AUTHOR: Iván TITLE: Patriotismo BASENAME: patriotismo DATE: Mon, 04 Sep 2006 10:14:58 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Durante o mundial de futebol, um vizinho da minha rua colgou na janela uma bandeira espanhola (bastante grande). Um patriota, pensei eu. Depois do jogo Espanha-França, em que a Espanha perdeu, retirou a bandeira. Patriota de conveniência, pensei eu. Volveu a colgar a bandeira durante o mundial de basquetebol. Patriota que não perde a esperança. Depois da final, em que a Espanha venceu, retirou a bandeira. Prejulgara-o, só é patriota desportivo.
Há muitos patriotas desportivos, gente que nunca manifesta sentimentos nacionais (nem espanhois, nem galegos, nem outros) mas que se emociona e se exalta durante os jogos da selecção espanhola. Nem só com a de futebol, também com a de basquetebol, waterpolo, ou qualquer desporto desconhecido até o jogo da Nacional. Pessoas que nunca veem um desporto, que não conhecem os jogadores, que não entendem as regras, viram especialistas da noite para o dia. No bar que há debaixo da minha casa, a gente berrava com um partido de basquetebol. Incrível, aqui só se via futebol.
Esta força do desporto é bem aproveitada polos estados e, no caso que nos ocupa, polo Reino da Espanha. Depois do fim do serviço militar obrigatório, as forças armadas viram-se obrigadas a facilitar o acesso a estrangeiros e a eliminar alguns requirimentos para os cidadãos do Reino (paradoxo, melhor súbditos do Reino). Sinal de que há poucos soldados. (Na minha opinião, sempre há de mais...)
Durante o jogo do domingo, final do mundial de basquetebol entre Espanha e Grécia, todas as pausas para publicidade incluiam um anúncio das forças armadas espanholas. A minha dúvida é, se a Espanha não jogasse a final, emitiriam-se esses anúncios? E se fosse perdendo de forma tão evidente como perdia a Grécia?
Há quem me nega que haja exaltação patriótica, ou que os anúncios das forças armadas tentem aproveitar esse sentimento. Serei um paranoico que vê excessos nacionalistas por todas as partes?

----- COMMENT: AUTHOR: xo [Visitante] DATE: Mon, 06 Nov 2006 04:42:32 +0000 URL: http://www.blogoteca.com\luxo

“Serei um paranoico que vê excessos nacionalistas por todas as partes?”
Pois logo xa somos dous.
E se non a que ven o titular do mundo dos días do mundial “La goleada de la selección dispara las expresiones de patriotismo en España".
Saúdos.
Pd. Agregado a favoritos quedas.

----- COMMENT: AUTHOR: Filho de JHPR [Visitante] DATE: Mon, 11 Sep 2006 22:17:01 +0000 URL: http://filhodejhpr.blogspot.com

Está bastante claro o das Forças Armadas. Só tens de ler o ABC durante estes eventos. Que conste que eles também botam em cara à penha o de só ser patriotas desportivos. Aliás, qual é o problema de ser patriota desportivo? Força Irlanda do Norte!!

----- COMMENT: AUTHOR: Giao [Visitante] DATE: Thu, 07 Sep 2006 18:28:49 +0000 URL: http://giaosp.blogspot.com

Homem, o jogo que derom realmente foi interessante e nada que ver sua alegria aberta e expansiva com essa arrogancia futbolera da que fala Mendinho.

Também nom torço por eles, pois creio que os estados e os esportes “nacionalizados” nom som coisas tam distantes… umha outra arma mais da política. Olhai se nom o que moveu a seleçom galega.

Em quanto a essa manipulaçom mediática por parte de certas insituciones, nom vos fixastes em que cerca das operações saída de férias todas as teleseries de hospitais, investigaçom policial… ponhem capítulos centrados em acidentes de tráfico.

----- COMMENT: AUTHOR: A Randeeira [Visitante] DATE: Tue, 05 Sep 2006 08:27:46 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arandeeira

Voume meter neste interesante debate contándovos unha anécdota que me aconteceu o día do dichoso partido. Eu a verdade é que non son moi amigo dos deportes, agás da billarda. Era a hora sagrada de tomar os viños e fun, coma sempre, co meu fillo cativo ó bar de costume e como non podía ser doutro xeito estaban a botar o baloncesto. Nun momento de exaltación patriótica os telespectadores puxéronse a berrar “España, España". O meu fillo de 7 anos ergueuse da cadeira e comezou a berrar “España non, España non". El, que é autista, descoñece o que significa España ou Galiza polo que tódalas olladas inquisidoras dirixíronse cara a min como dicindo “vaia educación lle da o seu fillo". O certo é que obviamente non falo con el, nin tampouco seu irmán, de temas políticos porque nin os entende nin lle peta escoitarnos. O final, xa coma un tomate, tiven que desculpar ó neno “xa sabedes como son os pícaros” para calmar o ambiente.
Un saúdo.

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Mon, 04 Sep 2006 13:45:19 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Eu também penso que a vitória da equipa espanhola foi merecida e que jogaram melhor do que os gregos (dos quais eu esperava mais). Eu também gostei do jogo, mas não é disto que eu falava.
É normal que políticos e exércitos (= estados) se aproveitem dos sentimentos da gente, para isso são políticos e exércitos (= estados). Isso não quer dizer que o considere bom, pois acho que estes mecanismos nos roubam a nossa independência para benefício dumas elites económicas.
Eu não torço nunca pola selecção espanhola porque a ideologia dominante diz que o devo fazer, é uma forma de afirmar a minha independência. Não tenho nada contra os espanhois, como não tenho contra os arménios ou contra os nigerianos. Os estados já são outra cousa…

----- COMMENT: AUTHOR: mendinho [Visitante] DATE: Mon, 04 Sep 2006 11:34:26 +0000 URL: http://mendinho.blogspot.com/

Eu acho normal que as Forças Armadas procurem tirar vantagem destes eventos. Como o BNG tentou tirar proveito da selecçao galega de futebol ou como acho normal que agora muitos políticos digam que eles sempre torceram e acreditaram no êxito da selecçao de basquetebol.

Além disso, eu fiquei muito contente com a vitória da selecçao de basquetebol porque fizeram um jogo bonito e até acho que sao uns gajos porreiros, afastados daquela arrogância dos jogadores de futebol da camisola vermelha.

O facto de torcer por uma equipa espanhola nao é incompatível com qualquer ideologia nao centralista.

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: De volta na Corunha BASENAME: de_volta_na_corunha_1 DATE: Thu, 24 Aug 2006 18:36:00 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Aqui estou, depois da minha segunda (breve, mas intensa) incursão nas terras dos germanos. Estivem fazendo um curso de alemão muito interessante, e também figem vida de erasmus, isto é, saim quase todos os dias, já desde o primeiro. Aprendim muito alemão e conhecim gente muito interessante, em especial o grupinho com que andava por alá: Will e Dominic (En), Iannis e Rania (Gr), Mikołai (Pl) e Masha (Ru). Já colocarei algumas fotos, que as tenho todas no outro computador.
Aquilo estava plagado de russos, um dia na aula estávamos 8 ou 9 e eu era o único não-russo. Porém, como me chamo Ivan, também valia :-) A consequência foi que aprendim caligrafia em cirílico. Já colgarei aqui algo do que escrevim, é muito bonito ainda que não entendo nada. Outra consequência é que, por cortesia de Masha, trouxem uma garrafa de vodka e uma lata de kaviar, typisch deutsch!
Passaram muitas cousas interessantes, mas a que vou contar aqui paga a pena. Passei as três semanas dormindo relativamente pouco, saindo muito e, contudo, frequentando as aulas. Não faltei nem um só dia. Pois bem, o último dia estivem até as 3 com os colegas gravando DVDs com fotos e tinha que erguer-me às 5 para ir ao aeroporto. Duas horinhas de sono, colher um bus, um comboio e chegar ao aeroporto às 7, duas horas e meia antes de que saisse o avião. Pois eu, que sempre despertara à sua hora, não ouvim o relógio e despertei às 8. Sabendo que não colhia o avião, marchei para o aeroporto e cheguei às 10 e pico. O avião não tivo demora, com o qual não o colhim. Por sorte havia bilhetes para o dia seguinte, Berlim-Stansted (home, sweet home) e Stansted (home, sweet home)-Kompos. Sem ânimo para ir a Berlim, fiquei no aeroporto até hoje à manhã, quando colhim o avião, esta vez sim, com demora (tampouco tanto, ontem não o colheria com os 20 minutos de mais que tardou hoje). Polo menos, pola tarde vinheram ao aeroporto Masha e Galia, que marchavam para Moscovo e estiveram comigo um par de horas.
Bom, finalmente cheguei hoje, 24 horas e 120 ? mais tarde do que esperava, e safei de ir apanhar as patacas :-) Puido ser pior
Abraços

