Desmitificando a história oficial espanhola

Desmitificando a história oficial espanhola

Uma hipótese do território da Galiza durante o MedievoAltera Galiza.- Continuando com as conferências que gravei das jornadas de história organizadas pola AGAL sob a direcção do Prof. José Manuel Barbosa, hoje coloco uma muito interessante exposição acerca da Galiza Medieval. Além de desmitificadoras, as palavras de Anselmo Lopes Carreira correm como um regato cheio de vitalidade e mesmo animam o espírito de continuar a lutar pola sobrevivência da mais que milenária cultura da Galiza. Lástima não ter podido gravar a primeira das suas intervenções nestas jornadas, voltada para a análise da historiografia medieval, em que explicou com detalhe a falsidade da historiografia oficial espanhola.

Precisamente nessa sua primeira conferência de que falo no parágrafo anterior Anselmo explicou e desmitificou a visão da historiografia medieval espanhola, uma historiografia, afirmou, que «inventa» uma História Medieval Espanhola baseada em apenas 5 documentos, sem contrastá-la com a multidão de fontes que deixam claro a inexistência e tergiversação de fenómenos como a Reconquista, ou de mitos como «Dom Paio e Covadonga» e a hegemonia política e económica da Galiza no contexto peninsular dos reinos cristãos. Entender e saber isto e básico para a seguir conhecermos a verdadeira história galega, com base documental certa e que, ainda, nem as universidades da Galiza são capazes de divulgar inteiramente.

Continua:

Enfim, esta «visão galega dos século V a XIV» analisa alguns dos fenómenos mais interessantes e que batem frontalmente com a construçom da «nação espanhola» tal qual a conhecemos hoje: a importância do Reino Suevo face o Visigodo, o mito da Reconquista e o poder político da Galiza durante grande parte da Idade Média e, finalmente, a independência, mesmo com feitos concretos, desse Reino da Galiza mesmo durante a Baixa Idade Média.

A não perder e a divulgar... Além disso o Anselmo é muito ameno, apenas lhe resta dar o passo ao reintegracionismo linguístico.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Uma hipótese da ocupação da Península durante o Medievo

Fonte: © ICL S.A. www.santaolaja.com

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Título: «Uma visão galega do Medievo: séculos V a XIV»
Emissão: radioGaliza.net e Rádio Alhariz
Data: 24 de Março de 2004, 19h30
Lugar: Edifício de Ferro, Faculdade de Humanidades da Universidade de Vigo, Cámpus de Ourense
Duração: 1 h. 23 min. 33 seg.
Conferencista: .- Anselmo Lopes Carreira, historiador medievalista
Apresentador: .- José Manuel Barbosa, responsável local da AGAL
Gravação: Digitalizada em formato MP3 a 44 Khz e 128 Kbps
Descarga: Fazer Descarga  Descarga completa (80.2M)
=> [Botão direito, Salvar Como...]

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Escrito em 31-05-2005, na categoria: Cultura, Áudio

1 comentário

Comentário de: EMF [Visitante] · http://emf.host.sk/
Imprescindíbel!.

Suponho que o saberá, pero vem de sacar um livro, do que fala na conferenza, "O reino medieval de Galicia" (sic).

Saúde e Terra!.
13-07-2005 @ 14:53

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))
This is a captcha-picture. It is used to prevent mass-access by robots.

Please enter the characters from the image above. (case insensitive)

Array
    Blogues agal-gz



    Ligações

    Portal Galego das Língua
    Dicionário Estraviz Electrónico
    Planeta NH => Aprende Jogando !!!
    Fórum PGL
    GZe-ditora
    Cantigas Trovadorescas -em linha-
    Falar com Jeito
    Dicionário de Fraseologia
    Isso não é galego, é português
    Revista PortuGaliza
    Local Social A Esmorga de Ourense
    Movimento Defesa da Língua

    Busca

blogsoft