Introduzir mp3 no seu artigo »

Sobre o sistema de 'widgets'

28-08-2008 | por admin | Categorias: para continuar

Que é um widget?

É  um fragmento de código que podemos incluir no nosso blogue de forma simples.

Para que serve um widget?

Cada widget serve para uma coisa diferente, e alguns poderão ter múltiplas utilidades. Podemos dizer, em geral, que os widgets introduzem coisas no nosso blogue. A grande maioria são coisas que já existiam com antecedência, como uma lista de categorias, as ligações ou a descrição do blogue. Outros são novidades.

Onde podemos incluir os widgets?

Cada skin (aparência) dos blogues tem pré-desenhados uns ?contentores?  ou ?containers? onde os widgets podem ser introduzidos.  Cada skin tem os seus, e pode não ter alguns dos contentores que especificamos. Contudo, os contentores são: topo da página, cabeçalho, menu, rodapé, barra lateral e barra lateral 2 (caso de blogues com duas barras laterais).

Ainda que a localização dos contentores poderá variar segundo a aparência (skin) escolhida para o nosso blogue, apresentamos a seguir um pequeno esquema explicativo das mais comuns:



No desenho que apresentamos acima podemos ver que estão os seguintes widgets instalados:

  • No topo da página :  HTML Livre (introduziu-se uma imagem com ligação a modo de banner)
  • No cabeçalho: Image / Blog Logo (A imagem que serve de identificação para o blogue, e que poderemos escolher).
  • No ?Menu?: Lista de categorias. (No caso deste blogue em concreto, foram também definidos estilos para essa lista aparecer como uma barra horizontal).
  • Na barra lateral: Descrição longa do blogue.

Que widgets poderemos introduzir em cada contentor?

Em princípio, qualquer widget pode ser introduzido em qualquer contentor. Contudo, é possível que um widget em concreto introduza um código cujo estilo esteja definido de maneira que não fique bem no contentor que escolhemos para ele. A lista de categorias, por exemplo (ou em geral qualquer outra lista), se escolhida para aparecer no lugar do ?menu?, poderá aparecer como uma lista vertical, à maneira do que até agora apareciam na barra lateral dos nossos blogues, e portanto poderá desfazer o equilíbrio do desenho.

Recomendamos que se introduzam os widgets para ver como trabalham com os estilos definidos para o blogue, sem medo a poder apagá-lo posteriormente se virmos que não trabalham bem.

Que  widgets  tem já introduzido o meu blogue?

No painel de controlo dos blogues, na aba ?Configuraçom do Blogue? encontraremos a partir de agora uma nova aba chamada ?Widgets?. Clicando nela encontraremos uma lista dos contentores que tem o skin escolhido para o nosso blogue.

Para não perder a linha estética de cada blogue, foram introduzidos já nos respectivos contentores os widgets que permitem que os nossos blogues tenham as mesmas características que antes da actualização. Como no exemplo a seguir, tirado do blogue de ajuda:

Como se pode comprovar no exemplo, a opção ?Barra lateral 2? não é um contentor que exista no skin escolhido para o blogue de ajuda. Por essa razão, aparece a legenda [NOM INCLUÍDO EM TEMA SELECCIONADO]

Como apagar um widget?

Apagar um widget é muito fácil. Na lista, cada widget tem um pequeno ícone com um X em vermelho. Basta com clicar nesse ícone para apagar o widget.

Como  mover o widget dentro do próprio contentor?

Na caixa correspondente a cada contentor, vemos que existe uma coluna chamada ?Mover?. Nela existem umas setas indicando movimento para cima ou para baixo correspondente a cada widget . Com só clicar na seta para cima ou para baixo subiremos ou abaixaremos o widget a respeito dos outros widgets instalados no contentor.

Como introduzir um widget novo?

Para introduzir um widget novo também é extremamente simples. No canto superior direito de cada caixa correspondente aos contentores, há um ícone com um + em verde e a legenda ?Adicionar widget?. Clicando nela levar-nos-á à lista de widgets que podemos introduzir também com um simples clique. É o ecrã seguinte:

Para que serve cada widget?

Apresentamos a seguir uma pequena lista de widgets com as suas funções:

  • HTML livre
    Permite-nos introduzir fragmentos de código html, da mesma maneira que fazemos em cada entrada do blogue, no contentor que quisermos. É sem dúvida o mais útil dos widgets de b2evolution, deixando-nos fazer praticamente tudo, sempre que saibamos um bocadinho de html.
  • Image / Blog logo
    Permite-nos introduzir uma imagem no contentor como um cabeçalho, de maneira que clicando nela se volte à página principal do blogue. Isto nos blogues antigos era estático, sendo necessária a minha intervenção cada vez que se queria mudar o cabeçalho. Agora não só não será preciso enviar-me um correio electrónico como poderemos colocar o cabeçalho onde quisermos. O funcionamento deste widget será explicado em capítulo específico.
  • Lista de categorias
    Introduz uma lista das categorias e subcategorias do blogue. Pode-se escolher se se quer que apareçam caixas se selecção ou não. Isto será explicado num capítulo específico.
  • Nuvem de tags
    Permite introduzir um tag-cloud, ou nuvem de tags.  Este widget ainda não foi testado por mim, e desconheço ainda o seu funcionamento. Tentarei informar no futuro.
  • Lista de posts
    Introduz uma lista como título das últimas entradas no blogue. Há que ter em conta que a partir desta actualização é possível escolher o número de entradas que aparecem na capa do blogue. Por meio deste widget poderemos mostrar as que estão à vista e ainda as anteriores
  • Lista de comentários
    Introduz uma lista com os últimos comentários deixados nalguma entrada do blogue, indicando o nome ou nickname da pessoa que o deixou e o título (clicável) do artigo em reposta ao qual oi deixado.
  • Feeds XML