----- COMMENT: AUTHOR: olga [Visitante] DATE: Fri, 25 Aug 2006 10:59:36 +0000 URL: http://efectoembudo.blogspot.com/

Joer e eu que pensaba que o meu irmán era un desastre por perder o tren a león! Que decepción Ivan! De ti non o esperaba!Vémonos pronto ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Lau [Visitante] DATE: Thu, 24 Aug 2006 19:48:17 +0000 URL: http://www.fotolog.com/bechogordecho

Jajaja Ivan, Ivan, que desastriño me eres, mira que perder el avión! Jo lo siento, sé que es cruel, pero me he reído un montón leyendo tus aventuritas:P Parece que lo pasaste genial por Germania!Me alegro un montón, sobre todo porque en septiembre vas a tener miles de historietas que contarnos! 1besazo y sigue pasándolo tan bien.

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Proposta para a RTVG BASENAME: proposta_para_a_rtvg DATE: Fri, 28 Jul 2006 13:42:20 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Uma das maiores críticas que recebem a rádio e a televisão galegas é a baixa (menor, ínfima) qualidade da língua utilizada pelas locutoras/os locutores. Especialmente os dos telejornais da TVG, eu sempre atendo ao mal que falam e às vezes não me inteiro bem da notícia. Ontem, vendo o telejornal das 14.30, e depois de ouvir palavras como *vigiância, ocorreu-me uma ideia genial para que as locutoras/os locutores aprendam a falar. Está baseado nos métodos que empregam os caçadores para educar os cães:
Material necessário
-Um colar que produza pequenos choques eléctricos.
-Uma filóloga/um filólogo com alto domínio da norma culta do galego (ou duma das normas incultas, não imos ser tão exigentes). Teóricamente a CRTVG já tem, ainda que nos telejornais não se aprecie. Sempre se podem contratar, a situação laboral deste colectivo não é boa e muitos trabalhariam pela comida.
Método
-A filóloga/o filólogo deve ter um botão que active o colar da locutora/do locutor. Cada vez que o locutor diga *vigiância ou *o jogador não foi convocado por estarem lesionado, a filóloga/o filólogo preme o botão e a locutora/o locutor recebe um pequeno choque que funciona como estímulo negativo. Deste jeito, a locutora/o locutor relaciona o erro linguístico com o choque e tenderá a não repeti-lo. Também se podia usar um estímulo positivo, como dar-lhe uma bolacha, cada vez que use bem uma oração de infinitivo ou uma condicional com futuro de subjuntivo.

Outro método, mais económico para a CRTVG e menos humilhante para as locutoras/os locutores e para as filólogas/os filólogos, seria que a gente tomasse a sério o seu trabalho. Se o trabalho consiste em falar, pois fazê-lo bem. Há cursos e métodos de aprendizagem de língua que qualquer trabalhador da CRTVG (ou mesmo a empresa) poderia pagar. E também há gente que sabe falar e que poderia fazer bem esse trabalho.

Nota (04-09-2006) Hoje decidim fechar os comentários para este artigo porque já vão duas vezes que tivem que eliminar spam em quantidades industriais. Hoje foram 64, da outra vez eram menos. Portanto, qualquer comentário sobre este post colocade-o num post mais recente. Espero não ter que fazer o mesmo mais vezes, o meu blog nunca foi fechado aos comentários.

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Wed, 09 Aug 2006 16:55:07 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

O tema, meu caro Héctor, é que a retranca, como forma de humor, exige uma certa capacidade de análise e de distanciamento da realidade que, como comprovamos dia trás dia, nem todos tenhem.
Tawil, eu penso que, se um cão aprende, um jornalista (ou mesmo um “jornalista") também aprende.
Elena, procura não tomar a sério as minhas cousas, não te amargues porque eu não vou expor ninguém a choques eléctricos. Lê-me entre linhas, se queres, eu penso que a mensagem é clara se a lês com calma e com uma mente aberta.
E espero que radical seja algo bom, porque não estou disposto a permitir que se me insulte na minha própria casa.
Um abraço desde potsdam.
PS. Às vezes síntome cansado, tão cansado… Polo menos esta vez não me chamaram terrorista.

----- COMMENT: AUTHOR: Héctor [Visitante] DATE: Mon, 07 Aug 2006 22:38:47 +0000 URL: http://hectorcanto.blogspot.com

Eu ponho-me a dispossiçom da CRTVG para fazer o trabalho de pulsador de botons, quando o filólogo/a diga eu premo, gratuitamente.

Viva a retranca

----- COMMENT: AUTHOR: Tawil [Visitante] DATE: Mon, 07 Aug 2006 13:25:56 +0000 URL: http://odemo.blogaliza.org

Eu tam feliz de ser radical elena ;)

E falando da proposta: Parte dum suposto incorrecto, que leva a um erro sistémico: Supor que todos os “jornalistas” (HA!) da TVG tenhem um sistema nervoso desenvolvido dabondo como para que o método estímulo-resposta funcione….

----- COMMENT: AUTHOR: elena [Visitante] DATE: Mon, 07 Aug 2006 08:31:49 +0000 URL:

a vos si que non se vos entende. radicais, menos mal que sodes unha minoría. a ver en que sitio de galiza se fala como o facedes vos mellor si vos ides a Portugal

----- COMMENT: AUTHOR: Iago [Visitante] DATE: Sat, 29 Jul 2006 23:52:17 +0000 URL:

Ora bem, o d usar masculinos/as ou femininos/as genéricos/as nom seria d agradecer na tvg, não/a?
:P
Catxondeio/a pa o ivan.

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Sat, 29 Jul 2006 19:18:19 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Mais efectivo seguro que era, o problema é que a legislação restritiva que padecemos não o permitiria…

----- COMMENT: AUTHOR: Ivoninho [Visitante] DATE: Sat, 29 Jul 2006 18:40:12 +0000 URL: http://fotolog.com/ivoninho

Sim, eu também penso que o primeiro seria mais efectivo.

----- COMMENT: AUTHOR: A Randeeira [Visitante] DATE: Sat, 29 Jul 2006 06:35:24 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arandeeira

Quedo con 1º. método.

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Vamos para barcelona!!! BASENAME: vamos_para_barcelona DATE: Tue, 04 Jul 2006 14:34:09 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Que alegria, admitiram-me para o Máster de Tradução Audiovisual em Barcelona!!! Já tenho algo que fazer para o ano próximo, retrassamos mais um ano o fim da vida de estudante. De todos os jeitos, este ano vai ser de transição. Já irei contando.
Uma recomendação que vos deixo aqui, visitade http://aboleio.blogspot.com, a pracinha onde a partir de agora nos reuniremos a gente de Vigo. Passai, que sempre há-de haver alguém.

