Sexta-feira, 13 de abril, às 20h00, terá lugar no Museu Municipal de Ourense o lançamento de Guerra de Grafias, Conflito de Elites, da autoria de Mário Herrero. O ato, organizado pela Esmorga em parceria com a AGAL, estará apresentado por Vítor Manuel Lourenço Peres e contará com a presença do autor.
Em Guerra de Grafias, Conflito de Elites, Mário Herrero Valeiro repassa o jogo glotopolítico (políticas da língua) que levaram a que uma das duas estratégias, a autonomista, alcançasse o estatuto da oficialidade bem como as relações com os detentores do poder político.
Ainda que a sua fundamentação ideológica começa já a se desenvolver nas últimas décadas do século XIX e continua ao longo dos dous primeiros terços do XX, esta guerra de elites enfrenta desde a década de 1970 os defensores da independência glotopolítica do galego em relação ao português (autonomistas, diferencialistas, isolacionistas) e os defensores da unidade glotopolítica do galego-português (reintegracionistas, lusistas, regeneracionistas).
Em entrevista para o Portal Galego da Língua, o autor assinala que, sendo quais eram as circunstâncias, era difícil ter ocorrido outra cousa.
«Existindo na altura umha necessidade do nacionalismo espanhol de controlar o problema lingüístico galego, nom podo conceber outra história. Nacionalismo espanhol esmagadoramente maioritário. Nacionalismo galego sempre hesitante e que optou pola saída miserabilista nesta questom», e, ainda, «contra-elites lusistas numha posiçom estrutural muito fraca».
Escrito ?s 00:51:18 nas castegorias: Eventos, Lançamentos
|
|