III Congresso Internacional sobre Cultura Atlântica em Narom

III Congresso Internacional sobre Cultura Atlântica em Narom

20-03-2011

A Esmorga Blogue - Nos próximos dias 15, 16 e 17 do mês de Abril, vai-se celebrar na cidade galega de Narom, o III Congresso Internacional sobre Cultura Atlântica. onde vão participar algumas mais eminentes figuras de estas disciplina em todas as suas áreas, desde a linguística comparada passando pela arqueologia ou a paleontologia, abrangendo todas as épocas desde a pré e proto história até a era contemporânea.

Do artigo O grande congresso internacional celta em Narom de Artur Alonso Novelhe:

Como bem afirma o Doutor André Pena Granha, no seu muito esclarecedor estudo sobre ?o Caminho dos Celtas ao Fisterre?, há mais de 20.000 anos a povoação da Europa Continental refugia-se no Noroeste Atlântico da Península Ibérica, fugindo do gelo. Retirada a glaciação, a povoação longo tempo assentada, foi migrando durante o Mesolítico e o Neolítico desde Galiza, como bem recolhem as lendas, primeiro em direção a Irlanda, logo a Grã Bretanha, para regressarem depois ao continente.

Esta afirmação coincide com a moderna investigação da Dinâmica de Povoações, estudada inicialmente na Galiza pelo Dr. Angel Carrecedo, do Gabinete de Medicina Legal da Universidade de Santiago de Compostela (e prémio Jaime I de investigação), as quais se acrescentaram, anos mais tarde, às achegas do Dr. Bryan Sykes, professor de genética humana da Oxford University e do Dr. Daniel Bradley, professor de genética na Trinity College.

[...]

No tocante a Galiza, a importância dos estudos celtas, radica em ser a velha Kalaika, a matriz do mundo celta, como bem demonstram os estudos científicos, que nas diversas áreas, da genética, linguística ou arqueologia estão a ser feitos. O qual possibilita a Galiza uma porta aberta a criar um centro permanente desta disciplina capaz de formalizar redes atlânticas em todos os campos, que ajudem a gerar riqueza, em todos seus âmbitos e aceções, para todo este fértil mundo atlântico e as populações que em ele se assentam, já sejam britânicas, portuguesas, irlandesas, galegas ou mesmo brasileiras.

Por outro lado sendo a antiga Gallaecia o berço também da língua e cultura lusófona, não estaria de mais fazer da Galiza uma ponte de enlace entre estes dous mundos, nomeadamente atlânticos, agora que alem de mais os últimos trabalhos, vem de situar o nome Brasil, como uma das ilhas da mitologia celta, que a cartografia medieval assinala ao extremo oeste da Irlanda.

Jogar Galiza este importante papel de ponte entre estas duas culturas, geraria um rol de privilégio que dotaria ao nosso país dessa grande oportunidade que os galegos estivemos esperando, desde a doma e castração, efetuada pela católica rainha castelhana.

[...]

Este fabuloso Congresso Internacional sobre ?Os Celtas da Europa Atlântica?, a celebrar em Narom os dias 15-16-17 do vindeiro Abril, iniciam certamente esta caminhada, com figuras de prestigio a nível internacional, vindas de universidades tão prestigiosas como a Soborna de Paris, a London University, a Universidade do Porto, a Universidade de Urbelândia, a Complutense de Madrid, alem das Universidades galegas, cujos professores estão hoje entre os especialistas mais em destaque desta matéria.

O Instituto Galego de Estudos Celtas é bom organizador deste evento, que contará com mais de 30 palestrantes de todo o mundo atlântico.

Site Oficial
http://www.estudosceltas.org/?q=gz

Escrito ?s 17:15:16 nas castegorias: Actividades
por csesmorga   , 515 palavras, 683 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Março 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
              1 2 3
      4 5 6 7 8 9 10
      11 12 13 14 15 16 17
      18 19 20 21 22 23 24
      25 26 27 28 29 30 31

      Busca

      multi-blog platform