----- COMMENT: AUTHOR: gerardinho2000 [Membro] DATE: Fri, 14 Jul 2006 12:20:25 +0000 URL: http://gerardouz.pt.to

A todo isto, parabéns por teres sido aceite no máster. Tendo em conta que já há bastantes dias que no-lo comunicaste, não tem desculpa que esquecesse as felicitações.

Por certo, apenas uma cousinha: a vida de estudante vai-la arrastar ainda dous aninhos mais, quase seguro, porque estas cousas… o que queres, são um vício difícil de deixar :-D!

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Aqui estou... BASENAME: aqui_estou DATE: Mon, 26 Jun 2006 18:06:06 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

...escrevendo desde o meu portátil novo, que tantos desgustinhos me deu e que por fim está na casa, e escutando as canções de Apologhit. Que boa a de Transilvanians! Ska ska ska!!!
O fim da licenciatura em Vigo está a ser um pouco estranho, há gente que não sei se vou ver em muito tempo e ainda assim às vezes surgem problemas totalmente desnecessários. Que complicados podem ser os seres humanos! ? eu não porque, como todo o mundo sabe, não sou humano :D
O outro dia fum à praia com meus pais, minha avoa e meu irmão. Estivem jogando à bola com meu irmão e saiu-me o escorpião! Três vezes!!! E uma delas rematando, eh! Bom, realmente não foi tão espectacular como o do video &#59;)
Hoje fum a Kompos, jantei com meu pai n'O Dezasseis e tava ali meio Comité Central do Partido. Penso que tavam comendo nenos, mas eu estava um pouco longe e não o vim bem, e tampouco quero acussar sem provas, que depois tudo se acaba sabendo.
Escrevim um haiku ? só na forma, não no tema, mas como é o meu blogue poderei publicar o que me acorde, ou não?
Paradoxo estranho
ser uma porta fechada
a dar liberdade.

Beijos e abraços para todas e todos.

----- COMMENT: AUTHOR: Dara [Visitante] DATE: Fri, 30 Jun 2006 22:25:09 +0000 URL: http://www.fotolog.com/indarita

Ves? Al final todo vuelve a la normalidad…mas o menos :)

Quizas ya no haga falta volver a cerrar la puerta, y la paradoja deje de ser paradoja.

Miss U

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Thu, 29 Jun 2006 20:06:49 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Grande Higuita! :D

----- COMMENT: AUTHOR: olga [Visitante] DATE: Thu, 29 Jun 2006 10:49:51 +0000 URL: http://efectoembudo.blogspot.com/

Mmm, como nunca estou nunca me entero de nada. Que felicidade a ignorancia!

----- COMMENT: AUTHOR: Lauraborracha [Visitante] DATE: Wed, 28 Jun 2006 14:33:42 +0000 URL: http://www.fotolog.com/bechogordecho

JAJJAJA
Ivan!perdoa a miña chamada e inevitable conversación de borracha. Es un ceu, que paciencia! Bicos mil

----- COMMENT: AUTHOR: Filho de JHPR [Visitante] DATE: Tue, 27 Jun 2006 09:34:53 +0000 URL: http://filhodejhpr.blogspot.com

Fim de ano certamente exquisito, mas confiemos em que a união de tanto tempo não vaia ao caralho agora. Uma aperta.

----- COMMENT: AUTHOR: Iago [Visitante] DATE: Mon, 26 Jun 2006 22:23:59 +0000 URL:

Bom, o tempo dirá se os problemas fórom desnecessários ou nom…

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Avergonhado BASENAME: avergonhado DATE: Fri, 16 Jun 2006 11:48:35 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Eu também o confesso avergonhado, ontem sentim-me identificado com Fernando Ónega. Em fim, suponho que isto acontecerá nas melhores famílias.
Ivan

----- COMMENT: AUTHOR: Arduina [Visitante] DATE: Mon, 19 Jun 2006 21:51:53 +0000 URL: http://www.orecuncho.com

A min pasoume hoxe á mañá o mesmiño! jaja, pero por cousas diferentes. Na radio con Herrera falaban do estatuto, e saiu o tema do estatuto de Galicia. Dixo o Herrera algo criticando o tema do galego “imposto", e Onega dixolle que as letanias da Santa Compaña nunca se dixeran en castelán, coma apoiando o tema do galego.
Igual estamos doentes!

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Fri, 16 Jun 2006 21:13:31 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Caro Dáni, o certo é que não fum claro no meu post. O que me avergonha não é não ter visto o partido, é sentir-me identificado com o Fernando Ónega :-P

----- COMMENT: AUTHOR: Ivoninho [Visitante] DATE: Fri, 16 Jun 2006 16:43:31 +0000 URL: http://ivoninho-tomaapalavra.blogspot.com

Anda, se ao final vai ser que havia mais gente coma ti que não viu o jogo, hehehe. Nada, tranqüilo, não sintas vergonha, fizeste bem.

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Canção do verão BASENAME: cancao_do_verao DATE: Wed, 07 Jun 2006 16:32:24 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Fazendo uma pausa na tradução duma sentença, que ocupa o tempo que não dedico às duas traduções científicas que tenho pendentes, vou deixar aqui uma proposta de canção do verão. Deixo aqui o último éxito do Quim Barreiros, A Cabritinha.
A Cabritinha
La Ventanita já não está na moda, este vai ser o verão d'A Cabritinha!
Pode-se ver o video aqui, não o subo porque o blogue não mo permite.

----- COMMENT: AUTHOR: elena [Visitante] DATE: Tue, 08 Aug 2006 13:56:15 +0000 URL:

ivan en que idioma escribes tio, non se entende

----- COMMENT: AUTHOR: noe [Visitante] DATE: Fri, 09 Jun 2006 11:03:51 +0000 URL: http://www.laranxeiraverde.blogspot.com

É unha pena iso de non ter internes na casa porque non podo escoitar a canción, pero fíome dos teus gustos musicais e seguro que vale para a canción do verán. PD: é unha pena que na cea do acto non puxeran a ventanita. ¡A ver se para a próxima!

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Thu, 08 Jun 2006 21:00:10 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Se Opá é a canción do verán, esta tamén o poderá ser… xD En apologhit.vieiros.com podes votar pola canción do verán galega.

Ei, creo que fixen un haiku!! :-P
O maio xa chega;
mil árbores floridos
veñen con el.
P.D: Cambieino un pouco a respeito do que puxen no Recuncho.

----- COMMENT: AUTHOR: admin [Membro] DATE: Thu, 08 Jun 2006 09:25:10 +0000 URL: http://agal-gz.org/blogues/

Como te já informo em correio personalizado, a questão de introduzir vídeos do YouTube nas entradas dos blogues agal-gz já foi resolvido. Podes ver como fazê-lo aqui.

----- COMMENT: AUTHOR: Anita [Visitante] DATE: Wed, 07 Jun 2006 19:32:46 +0000 URL: http://www.utilizame.blogspot.com

Hahaha, não vas acreditar!!!! Mas já foi o éxito do ano passado!!! buaaahhh, q recordos!!!! Em Lisboa em todas as festas cantavamos “eu gosto de mamar nos peitos da cabritinha"!!!!! mas também a ouvi em festas na Galiza!!! É a hostia!!!

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: O que seria eu se tivesse sido... BASENAME: o_que_seria_eu_se_tivesse_sido DATE: Tue, 30 May 2006 22:00:11 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Por convite do Gerardo respondo a este pequeno (mais ou menos) inquérito. Tanto trabalho e tão pouca gana de trabalhar...

