A extrema-direita espanhola tal qual ela é

A extrema-direita espanhola tal qual ela é

16-10-2007

O ex-ministro da administração interna espanhol, Jaime Mayor Oreja vem de declarar no jornal La Voz de Galicia que "o franquismo foi uma época de extraordinária "placidez" para muita gente" e portanto "não sinto a necessidade de condenar o franquismo".

O Franquismo um dos períodos mais sinistros na história da Galiza e dos demais povos que habitam a península, mesmo para uma alta percentagem de compatriotas de Mayor Oreja; resultou numa época nem só não condenável energicamente mas "plácida" para muita gente (é claro que para quem)

Uma ordem a estabelecida polo Franquismo baseada numa só "Espanha", a da vitória e que anulou via repressão, via assassínios, via exílio, à "outra Espanha" e por sinal, aos demais povos do Estado, que viram, assomade, proibidos os mais elementares exercícios de dignidade colectiva (o uso da língua, qualquer instituição própria ou a defesa da cultura própria).

As declarações do político de extrema-direita demarcam-se numa ofensiva espanholista de maior alcanço: No nosso país vemo-lo através da maciça turistificação que sofremos hoje como já sofreram regiões andaluzas ou do Pais Valencià e que repercutiram na perda das suas próprias senhas identitárias bem como num impacte ambiental incontornável; sempre em prol do interesse capitalístico espanhol e as necessidades da "clase media española" é que o nosso país sofre um contínuo ataque às suas senhas básicas de identidade, uma delas o idioma.

O idioma, o galego, conforme um relatório da RAG recentemente filtrado aos média (a maciça maioria dos média são cúmplices no que virei a dizer) apenas 2 em 10 crianças no nosso país são ensinados desde o berço em galego; enquanto a cifra deveria enruivar antes de mais à própria instituição que promoveu o relatório, a RAG, o mesmo partido, o PP, que empolga as reivindicações da extrema-direita ("AGLI, Tan gallego como el gallego"...) diz amar a nossa língua, mas que está mau mamá-la desde o mais elemental ensino, refiro-me às galescolas que longe de serem um oásis frente ao bilinguismo des-harmónico que promoveu o fraguismo, não prevém a hipótese de os mestres serem galego-falantes, nem haverá qualquer inspecção linguística por forma a garantir o uso do idioma, tudo isto desvendado polo jornalista Alonso Vidal, no nº 58 do NOVAS DA GALIZA.

Fora do nosso país, no tribunal de excepção espanhol, a "Audiencia Nacional" os fiscais do Estado pedem anos de cárcere, para os movimentos populares catalães que criticaram a visita bourbónica a Girona (lembremos que nos EUA!! não está punido queimar bandeiras).

Por sua vez sob a direcção intelectual (as esquerdas oficiais espanholas há tempo perderam a sua capacidade crítica, vejam lá Llamazares) da extrema-direita mediática e com o visto-e-prace do governo espanhol, numa clara politização dos critérios jurídicos, 24 já, membros do partido político Batasuna foram prendidos pola polícia espanhola em Euskal Herria, a ertzaintza e postos ao dispor da Audiencia Nacional. Enquanto isto, os média espanhóis estão a ser unânimes no aplauso a esta medida de força arbitrária e que lesa se não quiserem admitir direitos colectivos, quanto menos individuais.

Escrito às 14:30:34 nas castegorias: Novas
por aguilhoar Email , 569 palavras, 290 visualizaçons   Português (GZ)   Chuza!

Sem comentários ainda

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))

    Solidariedade coas presas e presos políticos galegos

    PRESaS
    Aguilhoar.5 anos luitando!

    Nasce em 2005 como fruito das inquedanças da mocidade limiá mais consciente e da necessidade de criarmos um espaço onde topar um jeito distinto de formular a política, em sentido amplo, como um processo que envolve todos os aspectos da vida. Um espaço de libertaçom integral, umha posta em valor do nosso recuperando o que nos identifica como País.
    Dotamo-nos dum Centro Social, para os protagonistas sermos nós próprios, para a soberania ser construída de abaixo para cima, para criar espaços abertos de debate, convívio e discussom. Contacto: aguilhoar@hotmail.com

    Pikanha

    Ligaçons

    V Festival da Mocidade
    Local Social A Esmorga de Ourense

    Alto Minho - Lugo
    Fundaçom Artábria - Ferrol
    Aturujo - Local Social - Boiro
    Baiuca Vermelha - Ponte Areias
    Casa Encantada - Compostela
    A Cova dos Ratos - Vigo
    Local Social Faísca - Vigo
    Centro Social A Formiga - Redondela
    A Fouce de Ouro - Ames
    Gentalha do Pichel - Compostela
    C.S. Gomes Gaioso - Corunha
    Henriqueta Outeiro - Compostela
    Madialeva - Lugo
    Revira - Ponte Vedra
    A Revolta - Vigo
    C.S. Roi Soga de Lobeira - Noia
    Sociedade Cultural e Desportiva do Condado - Salvaterra de Minho
    A Tiradoura - Reboredo (Cangas)
    A Treu - Corunha
    Ver Mapa Centros Sociais Galiza










    Busca

    powered by b2evolution