Categoria: Cultura

Encerrou a II edição do CinemGalego



Manuel I. Nanim e Icía Castro estrearam na Esmorga os seus últimos trabalhos

Altera Galiza.- Por volta de 25 pessoas assistiram em passada quarta-feira à última sessão do CinemGalego 2007, que desta volta contou com a estreia dos últimos trabalhos de Manuel I. Nanim e a jovencíssima (7 anos) Icía Castro. Ao todo, nesta II edição do CinemGalego foram por volta de 100 as pessoas que visionaram ao vivo os diferentes filmes e participaram, de uma maneira muito dinâmica, nos bate-papos com @s própri@s realizadores.

Leia mais »

Escrito em 28-12-2007, na categoria: Cultura, Internacional, Áudio
Maria Yáñez: «Todo o mundo na Galiza tem um conflito pessoal com a língua»



Língua na Galiza foi foco na terceira sessão do festival CinemGalego 2007, a decorrer em Ourense neste mês de Dezembro

Altera Galiza.- A jornalista lucense Maria Yáñez (Eanes) esteve na Esmorga em passada quarta-feira, 19 de Dezembro, na sequência da exibição do documentário «Línguas Cruzadas», co-realizado com Mónica Ares, no quadro da II edição do ciclo «CinemGalego» que com grande sucesso está a organizar A Esmorga. Maria Yáñez apresentou o documentário bem como debateu durante mais de uma hora com as 20 pessoas que assistiram à projecção.

Leia mais »

Escrito em 21-12-2007, na categoria: Cultura, Língua, Áudio
António Souto e as ensinanças da emigração galega



Ideias e lutas contra a exploração capitalista na Patagónia de
princípios de século XX foram lideradas por um galego

Altera Galiza.- A emigração galega de finais de XIX e princípios do XX não fugiu ao contexto da industrialização maciça e do capitalismo esmagador em que estava envolvido naquela altura boa parte do mundo. Mas, os galegos não foram apenas trabalhar, também levaram consigo ideias e fizeram prática das mesmas, como foi o caso do anarquista ferrolano António Souto [Antonio Soto].

Leia mais »

Escrito em 13-12-2007, na categoria: Cultura, Política, Áudio
Uma desconhecida acção antifascista com protagonismo galego e português



Margarita Ledo Andiom e o seu «Santa Liberdade» tiveram grande acolhida em Ourense na abertura da segunda edição do ciclo «CinemGalego»

Altera Galiza.- Xavier Castelhanos, moderador no acto de abertura da II edição do ciclo «CinemGalego», encerrou o mesmo com a leitura de um poema de Bertold Brecht que assenta com uma luva para resumirmos o que vivemos as mais de 30 pessoas que estivemos no Centro Social da Esmorga em passada quarta-feira, 5 de Dezembro:

Do rio que tudo arrasta
se diz que é violento.
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem.

Leia mais »

Escrito em 07-12-2007, na categoria: Cultura, Política, Áudio
Personagens para reivindicarmos e mantermos vivas



José Ramón Fernandes Ouxea, «Ben-Cho-Shey», e Marcial Soares

Altera Galiza.- Neste último trimestre de 2007, a Associaçom Galega da Língua está a organizar pela Galiza toda uma actividade, o «I Roteiro Literário», através da qual homenageia e visa tirar do esquecimento, em seu caso, determinadas personagens de uma enorme talha humano, intelectual e socio-política, que tudo fizeram e tudo deram pela Galiza.

Leia mais »

Escrito em 25-11-2007, na categoria: Cultura, Áudio
40 anos da Agrupação Cultural Auriense



Oferta floral foi colocada perante da estátua do ilustre Outeiro Pedraio

Altera Galiza.- Embora não esteja de tudo activa na altura, a chama da Agrupação Cultural Auriense continua acessa, uma chama prendida em 1967, tempos difíceis mas nos quais foram surgindo pela Galiza toda pequenos «fachos» que começaram a iluminar a escuridão. Ferro Couselo, Taboada Chivite, Xocas... e muit@s mais foram algumas dessas personagens que prenderam essa chama.