O que seria eu se tivesse sido...

* ... um mês: Agosto
* ... um dia da semana: o sábado
* ... um momento do dia: a hora do café, depois de jantar
* ... um planeta: Plutão, porque tem uma órbita estranha. Ou Melmac :-P
* ... um animal: o ornitorrinco
* ... um móvel: a espreguiçadeira
* ... uma bebida: água do poço
* ... um instrumento musical: a gaita (a convivência fai com que nos pareçamos, acho)
* ... uma fruita: só podo pensar em cereijas (acabo de comer nelas), mas suponho que seria um kiwi (se isto não é escrita automática...)
* ... uma canção: Canto del servo pastore (de Fabrizio de André). Ou talvez a versão em friulano, Cjant dal pastor.
* ... uma matéria: da escola? A História
* ... uma parte do corpo: o lombo
* ... um objecto: uma almofada
* ... uma comida: castanhas assadas na lareira
* ... um personagem animado: Yogi
* ... um número: o 1
* ... um (auto)carro: um Range Rover (mas com um preço popular)
* ... uma cidade: Corunha
* ... uma dor: a nostalgia
* ... um mar: o Mar da Tranquilidade
* ... um idioma: o islandês
* ... uma flor: o bilitroque
* ... uma cor: a cor castanha
* ... um verbo: ultimamente, trabalhar. No meu estado normal, folgar
* ... uma estação do ano: o Verão
* ... uma prenda de vestir: um pano (já sei que é um complemento, mas eu seria um pano e pronto!)
* ... um livro: Arredor de si
* ... um país: Utopia
* ... um lugar: o meu quarto, por exemplo
* ... um desporto: a bilharda
* ... um filme: gostaria de ser um de Clint Eastwood com Sergio Leone, mas acho que não sou tão duro :-)
* ... uma marca: a ferro
* ... uma série: os Simpson
* ... uma página web: não é por copiar a resposta do Gerardo, mas acho que seria este blogue
* ... um sabor: o do chá verde
* ... um signo do zodíaco: Áries
* ... um perfume: o do café acabado de fazer

Convido cinco pessoas: Dáni, Héctor, Ana, Jose e Noe.
Este blogue fica aberto para qualquer dúvida, comentário ou proposta. Isto é, se pensades que sou tão duro como Clint Eastwood nos filmes de Leone, por exemplo, mandai um comentário :-)
Abraços

----- COMMENT: AUTHOR: Anita [Visitante] DATE: Fri, 02 Jun 2006 19:12:03 +0000 URL: http://www.utilizame.blogspot.com

Olá menino!!! Já está o meu inquérito no meu blog!!! A ver q pensas!!!
Gostei muito do * … um momento do dia: a hora do café, depois de jantar e do * … um móvel: a espreguiçadeira!!!
Obrigada pelo convite!!! Beijinhos e não estudes muito!!!

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Thu, 01 Jun 2006 14:43:28 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Non o comparo, Chuck está moito por riba!! ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Jose [Visitante] DATE: Wed, 31 May 2006 22:53:22 +0000 URL: http://www.blogeli.com

Ola!!

Xa fixen o inquérito e colgueino no meu blogue, xa que supuxen que era onde debía facelo. Non sei que pasou co dos comentarios no meu blogue, síntocho. Por certo, descúbrense cousas moi interesantes sobre outra xente e sobre un mesmo…

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Wed, 31 May 2006 19:03:37 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

O de Chuck Norris está simpático porque está de moda, mas por favor não mo compares com Clint!
Estaria bem um inquérito em Vieiros tipo: «Quem é para ti o mais duro do mundo? A: Clint Eastwood; B: Chuck Norris; C: Don Manuel; D: Luís Tosar.»
E outra cousa, se queres convidar gente para o questionário coloca-lhes um comentário, que às vezes não se dão conta.
Ivan

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Wed, 31 May 2006 18:14:48 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Non é por quitarche a ilusión, mais Clint Eastwood quedache lonxe :-P. Eastwood debe de ser a segunda persoa máis dura do mundo, detrás de Chuck Norris e as súas patadas xiratorias. :D

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Só por saudar BASENAME: so_por_saudar DATE: Mon, 22 May 2006 08:50:07 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Se algum dia há um tour dos blogues, eu não vou levar o prémio da regularidade... Talvez o da montanha, porque cada mês escrevo um post longuíssimo. Em fim...
Na sexta foi o acto de licenciatura, todos superelegantes e acompanhados das famílias para irmos buscar um diploma falso :D A verdade é que foi divertido. E depois a ceia, que também foi boa! Penso que, depois de cinco anos estudando juntos, é a primeira vez que estamos quase todos.
Foi bonito como são bonitas as cousas que acabam, com um pouquinho de saudade. Agora é que o futuro é incerto (ser, é sempre, mas esta vez nota-se).
Foram cinco anos com os seus momentos melhores e os seus momentos piores. Não há problema, porque pouco e pouco irei esquecendo os maus e lembrarei os meus anos na universidade como os melhores.
Vou marchando, que vinha só por saudar...

----- COMMENT: AUTHOR: saavedra [Membro] DATE: Fri, 26 May 2006 00:57:51 +0000 URL:

Já me contarás como é isso de ter saudades do CUVI - se chegas a tê-las algum dia.
Afinal para o próximo ano animas-te a baixar para além do Minho e do Douro?

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Mon, 22 May 2006 21:27:29 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Obrigado pelos parabéns, mas ainda não acabei. Este foi um acto fictício, ainda tenho que fazer os últimos exames. Espero acabar daqui a um mês.
Gerardo, aceito o convite. Talvez tarde alguns dias em responder porque tenho muitíssimo trabalho.
Um abraço
Ivan

----- COMMENT: AUTHOR: Arduina [Visitante] DATE: Mon, 22 May 2006 20:52:03 +0000 URL: http://www.orecuncho.com

Esa sensacion é triste, pero moi bonita. Parabens por remata-la carreira.
Agora xa non tes excusas para non escribir no blog! :)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Mon, 22 May 2006 17:50:25 +0000 URL: http://madeiradeuz.blogspot.com

Não sei o que se passa, mas tu, o David, o Anjo Caído (asminhasterrasbaldias.blogspot.com) e o Cibergaiteiro (cibergaiteiro.blogspot.com) regressastes à rede justo hoje. Que bem!

E por isso, que melhor que um ‘convite’? http://madeiradeuz.blogspot.com/2006/05/meme.html

----- COMMENT: AUTHOR: xavi [Membro] DATE: Mon, 22 May 2006 14:28:58 +0000 URL: http://mariacastanha.agal-gz.org

Já acabaste a carreira! Muitos parabéns!!!

