António Souto e as ensinanças da emigração galega

António Souto e as ensinanças da emigração galega



Ideias e lutas contra a exploração capitalista na Patagónia de
princípios de século XX foram lideradas por um galego

Altera Galiza.- A emigração galega de finais de XIX e princípios do XX não fugiu ao contexto da industrialização maciça e do capitalismo esmagador em que estava envolvido naquela altura boa parte do mundo. Mas, os galegos não foram apenas trabalhar, também levaram consigo ideias e fizeram prática das mesmas, como foi o caso do anarquista ferrolano António Souto [Antonio Soto].

Continua:

Com efeito, na sequência da II edição do CinemGalego, sob organização da Esmorga, tive oportunidade de assistir em passada quarta-feira, 12 de Dezembro (20h30 - GMT +1 - ), à projecção do documentário «PatagÓnia. Utopia Libertária», realizado pelo galego-portenho Xan Leira e voltado para a vida e luta de António Souto na Patagónia de princípios de século XX.

Xan Leira exprimiu claramente que o documentário pretendia resgatar para a memória viva da Galiza o valor da emigração, exemplificado em personagens como António Souto, pois «os galegos fomos construir no mundo o que não nos deixavam construir aqui», afirmou.

Falando num galego com um delicioso sotaque portenho, Xan Leira disse que «a busca da identidade, a paixão pela nossa história, a própria aprendizagem e a recuperação de lutas nas quais estiveram envolvid@s galeg@s» são motivação fundamental para o seu trabalho cinematográfico.

Nos dias de hoje, no entanto, as condições parecem não ter melhorado tanto quanto se pensa, por isso Xan Leira apontou para o seu desejo de que «surjam muitos Antónios Soutos, pois são muito necessários».

O debate na Esmorga prolongou-se por volta de 40 minutos, após a passagem do documentário. Pessoalmente não concordei com a visão que alguma das pessoas presentes expressaram a respeito de algumas sombras que se advertiam no filme a respeito da figura de António Souto.

Mas a minha impressão pessoal não é questão desta postagem, e as outras são totalmente legítimas. Eu, que nada sabia desta personagem, fiquei impressionado pelo que este homem foi capaz de movimentar, de lutar, sem renunciar nunca à sua condição de galego e de sindicalista anarquista, embora a passagem do tempo e os seus vai-véns familiares.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Xan Leira

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

=> Descarregar Ficheiro MP3
[Duração da gravação 42 min | 39.9 MB]

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Escrito em 13-12-2007, na categoria: Cultura, Política, Áudio

Sem feedback para esse post ainda

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))
This is a captcha-picture. It is used to prevent mass-access by robots.

Please enter the characters from the image above. (case insensitive)

Array
    Blogues agal-gz



    Ligações

    Portal Galego das Língua
    Dicionário Estraviz Electrónico
    Planeta NH => Aprende Jogando !!!
    Fórum PGL
    GZe-ditora
    Cantigas Trovadorescas -em linha-
    Falar com Jeito
    Dicionário de Fraseologia
    Isso não é galego, é português
    Revista PortuGaliza
    Local Social A Esmorga de Ourense
    Movimento Defesa da Língua

    Busca

powered by b2evolution