto das barragens nas ribeiras, leva à desaparição das embarcações fluviais. Se isto não fosse abondo, os intentos de aplicar umas normas de navegação -sem contemplar o carácter de tecnologia tradicional-, com as conseguintes multas, e a falta de regulações no tráfico nos rios, fazem muito difícil a manutenção destas embarcações.

A conservação das barcas, como elemento patrimonial que lhe dá identidade à ribeira, segue pendente por parte da sociedade à qual serviram, na espera do apoio das administrações públicas e particulares. O restauro e manutenção das embarcações não é uma tarefa complexa, e o seu aproveitamento para o tempo de lazer, amais do emprego didáctico das mesmas, seria um complemento preciso para a promoção do turismo cultural que se trata de potenciar arredor das ribeiras do Minho.

Mais info: http://www.barcas.org/

Escrito ?s 05:17:28 nas castegorias: Fotografia, Actividades
por csesmorga   , 315 palavras, 1012 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Dezembro 2018
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
                1 2
      3 4 5 6 7 8 9
      10 11 12 13 14 15 16
      17 18 19 20 21 22 23
      24 25 26 27 28 29 30
      31            

      Busca

      powered by b2evolution free blog software