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Afinal pudem dormir na cama! BASENAME: afinal_pudem_dormir_na_cama DATE: Thu, 13 Apr 2006 13:59:08 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Pois sim, ao contrário do que suspeitava, o corpo suportou a cama depois de vários dias dormindo no chão, em assentos de comboio nojentos, em bancos de aeroporto... Bom, algum dia também tocou cama. E suportei-na, de facto dormim mais de 12 horas :-P Isso não pode ser são!
No dia 1 chegamos a Budapeste, que é bonita mas não me impressionou, talvez eu esperasse outra Praga, ou pode ser que não estivesse na melhor disposição de espírito, quem sabe. Vimos um comício do PP de Hungria (o partido Fidesz), já que houve eleições ao parlamento no 9 (a segunda volta será no 23). Por certo, o Fidesz foi segundo depois do partido socialista. Como se vê, em todas as partes se cozem favas.
Dali a Sarajevo, talvez a minha favorita de todas quantas vimos apesar de que só estivemos um dia. Parece um collage, ali há sérvios, croatas e bosníacos, a gente é acolhedora... O mercado central, que suponho que é um bairro bosníaco, parece um anaco de Turquia colocado no centro dos Balcães.
Depois Split, uma vila mediterrânea típica, com as suas casinhas brancas, os seus restos romanos, o seu mercado. Muito turística, o que talvez lhe tire algo de engado mas que ao tempo lhe dá muita vida. Se tendes tempo e algum dinheiro, a costa da Croácia paga a pena.
De Split marchámos para Zagreb, nada do outro mundo, uma cidade europeia normal, com os seus edifícios históricos e já está.
Desde Zagreb, para Bratislava, com aventura de fronteira e comboio. Bratislava é uma cidade bonita, acolhedora, o bom tempo acompanhou-nos.
Dali fomos a Praga, que eu já conhecia. Muito turismo, mas continua a impressionar. Depois dum par de dias em Praga, a metade do grupo marchou para Polónia e os outros para Brno, também bonita e acolhedora, onde colhemos o avião para Stansted. Noite no aeroporto e volta para Santiago.
Isto é só um esquema, as aventuras já as irei contando e já irei colgando fotos.
Saúde
Ivan

----- COMMENT: AUTHOR: Gerardo [Visitante] DATE: Mon, 08 May 2006 12:40:43 +0000 URL: http://www.gerardouz.org

A verdade é que às vezes este tipo de viagens trazem surpresas do mais esquisitas :)

E sim, QUEREMOS IMAGENS!!

----- COMMENT: AUTHOR: Anita [Visitante] DATE: Mon, 24 Apr 2006 17:01:26 +0000 URL: http://www.utilizame.blogspot.com

Joe, que envexaaa!!! Eu tamén quero…. seguramente nós non faremos viaxe de fin de carreira, así que terei que pirarme eu e a miña mochila… pero antes, quero algunha das túas explicacións culturais (que teño ouvido que son moi interesantes)!!
Espero ler por aquí máis cousiñas desa viaxe!

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Até a volta, logo! BASENAME: ate_a_volta_logo DATE: Fri, 31 Mar 2006 19:07:57 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Pois para os que não o sabem, amanhã marcho de viagem e não voltarei até o dia 11. No blogue suponho que não se notará muito porque ultimamente estou a escrever pouco, mas à volta hei de escrever algo, polo menos a crónica da viagem.
Vou com alguns colegas da faculdade de interrail, iremos a Budapest, Sarajevo, Split, Zagreb, Bratislava e Praga. Depois alguns voltamos e outros continuam para Polónia. Estou emocionadérrimo, já não vejo a hora de chegar a Budapest!!!
Pois logo divertide-vos os que ficades, eu já contarei que tal foi. E talvez traia alguma fricada para colocar aqui no blogue. Por exemplo, um papel escrito em croata, bosníaco e sérvio, ou uma foto de alguma cidade húngara que tenha um o com dous acentos, ou um u com circulinho da República Checa... Cousas destas que me interessam a mim e que a vós pode ser que não.
Venha, vemo-nos à volta
Até

----- COMMENT: AUTHOR: noe [Visitante] DATE: Mon, 03 Apr 2006 17:37:05 +0000 URL: http://www.laranxeiraverde.blogspot.com

Dios, ¡que envexa! Bueno, espera, que eu en semana santa vou a Zurich… Vale, xa non teño tanta envexa, pero algo si, que eu só vou estar nunha cidade e vós en tropecentas. En fin, xa porás fotos ou algo. Unha aperta a todos os tolos que andades por Europa adiante e a pasalo ben.

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Caiu! BASENAME: caiu DATE: Sun, 26 Mar 2006 22:16:10 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Parecia impossível, mas aconteceu. O temporal, que já queimara com o sal algumas bandeiras, decidiu hoje dar a entender que a bandeira espanhola não fazia nada no passeio marítimo da Corunha. E deitou-na ao chão, assim sem mais. Esperemos que o novo alcaide não pense em repô-la, que admitam que se a natureza não a quere será porque é má em si :-P
O melhor foi que no momento em que caiu passavam por ali os amigos d'O Varal, e talvez amanhã tenhamos um vídeo do caso.
O motivo do post de hoje, depois de tanto tempo, iam ser precisamente os d'O Varal e o Bilharda All Stars que teve lugar hoje na Corunha, mas suponho que falarei disto no seguinte post quando tenha já alguma foto. O que vos podo dizer já é que foi um grande espectáculo.
Ivan
Nota: Pode-se ver o vídeo em exclusiva de Tele-Varal em http://youtube.com/watch?v=T0B8_xC7NbM.

----- COMMENT: AUTHOR: xavi [Membro] DATE: Wed, 29 Mar 2006 15:03:31 +0000 URL: http://mariacastanha.agal-gz.org

Eu estivem na festa de CUAC FM o sábado à noite, a verdade é que teria gostado de ir o domingo ver o Bilharda All Stars, que nunca vim jogar este desporto nosso.

Que bom o vídeo da bandeira. Alguém sabe que foi da bandeira? Ao estar ali à mão ninguém a levou o lhe “fijo algo"? Lume! xD

Enfim, afinal o Javier Lousada já dixo que ia repor o “monumento à pluradidade de Espanha".

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Mon, 27 Mar 2006 19:15:02 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Magnífico o vídeo!! Non podo parar de velo, hahaha!

----- COMMENT: AUTHOR: FEDERICO [Visitante] DATE: Mon, 27 Mar 2006 16:01:45 +0000 URL:

Grazas Iván. Por poñer o noso vídeo. Eu non son o cámara oficial, pero é que tiñemos que sair correndo que se nos viña encima.
Grazas tamén por acompañarnos na festa da CUAC fm.

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Direitos linguísticos BASENAME: direitos_linguisticos DATE: Tue, 21 Feb 2006 20:24:16 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Vivemos numa sociedade bilíngue? Pode ser... Se uma sociedade com duas (mesmo mais) línguas é uma sociedade bilíngue (ou multilíngue), podemos estar de acordo. Outra cousa já são os direitos linguísticos reconhecidos às comunidades falantes destas línguas.
No caso galego existem duas línguas (mesmo mais), mas os direitos reconhecidos às comunidades linguísticas não são iguais. Qualquer galegófono poderia confirmar que é impossível receber em galego todos os serviços imprescindíveis. Não estou falando de que os programas informáticos estejam em galego, estou falando de que estejam em galego os documentos da Segurança Social. Ou que os galegófonos possamos fazer em galego o contrato de aluguer do apartamento em que vivemos.
Precisamente foi este o problema que teve o Valentim, que solicitou na agéncia imobiliária que o contrato de aluguer estivesse em galego. A discusão com a gerente é absurda, poderia ser mesmo engraçada se não fosse real. Pode-se aceder à transcrição da conversa e à sua transcrição no Portal Galego da Língua [audio em mp3] [transcrição em pdf].
A agência perdeu dous clientes, os proprietários do apartamento e o Valentim, só por negar-se a redigir um contrato em galego. Se mais gente reclamasse os direitos que lhe correspondem, as empresas galegas deixariam de tratar os galegófonos como clientes de segunda categoria.

----- COMMENT: AUTHOR: nando [Visitante] DATE: Thu, 16 Mar 2006 09:46:15 +0000 URL:

Ola! Preciso falar contigo… mais non atopo o enderzo de correo electrónico no perfil. ¿podes escreberme a nandinho_gz@hotmail.com? GRAZAS!!

----- COMMENT: AUTHOR: Ivoninho [Visitante] DATE: Sun, 05 Mar 2006 18:52:33 +0000 URL: http://ivoninho-tomaapalavra.blogspot.com

Que a fulana negue saber o galego e depois se atreva a dizer uma frase é lamentável, além da sarta de “gilipolleces” que solta a tipa, em fim, assim mal vamos.

