90 aniversário da Revolução Soviética em Rússia

90 aniversário da Revolução Soviética em Rússia

07-11-2007

Jornadas do 90 aniversário da Revolução Russa

Tal dia como hoje de 1917 (25 de Outubro, no calendário juliano), os trabalhadores de S. Petersburgo, dirigidos pelo líder bolchevique Vladimir Lenine, tomaram o Palácio de Inverno no seu levantamento contra o governo provisório de Kerensky. Por primeira vez na história moderna, os comités de trabalhadores, agricultores e soldados tomaram o controlo da economia e a administração de um país

A 90 anos desses acontecimentos "que abalaram o mundo" Alto Minho realiza as seguintes Jornadas comemorativas.

Amanhã Quinta-feira dia 8 iniciam-se as Jornadas do 90 aniversário da Revolução Soviética em Rússia com a projecção do clássico do cinema O Couraçado Potemkin

Na semana seguinte, na Sexta-feira dia 16, teremos uma Colóquio com o título de "A Revolução Russa a debate" em que falarão os conhecidos Carlos Dafonte e Roberto Laxe

21 de Novembro projectamos o filme Good Bye Lenine

14 de Dezembro contaremos com a intervenção do conhecido historiador Eliseo Fernandez que nos falará sobre "A Repercussão da Revolução Russa na Galiza"

Podes ver o Cartaz das Jornadas aqui

Eliseo Fernández Fernández(Ferrol, 1967) é Diplomado em Biblioteconomia e Documentação, membro e colaborador do Ateneu Libertário Francisco Iturralde de Ferrol e do Ateneu Libertário Ricardo Mella da Corunha. Colaborou com a Fundação Aurora Intermitente de Madrid, na classificação de seus fundos hemerográficos e arquivísticos, e com a Fundação Anselmo Lorenzo de Madrid na catalogação de seus fundos hemerográficos. As suas áreas de interesse são "Anarquismo e anarcosindicalismo na Galiza", "Anarquistas galegos na emigración e o exílio", e "Bibliotecas Operárias".

Trabalhos publicados:

-CORRALES SIODOR, Rafael e FERNÁNDEZ FERNÁNDEZ, Eliseo. "Unha biblioteca obreira: O Centro Operário de Cultura e Beneficencia de Ferrol (1911-1936)". Santiago: Fundação Luis Tilve, 1999.

-CORRALES SIODOR, Rafael e FERNÁNDEZ FERNÁNDEZ, Eliseo. "Achegamento ás fontes de información sobre Galiza en Internet", in "III Xornadas ANABAD Galicia". Santiago: Junta da Galiza, 1999.

-FERNÁNDEZ FERNÁNDEZ, Eliseo. "O Congresso da Paz de Ferrol (1915)" in "A Nosa Terra", agosto de 1998. E-mail: eliseo@nodo50.org

Escrito ?s 13:58:27 nas castegorias: Actividades
por a.minho   , 356 palavras, 1358 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

      A Associaçom Alto Minho é um projecto cultural da cidade de Lugo.

      Nasce do Colectivo Reintegracionista Alto Minho que desde o ano 1993 agrupa um grupo de pessoas decididas a dinamizar a língua e cultura galega na nossa cidade e a sua Comarca.

      Para conseguir isto marcou-se como primeiro objectivo a abertura de um Centro Social, que depois de muitos esforços foi inaugurado o 25 de Abril de 2001.

      Os nossos objectivos som promover quaisquer actividades culturais que tenham como finalidade a defensa da nossa cultura, abrangendo a língua, a literatura, a história, a música, a gastronomia, as artes etc..

      Pode contactar escrevendo para info[@]altominho.org

      Busca

      powered by b2evolution