Delegação da Aguilhoar esteve no Vale de Xálima

Delegação da Aguilhoar esteve no Vale de Xálima

18-07-2007

O vale de Xálima ou d'As Elhas conforma uma pequena comarca natural no extremo noroeste da província espanhola de Cáceres; é formado, por sua vez de três concelhos, Sa Martin de Trebellu, Valverdi do Fresnu e As Elhas, conhecidos também como os Tres Lugaris. Na Galiza começam já a ser conhecidos por um saudável facto, dos apenas 9000 habitantes da comarca quase 95% falam o nosso idioma, que eles chamam de A Fala, sendo que n'As Elhas o fala o 100% da população, em Sa Martin, por volta do 98% e em Valverdi mais do 70%.

A língua tem garantida a sua transmissão geracional e apesar da acção espanholista da Junta de Extremadura, esta mesma, declarou A Fala, bem de interesse cultural.

A origem do galego nas afastadas terras do norte de Cáceres devemos situá-la na Repovoação que se seguiu ao avanço dos reinos cristãos, e nomeadamente do mal chamado Reino de Leão, hoje sabemos que o reino leonês era tido por moçárabes e outros reinos cristãos, por galego.

Do reino da Galiza, de diversos pontos, mas também da nossa comarca, como recolhem partidas conservadas nos Tres Lugaris, partira gente que conservou durante séculos traços genuínos do galego-português. Factores como o isolamento geográfico ajudaram para a sua conservação.

Analisar polo miúdo os traços contemporâneos do galego-português do Xálima foi o alvo de os especialistas que marcaram presença no curso de verán organizado pola Universidade de Vigo e a Universidad de Extremadura ("A Fala de Xálima", foi a legenda do curso). Embora a teimosia dalguns elementos de Extremadura que vem na fala do vale, riscos próprios do asturo-leonês, o caso é que as e os companheiros da Aguilhoar que lá se deslocaram puderam testar o vivo que o nosso idioma está lá bem como o orgulhad@s que @s vizinh@s dos Tres Lugaris estão da sua Fala, que também é a nossa.

Escrito às 12:31:23 nas castegorias: Cultura
por aguilhoar Email , 343 palavras, 147 visualizaçons   Português (GZ)   Chuza!

Sem comentários ainda

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))

    Solidariedade coas presas e presos políticos galegos

    PRESaS
    Aguilhoar.5 anos luitando!

    Nasce em 2005 como fruito das inquedanças da mocidade limiá mais consciente e da necessidade de criarmos um espaço onde topar um jeito distinto de formular a política, em sentido amplo, como um processo que envolve todos os aspectos da vida. Um espaço de libertaçom integral, umha posta em valor do nosso recuperando o que nos identifica como País.
    Dotamo-nos dum Centro Social, para os protagonistas sermos nós próprios, para a soberania ser construída de abaixo para cima, para criar espaços abertos de debate, convívio e discussom. Contacto: aguilhoar@hotmail.com

    Pikanha

    Ligaçons

    V Festival da Mocidade
    Local Social A Esmorga de Ourense

    Alto Minho - Lugo
    Fundaçom Artábria - Ferrol
    Aturujo - Local Social - Boiro
    Baiuca Vermelha - Ponte Areias
    Casa Encantada - Compostela
    A Cova dos Ratos - Vigo
    Local Social Faísca - Vigo
    Centro Social A Formiga - Redondela
    A Fouce de Ouro - Ames
    Gentalha do Pichel - Compostela
    C.S. Gomes Gaioso - Corunha
    Henriqueta Outeiro - Compostela
    Madialeva - Lugo
    Revira - Ponte Vedra
    A Revolta - Vigo
    C.S. Roi Soga de Lobeira - Noia
    Sociedade Cultural e Desportiva do Condado - Salvaterra de Minho
    A Tiradoura - Reboredo (Cangas)
    A Treu - Corunha
    Ver Mapa Centros Sociais Galiza










    Busca

    powered by b2evolution free blog software