----- COMMENT: AUTHOR: Anita [Visitante] DATE: Thu, 23 Feb 2006 11:21:13 +0000 URL: http://www.utilizame.blogspot.com

Interesante comentario Ivan, e a verdade é que tés toda a razón, temos que afacernos a reclamar os nosos dereitos, porque non é outra cousa máis ca iso, os nosos dereitos!! Lembrareime disto a próxima vez que teña algún conflicto deste tipo :)
Vémonos

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Best wishes, sir Francis! BASENAME: best_wishes_sir_francis DATE: Fri, 10 Feb 2006 11:25:22 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

O nosso Sir favorito deixa-nos. Marcha para Roma, de embaixador ao Vaticano. Que foi, que tinha medo de não ter maioria absoluta nas próximas eleições? Temos que compreendê-lo, Sir Francis não está preparado para governar em minoria, por isso nos deixa nas mãos de Losada, Marón e Barcón, os seus fieis feudatários, para que sejam eles os que perdam o governo da cidade. Eu tenho 22 anos, sir Francis é o único alcaide que lembro na minha vida. E agora marcha (em boa hora). Hoje festa!
Best wishes, sir Francis!
PS: Tanta alegria, e agora só nos faltava que o Papavento Papa Bento não o quigesse...

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Tempo livre BASENAME: tempo_livre DATE: Tue, 07 Feb 2006 11:22:37 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Como poderedes supor pola profusão de posts nos últimos dias, não tenho muito que fazer... E a cabeça tem que trabalhar, se não vira mais lenta.
Para manter um pouco a actividade, estivem a traduzir uma canção, assim vejo se posso dizer o que quero com limitações de sílabas e de palavras. Levou-me duas manhãs (ou uma e meia) e penso que o resultado é aceitável.
O poema original é Les Passantes, de Antoine Pol, na versão cantada por Georges Brassens. A métrica da minha versão não é a mesma do original, mas penso que acai bem à música de Brassens. Como o meu francês não é muito bom, ajudei-me da versão italiana de Fabrizio de André, Le Passanti. A quarta estrofe foi cantada por Brassens só numa das duas versões publicadas, e não foi cantada por de André. Eu traduzi-a porque gostava, e a minha versão é para a mesma música que levam as outras estrofes.
Clicando no Continua poderedes ver a minha tradução

As Passantes (Traduzida do original francês por Ivan Fontão Bestilheiro)

Eu quero dedicar este poema
Às mulheres que topei na senda,
Amor da vida, amor de um ano ou flor de um dia.
Àquelas que mal conhecemos,
Que o Destino cruel que sofremos
Não nos deixou ver mais na vida.

Àquela que sai à janela
Só um segundo, pra podermos vê-la,
E que aginha volta a fugir.
Mas cuja esbelta silueta
Fica escrita na nossa cabeça,
Cuja imagem nos faz sorrir.

À companheira de viagem
Por cujos olhos, formosa paisagem,
O longo caminho é mais breve.
És, talvez, o único que a entende
E, contudo, permites que se arrede
Sem sequer ter rozado a sua pele.

Àquela subtil valsadora
Cujos olhos parecem agora
Muito tristes para o carnaval.
Queria não ser conhecida
E, aguardada por toda a vida,
Não voltou nunca a valsar.

Àquelas que já estão atadas
A um estranho que não é quem amavam
Junto ao qual a sua vida decorre.
Elas deixam, inútil loucura,
Ver do Amor, a face mais dura:
A saudade que mata, que não morre.

Caras imagens entrevistas,
Ilusões que o tempo dissipa,
O vento vos levará.
Pois a pouco que a vida nos bem-trata
A nostalgia fica soterrada
A memória lembra só o amanhã.

Mas se não vivemos a vida
Com inveja, vemos na fantasia
O que no passado ficou:
Os beijos que perdemos por cobardes,
Os amores aos quais fomos tarde,
Tudo quanto pôde ser e não foi...

Então, nas noites de saudade
Habitam a nossa soidade
Os espectros do que deveu ser.
Os beiços que não beijamos dantes,
Os corpos das belas passantes
Que nós não pudemos reter.

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Sempre Pucho! BASENAME: sempre_pucho DATE: Sun, 05 Feb 2006 23:27:42 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Venho dum dos concertos mais emocionantes dos últimos tempos, a homenagem a Pucho Boedo na Corunha. Foi um destes dias em que a minha cidade se reencontra, em que ser corunhês é algo que não se pode explicar. O orgulho e a dignidade desta Corunha que tantas veces parece querer esquecer o que é e donde vem renascem na homenagem a um dos seus filhos mais ilustres, Pucho Boedo.
O concerto teve vários momentos especialmente emotivos, como a versão de A Outra Nai cantada por Nancho Novo e com a guitarra de Xoel (Deluxe), Ne me quitte pas de Yolanda Vázquez... todas boíssimas, e com a música dos Satélites. E também os vídeos de Pucho, em geral uma grande actuação. Foi gravada para a galega, assim que poderedes vê-la todos os que não a vistes.
Já estou esperando o do ano próximo, veremos com que nos surpreendem.
Sempre Pucho!

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Rádio e televisão em galego BASENAME: radio_e_televisao_em_galego DATE: Thu, 02 Feb 2006 17:23:44 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Às vezes é difícil para os galegos o acesso aos meios de comunicação lusófonos de forma gratuíta e legal. O sinal das televisões e rádios de Portugal só se recebe perto da fronteira, e de forma muito fraca. A alternativa costuma passar polos satélites, mas muitas vezes é necessário um decodificador que não se pode vender (legalmente) na Espanha.
Por isso, os galegos recebemos na nossa língua apenas a RTVG e alguma emissora municipal, pouco em comparação com o que recebemos em espanhol, embora às vezes tenha melhor qualidade.
O meu blogue, na sua vocação de serviço público, oferece-vos algumas emissoras de rádio que se podem ouvir através da Internet:
Radiogaliza
Rádio Cultura Angolana
TSFOnline
E alguns directórios onde se podem achar outras emissoras:
Directório de Rádios Online do Brasil
Directório de Rádios Online de Portugal
Em TvRadioWorld também há listagens de rádios e televisões de todo o mundo.
É concerteza uma solução precária, e só é útil para quem tem um bom acesso à Internet, mas podemos fazer que isto mude, é só passar polo sítio web da Plataforma para a Recepção das Televisões e Rádios Portuguesas na Galiza.
O acesso a rádios (e, em menor medida televisões) online é pouca cousa, mas é uma forma de ouvirmos, por exemplo, notícias internacionais na nossa língua (e sem expertos que falam em espanhol, como na RG) e músicas diferentes das dos 40, M80 ou KissFM.

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Wed, 08 Feb 2006 10:39:11 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Tentara entrar algumas vezes e já o suspeitava, lamento imensamente a confirmação

----- COMMENT: AUTHOR: Vítor Manuel Lourenço Peres [Visitante] DATE: Tue, 07 Feb 2006 21:26:55 +0000 URL: http://alter-galiza.agal-gz.org

Ivan, radioGaliza.net, desgraçadamente, morreu há uns meses, após um ataque ao server no qual estava hospedada.

As pessoas que faziamos parte do projecto decidimos não recuperá-lo.

----- COMMENT: AUTHOR: eue [Visitante] DATE: Fri, 03 Feb 2006 14:13:13 +0000 URL: http://haicu.blogspot.com

Muita razóns tes, meu. A primeira pedra para unha verdadeira reintegración ao noso espazo lingüístico son os medios.
Aí é onde se ve a hipocresía do Eixo Atlántico e toda esa verborrea. Recibir o sinal da RTP é hoxe en día tecnoloxicamente posible e urxente.
Un saúdo.