Leia mais »

Escrito em 14-11-2007, na categoria: Cultura, Áudio, Vídeo
É a Galiza celta? Existiu, existe?



Instantânea do programa «A Chave» (TVG, 1999) no debate voltado para o celtismo da Galiza

Altera Galiza.- Uma das gravações que mais sucesso tiveram aqui no Altera Galiza é a referida á conferência que o arqueólogo de Narom Andrés Pena Granha proferiu nas Jornadas de História organizadas pela AGAL em 2004, voltada para a sua tese defensora da Galiza como nação celta.

Em 1999 a Televisão da Galiza tinha na sua grelha de programação um interessante programa de debate subordinado ao título «A Chave», conduzido pelo jornalista Tino Santiago. Foi precisamente o debate acerca da problemática do celtismo um dos mais interessantes.

Leia mais »

Escrito em 01-11-2007, na categoria: Cultura, Vídeo
Clube d@s Poetas Viv@s: Alta Qualidade!



Poesia para construirmos uma Altera Galiza

Altera Galiza.- Em passado sábado, 27 de Outubro de 2007, assisti em Ourense ao um encontro poético-musical convidado pelos amig@s do Clube d@s Poetas Viv@s. Num bom ambiente -a sala de refeição do restaurante no qual estivemos a cear e desfrutar do evento estava quase lotada, o Artur Alonso, o José Alberte Corral, a Belém de Andrade, o José Manuel Barbosa e o Carlos Rafael, acompanhados musicalmente pelo Armando Ouxea, ofereceram conversa da boa e poesia da libertadora.

Leia mais »

Escrito em 31-10-2007, na categoria: Cultura, Áudio
Lembrando o «I Festival da Mocidade»



Recital de Poesia homenageou naquela altura Associação Galega da Língua (AGAL)

Altera Galiza.- Num pequeno, mas dinámico, concelho do interior rural do sul da Galiza, Vilar de Santos, Aguilhoar, com a colaboração da AGAL-Límia, organizou, há agora por volta de um ano, o «I Festival da Mocidade», uma experiência inicial que terá continuidade na sua segunda edição marcada para próximo 29 de Setembro de 2007.

É por isso que agora volto a recuperar o recital de poesia da edição inaugural deste festival limião. O evento teve horas marcadas para as 21h00 de 16 de Agosto de 2006, desta volta na sala de espectáculos da própria câmara municipal. Nas horas certas o Artur Alonso, a Concha Rousia, o José Manuel Barbosa e a Belém de Andrade conseguiam superlotar a sala de espectáculos do Concelho de Vilar de Santos.

Leia mais »

Escrito em 13-09-2007, na categoria: Cultura, Áudio
Jornadas do Ensino da Galiza e Portugal recuperam prestígio e assistência



Encerramento da XXXI Edição destas Jornadas contou com a presença do novo Presidente da AGAL

Altera Galiza.- A organização das Jornadas do Ensino da Galiza e Portugal tinha declarado em dias passados a sua grande satisfação pelo grande sucesso recolhido neste ano, com mais de 200 inscrições. A boa média na assistência diária aos diversos cursos, atelieres, conferências e bate-papos vieram a confirmar a recuperação deste evento, já tradicional no mundo da docência, que decorre todos os anos na cidade das Burgas por volta da última semana de Agosto e primeira de Setembro.

Leia mais »

Escrito em 08-09-2007, na categoria: Cultura, Língua, Áudio

1 2 >>

    Blogues agal-gz



    Ligações

    Portal Galego das Língua
    Dicionário Estraviz Electrónico
    Planeta NH => Aprende Jogando !!!
    Fórum PGL
    GZe-ditora
    Cantigas Trovadorescas -em linha-
    Falar com Jeito
    Dicionário de Fraseologia
    Isso não é galego, é português
    Revista PortuGaliza
    Local Social A Esmorga de Ourense
    Movimento Defesa da Língua

    Busca

powered by b2evolution