"Digamo-lo às claras; Alexandre Bóveda foi um independentista e o grande "produtor" do P.G."

"Digamo-lo às claras; Alexandre Bóveda foi um independentista e o grande "produtor" do P.G."

26-08-2007

É uma das frases proferidas pelo historiador Ugio-Breogám Diegues-Cequiel ontem à noite no CS. Aguilhoar ao sabor da conferência que levava por título: "Alexandre Bóveda e Moncho Reboiras: Dous homens, a mesma causa. A libertaçom nacional."

A sobranceria da vida militante do Alexandre Bóveda, fez com que numa densa e muito agradável conferência-colóquio; fosse impossível tratar a figura incontornável de Moncho Reboiras.

Contudo Ugio-Breogám, entre outras responsabilidades, director da revista galega de História "Murguia"; delineou muitos paralelismos entre o ourensano e o moço de Imo, além de ambos terem sido assassinados mão-de-ferro pelos fascistas, embora com diferentes casacas; ainda destacou o facto de ambos serem os "grandes produtores-organizadores" da nação galega. Ambos norteavam a ideia de uma Galiza soberana.

Respeitante a Bóveda, Ugio-Breogám, falou na sua disponibilidade a atender quaisquer requerimento, a se deslocar pola Galiza toda...a liderar junto Castelão, os primeiros comícios multitudinares do nacionalismo organizado. A sua inteligência que o levou a desconfiar de quem achava estarem a distorcer (ex. Álvaro de las Casas) o respeito que teve face ele a Sociedade Nazonalista Pondal, uma vez ultrapassadas as diferenças do começo...etc

Porfim, foi uma elucidativa conferência perante um público animoso e que redescobriu o Alexandre graças ao companheiro Ugio-Breogám

Escrito às 12:51:23 nas castegorias: Eventos, Palestras
por aguilhoar Email , 229 palavras, 292 visualizaçons   Português (GZ)   Chuza!

Sem comentários ainda

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))

    Solidariedade coas presas e presos políticos galegos

    PRESaS
    Aguilhoar.5 anos luitando!

    Nasce em 2005 como fruito das inquedanças da mocidade limiá mais consciente e da necessidade de criarmos um espaço onde topar um jeito distinto de formular a política, em sentido amplo, como um processo que envolve todos os aspectos da vida. Um espaço de libertaçom integral, umha posta em valor do nosso recuperando o que nos identifica como País.
    Dotamo-nos dum Centro Social, para os protagonistas sermos nós próprios, para a soberania ser construída de abaixo para cima, para criar espaços abertos de debate, convívio e discussom. Contacto: aguilhoar@hotmail.com

    Pikanha

    Ligaçons

    V Festival da Mocidade
    Local Social A Esmorga de Ourense

    Alto Minho - Lugo
    Fundaçom Artábria - Ferrol
    Aturujo - Local Social - Boiro
    Baiuca Vermelha - Ponte Areias
    Casa Encantada - Compostela
    A Cova dos Ratos - Vigo
    Local Social Faísca - Vigo
    Centro Social A Formiga - Redondela
    A Fouce de Ouro - Ames
    Gentalha do Pichel - Compostela
    C.S. Gomes Gaioso - Corunha
    Henriqueta Outeiro - Compostela
    Madialeva - Lugo
    Revira - Ponte Vedra
    A Revolta - Vigo
    C.S. Roi Soga de Lobeira - Noia
    Sociedade Cultural e Desportiva do Condado - Salvaterra de Minho
    A Tiradoura - Reboredo (Cangas)
    A Treu - Corunha
    Ver Mapa Centros Sociais Galiza










    Busca

    powered by b2evolution free blog software