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: De derrota em derrota até a vitória final! BASENAME: de_derrota_em_derrota_ate_a_vitoria_fina DATE: Thu, 19 Jan 2006 12:34:15 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Pois é-vos o que há. Marqués Rasputín 12-0 Exército Vermelho. O resultado é uma tristeza, mas o jogo não foi assim tão mau. A vitória deles foi merecida, mas talvez a diferença de golos deveria ter sido menor. Coloco-vos uma crónica emocionada (porque ainda venho quente) para os que não nos vistes.
Começámos bem. Estávamos os de sempre, 7 para jogar e o Iago de míster. Começamos bem, com o Dáni na baliza, mas três erros de defesa regalaram três golos ao Marqués Rasputín. Nesse momento, o moral caiu como se levasse uma pedra atada nos pés e recebemos mais quatro goles no primeiro tempo. O Dáni voltou-se a queixar da perna e o Isma partiu uma bota.
Quando acabou o primeiro tempo, chegaram Noelia e Xisela. Obrigado polos ânimos, mas para a próxima podedes vir mais cedo, que queremos ver a bandeira vermelha já desde o início do partido. Obrigado também à Uxía, que chegou algo mais tarde, e ao Iago, sempre fiel ao Exército Vermelho.
No segundo tempo relevei o Dáni na baliza. Começamos sendo seis, porque o Isma desaparecera. Foi um momento crítico porque não sabíamos que acontecia. Apareceu ao pouco tempo, fora reparar a bota. No segundo tempo encaixamos cinco golos, mas ao final jogámos melhor. Se tivéssemos saído assim ao princípio, o resultado teria sido outro.
Agora toca aguardar até o próximo jogo, 9 de Março, contra os 12 Apostoles. Então já se verá quem manda.
Avante Exército Vermelho!

----- COMMENT: AUTHOR: keikoa [Visitante] DATE: Mon, 23 Jan 2006 17:56:22 +0000 URL:

ay, noe, noe… si es que no le puedes pedir peras al olmo. (si no lo digo reviento) ;P Pero sabeis que es desde el cariño.

----- COMMENT: AUTHOR: noelia [Visitante] DATE: Fri, 20 Jan 2006 12:49:19 +0000 URL: http://www.laranxeiraverde.blog

Tes razón, para a próxima vez iremos máis cedo, pero é que eu tiña que facer unha putaaaaaaaa enquisa desas. Menos mal que xa rematei. Así que non vos preocupedes, que para a próxima iremos dende o comezo para que vos animedes e nos dediquedes algún gol. =P

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: A melhor piada de loiras da história BASENAME: a_melhor_piada_de_loiras_da_historia DATE: Tue, 17 Jan 2006 15:23:26 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Normalmente não gosto de piadas sexistas, racistas ou todas aquelas que fazem humor com os preconceitos e que se baseiam no desprezo por uma parte, maior ou menor, da humanidade. Porém, hoje achei a , na minha opinião, melhor piada de loiras da história. Espero que gostedes.
Outra cousa, o Exército Vermelho jogará contra o Marqués Rasputín na próxima quinta-feira 19 de Janeiro às 10 da manhã. Exército Vermelho-Marqués Rasputín... não é curioso? Parece uma partida da história russa, ou algo assim. Bom, já se sabe como acabou a história...
Avante Exército Vermelho!

----- COMMENT: AUTHOR: veronica [Visitante] DATE: Wed, 02 Dec 2009 22:30:12 +0000 URL:

adorei a historia da loira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

----- COMMENT: AUTHOR: Noelia [Visitante] DATE: Thu, 19 Jan 2006 10:37:53 +0000 URL: http://www.laranxeiraverde.blogspot.com

Acabo de chegar do partido e vin a túa mesaxe: que saibas que a cámara a tiña Iria, inda que non sei se Xise sacou tamén algunha. De todas formas, xa falarei eu con elas para que che envien algo. Por certo: que o partido non estivo tan mal, pero para a próxima tentaremos chegar antes para que teñades ánimos dende o principio.

----- COMMENT: AUTHOR: noelia [Visitante] DATE: Wed, 18 Jan 2006 09:35:39 +0000 URL: http://www.laranxeiraverde.blog

Así que este xoves partido… Eu estaba pensando en quedar na casa facendo o transcrición para textos audiovisuais, pero case me chama máis o de vos ir animar. Supoño que será no campo de furbol da universidade, ¿non? Pois xa irei eu mobilizando ás mozas para vos dar azos. De todas formas, e por se acaso ¡MOITA SORTE!

----- COMMENT: AUTHOR: iago [Visitante] DATE: Tue, 17 Jan 2006 21:43:17 +0000 URL:

Ganhám… Derde ló…

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: De volta na Corunha BASENAME: de_volta_na_corunha DATE: Thu, 22 Dec 2005 12:15:30 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Pois já vos tinha gana de voltar uns dias à casa. Já vim o David cos ferrinhos, o certo é que não se lhe notam muito.
Mas, muito mais importante do que isto, já compramos as entradas para o Galiza-Uruguai! Bom, desculpai, queria dizer Selecção Galega-Selecção Uruguaia, ou talvez eles se possam chamar Uruguai, já nem sei... Hoje à tarde iremos reservar um posto no autocarro de Siareiras Galegas da Corunha, que o jogo é tarde e depois não temos em que voltar.
Hoje queria ouvir uma das minhas interpretações da passada segunda-feira, dessa sessão de quatro horas com milheiros de combinações linguísitcas. Eu não sei como é nas vossas casas, mas acabo de descobrir que na minha já não é possível ouvir uma cassette. Penso que o único reprodutor que funciona é um que tem meu irmão de quando era cativo, mas está sem bateria e não dou achado um adaptador. Aliás, seria curioso ouvir uma interpretação do Kofi Annan num reprodutor de Playschool :-)
Meus queridos membros do colectivo ganhanista e outros companheiros da universidade que visitades a minha casa na rede, que pensarão os que nos vendem as cassettes? Será que a indústria da fita se mantêm só por causa dos estudantes de interpretação?
Não me vou despedir sem dar os parabéns à Alba que faz hoje 20 anos. D'hoje num ano, e daqui alô muitas vezes!

----- COMMENT: AUTHOR: eue [Visitante] DATE: Tue, 27 Dec 2005 20:03:56 +0000 URL: http://haicu.blogspot.com

Haise que pasar ao mp3, ho!
Eu enxerguei a apocalipse cando desapareceron as fitas limpadoras…

----- COMMENT: AUTHOR: xavi [Membro] DATE: Fri, 23 Dec 2005 18:56:49 +0000 URL: http://mariacastanha.agal-gz.org

Eu também irei à partida, mas espero nom voltar no mesmo dia! Irei ver os concertos, que têm mui boa pinta :D

Por certo, eu na minha casa sim tenho vários reprodutores de cassettes, estaremos tam atrasados? xD

Vemo-nos ali ;)

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Isto já parece o Marca... BASENAME: isto_ja_parece_o_marca DATE: Thu, 24 Nov 2005 17:13:33 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

E é que nos dous últimos posts só falo de futebol. Bom, é que estou emocionadérrimo com o Exército Vermelho!