    Disponibiliza os enlace de feeds XML, Atom o RSS, para que os visitantes os possam adicionar aos seus leitores de feeds. É o que nos velhos blogues se chamava ?Sindicalizar o blogue?.
  • Título do blogue
    Introduz o título do blogue com um enlace para a capa principal do blogue. O script recolhe esta informação do que tenhamos definido nas configurações do nosso blogue.
  • Tagline do blogue
    Introduz o tagline ou slogan (antes, descrição curta). O script recolhe esta informação do que tenhamos definido nas configurações do nosso blogue.
  • Descrição longa do blogue
    Introduz a descrição longa do blogue. O script recolhe esta informação do que tenhamos definido nas configurações do nosso blogue.
  • Menu Link
    Exibe um menu configurável de entradas ou links, quer dizer, permite introduzir links como um menu, em que podem aparecer as mesmas que nos links comuns e navegação, bem como um link ao formulário de contacto com o proprietário do blogue ou um outro link para o formulário de login.
  • Links comuns de navegação
    Introduz uma lista com os links de navegação mais comuns: Recente (página principal) , Arquivos (entradas organizadas por datas), Categorias (abre uma lista das categorias) e Últimos comentários (abre uma página com os últimos comentários deixados no blogue).
  • Formulário de Busca
    Introduz o formulário de pesquisa no blogue.
  • Ferramentas de usuário
    Bloco com as ferramentas de usuário (login, administração, perfil?)
  • Lista pública de blogues
    Mostra a lista daqueles blogues agal-gz que marcaram, nas configurações globais, a opção ?aparecer na lista pública de blogues?.
  • Lista de blogues do mesmo proprietário
    Mostra a lista de blogues que tem cada usuário nos blogues agal-gz, caso tenha mais de um.
  • Calendar widget
    Mostra o calendário com as datas em que foram introduzidas as últimas entradas introduzidas no blogue.
  • Archives widget
    Mostra os arquivos das entradas deixadas nos blogues organizadas por datas.
  • Bottrap X
    Widget muito útil, apesar de pouco evidente. Introduz uma ligação no blogue invisível a humanos, mas visível a robôs e spammers que levam a máquina a uma bucle de enlaces, deixando-o preso. É uma maneira de cada blogue possa combater o spam a nível local.
  • Before categories
    Widget específico desenhado para interagir com o widget de categorias, caso se queiram introduzir checkboxes que realmente trabalhem. Não tem função por si próprio, só na interacção com o widget de categorias.

Não existe um widget de ligações? / Como introduzo as minhas ligações?

Não existe um widget específico de ligações. O sistema de ligações dos antigos blogues era fruto de um hack feito por mim próprio ao código original do b2evolutions, em que tinha aproveitado um campo pouco útil do banco de dados. Dessa maneira, introduzíamos código html nesse campo, que depois era chamado na capa do nosso blogue.

Como é lógico, uma vez que existe o widget de HTML livre, esta função fica obsoleta, e para introduzir e modificar as ligações do blogue precisaremos apenas o novo widget de HTML livre. O código que introduzamos seguirá as mesmas regras que até o momento.

NOTA: Nos trabalhos de actualização dos blogues agal-gz foram já introduzidos widgets de html livre com o código que antes correspondia às ligações.
Tentou-se apagar  o código do banco de dados do anterior sistema de ligações. Contudo, é possível que nalgum caso me tenha esquecido. Sintam-se livres de apagá-lo ou conservá-lo.

Como trabalha o widget Image / Blog logo?

É muito simples, mas é preciso tem em conta algumas variáveis.

Para já, lembremos que podemos subir arquivos ao servidor de blogues agal-gz, e lembremos que cada utilizador tem duas pastas habilitadas onde subir esses arquivos, uma com o seu nome de utiliador e outra com o nome do blogue.

A imagem que queiramos empregar  como cabeçalho (ou simplesmente como imagem clicável para à capa, caso não queiramos colocar a imagem nessa posição), tem de estar subida à pasta com o nome do blogue.  Uma vez feito isto, bastará com introduzir o widget como foi visto acima indicando o nome da imagem com a extensão, por exemplo topo.jpg.

Se, mais para a frente, quisermos mudar a imagem, bastará com subir a nova imagem à pasta com o nome do blogue e modificar no widget o nome da imagem que tem de mostrar.

NOTEM BEM: há que ter em conta que tanto o nome quanto a extensão vão fazer diferença entre maiúsculos e minúsculos. Se subirmos a imagem com a extensão em maiúsculos, por exemplo .JGP, e pusermos no nome da imagem a extensão e minúsculos (i.e. .jpg) o script não reconhecerá a imagem.

 

Como trabalha o widget de Categorias?

Na verdade este widget é bastante fácil de usar: simplesmente o instalamos e aparecerá uma lista das nossas categorias e subcategorias. O problema vem só quando queremos introduzir-lhe a opção "usar formulário", quer dizer introduzir caixas que permitam escolher mais de uma categoria para visualizar.

Por um erro na programação original do b2evolution, se marcarmos, na configuração widget, a opção "Usar formulário", as caixas (checkboxes) para excolher categorias aparecerão, e também o botão de selecção, mas o botão não trabalhará.

Para resolver este problema, foi criado um novo widget chamado "Before categories" que situando-o por cima do widget de categorias, fará que este erro se resolva.

 

Sem comentários ainda

Abril 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Esta é a secçom de ajuda para os blogues agal-gz. Os diversos arquivos deste blogue estám destinados a que os usuários dos blogues agal-gz possam resolver as suas dúvidas.

Busca

Categorias

Retain only results that match:

  Feeds XML

Categorias

Retain only results that match:

powered by b2evolution