Hoje voltamos a jogar, esta vez contra os Maxidanoninos, e já se notou uma grade melhora desde o anterior jogo. Não, não ganhamos, tampouco foi para tanto... Afinal perdemos 7-1, e eu de guarda-redes todo o tempo. Esta vez conseguimos manter as posições durante todo o tempo, e chegamos muitas vezes à área contrária. Além disso, um golo do Robisco, que é o Pichichi da equipa. O problema é que ao final já estávamos desfeitos e os outros aínda aguentavam bem. Além disso, doia-me uma perna e não podia correr (de acordo, não ponho desculpas, mas se não me pudesse correr alguma mais parava-a). O ambiente no vestuário foi boíssimo, parecia que acabássemos de ganhar. Quero mandar também um abraço à torcida (especialmente à Maria, que já esteve nos dous jogos), hoje já estavam 3 pessoas!
Bom, como podedes ver, saímos com a moral muito mais elevada porque, aínda perdendo, melhorámos muito. Para a próxima ganhamos!!!

----- COMMENT: AUTHOR: Noelia [Visitante] DATE: Thu, 15 Dec 2005 17:57:50 +0000 URL: http://www.laranxeiraverde.blogspot.com

Alégrome un montón polos vosos resultados. Pero, tal e como acabo de poñer no meu blog: ¡A ver se avisades de cando xogades! Non digo que poñades carteis pola facultade nin nada diso (inda que podería ser) pero polo menos un correo ou unha mensaxe nos vosos blogs ou un comentario no meu… Ideas, ideas. Pensa que canto máis vos promocionedes, máis imos ir. Unha aperta

----- COMMENT: AUTHOR: eue [Visitante] DATE: Thu, 01 Dec 2005 20:06:38 +0000 URL: http://haicu.blogspot.com

Eu tamén era gardamallas, e cando ía xogar ao dreito de saír de marcha paraba coa chupa de ante posta. Chamábanme o porteiro-grunge

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Thu, 24 Nov 2005 20:22:50 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Parabéns! Avante Exército Vermelho!!! Ao final quedaste de can-cervexeiro, non? A ver que luvas che deixo, porque eu tamén me vou quedar en fútbol sala… Deixareiche as máis grandes, non? Bon, xa as verás cando veñas.
Saúdos

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Foi intenso... BASENAME: foi_intenso DATE: Wed, 16 Nov 2005 20:35:05 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Hoje foi um destes dias que serão lembrados polas gerações futuras: foi a estreia do Exército Vermelho. clicai no Continua... que paga a pena :-)

E, como em qualquer filme tipo Días de fútbol, meteram-nos uma chosca criminal. Por vergonha não deveria dizer o resultado, mas vergonha já não tenho muita e prefiro gastá-la noutras cousas. Pois isso, chosca criminal, 23-0... Bom, a parte positiva é que estávamos só 7 e, resistimos todo o partido sem cuspir os pulmões. Também estou orgulhoso porque estivem parando um pouco e evitei alguns golos (espero não ter ganhado para sempre a posição). E quase marcamos o golo da honra! E, como dixeram os da outra equipa, não é que sejamos maus, é que estamos desorganizados :-P
Pois isso, para a próxima semana jogamos outra vez e espero que se note melhoria.
Bom, até mais
Iván
PS. Já tivem queixas por lincar a páginas em alemão, vou-vos pôr mais fácil a criação da vossa própria personagem de South Park. Clicai aqui, venha...

----- COMMENT: AUTHOR: Filho de JHPR [Visitante] DATE: Mon, 21 Nov 2005 07:43:45 +0000 URL: http://filhodejhpr.blogspot.com

Foi entre triste e patético, mas eu já tenho razões para sair a morrer esta quinta.

----- COMMENT: AUTHOR: ivoninho [Visitante] DATE: Fri, 18 Nov 2005 20:00:12 +0000 URL: http://www.ivoninho-tomaapalavra.blogspot.com

A ver, a história foi que escolhemos uma má táctica e claro, quando quixemos mudar pois, já foi impossível. Mas já o dizia Pierre de Cubertain, O importante é participar, e passa-lo bem, e isso não o nega ninguém. Aviso aos que vejades isto (que não seja o Ivan), o próximo jogo é a próxima quinta 24 às 13:00, no monumental do CUVI, se não tedes que fazer podedes vir animar. AVANTE EXÉRCITO VERMELHO!

----- COMMENT: AUTHOR: dami/damiano [Visitante] DATE: Fri, 18 Nov 2005 16:24:42 +0000 URL:

pensaba que era imposible.o mellor cambiando de sistema e ponhendovos todos de porteiros iba mellor o asunto

----- COMMENT: AUTHOR: sabela [Visitante] DATE: Thu, 17 Nov 2005 03:20:27 +0000 URL: http://www.pepilucibom.tk

23?????????? Meu deus!!!!!! Parabéns, rapazes! A próxima seguro que será melhor!

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Wed, 16 Nov 2005 21:25:31 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Por certo, quedácheste de porteiro??? Quen te vería ;-D! Eu posiblemente tamén me teña que quedar o domingo en fútbol sala, quen me verá xD… Polo menos as porterías son pequenas :-D!

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Wed, 16 Nov 2005 21:22:19 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Non me vou rir, non me vou rir xD… Para a próxima gañades! Non meterías en propia, verdade?

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Como seria eu se vivisse em South Park? BASENAME: como_seria_eu_se_vivisse_em_south_park DATE: Wed, 09 Nov 2005 20:25:51 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Estivem brincando um pouquinho com o Planearium, uma página alemã com um Flash para criar personagens segundo o modelo de South Park. Tentei que se parecesse a mim, mas não sei se o conseguim. Julgai os que me conhecedes :-)

Iván

----- COMMENT: AUTHOR: guilherme martins [Visitante] DATE: Mon, 17 Jul 2006 16:31:27 +0000 URL:

o mew!!!
ta bala..
vo te pergunta uma coisa:
como q salva esses bunecos????
flw aeeee
ah…
me manda um email ta
gmp_95@hotmail.com

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Wed, 16 Nov 2005 21:21:47 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Eu xa o deseñei sen axuda grazas ao meu “animal instinct” xD!

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Wed, 16 Nov 2005 19:56:31 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Bom, já que vejo que aqui a gente não se decide a aprender alemão, vou fazer o que tinha que ter feito há muito tempo. Vou-vos dar o endereço exacto da parte da página em que podedes desenhar o vosso boneco. É este link. Também tem versão em inglês.
Ai, ai, ai, que vos tenho que dar tudo mascado!

----- COMMENT: AUTHOR: noelia [Visitante] DATE: Wed, 16 Nov 2005 18:50:49 +0000 URL: http://www.laranxeiraverde.blogspot.com

¡Que bo! Tremendísimo o do moneco. E si que te pareces, eu creo que si. O que pasa é que para seguir o exemplo eu véxome co mesmo problema que David, que de alemán… En fin, que felicidades pola páxina. Vémonos polo CUVI!

----- COMMENT: AUTHOR: é obrigatorio pôr um nome e o e-mail?! [Visitante] DATE: Sat, 12 Nov 2005 11:34:33 +0000 URL:

Um ar inda lhe tés, Iván.
Vaia, Iago, comentaram-me que te fixeras reintegrata (e inda pa mais padronista!) mas nom o acabava de crer. Carambita, carambola.
E, David, o melhor do desenho som os Terrance & Philip da camiseta! Sem dúvida.
;)
Saúdos!

----- COMMENT: AUTHOR: Filho de JHPR [Visitante] DATE: Thu, 10 Nov 2005 16:42:35 +0000 URL: http://filhodejhpr.blogspot.com

Hahaha! Enorme. Ainda te pareces bastante.
IAGO- FRIQUI

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Thu, 10 Nov 2005 13:11:41 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Obrigado pola correcção, evidentemente foi uma interferência do vernáculo :-)
Não pretendia escrevê-la, pq considero “vivir” castelhanismo antes do que dialectalismo. De todos os jeitos, podes observar que escrevim “estivem” e “conseguim", que considero, estes sim, dialectalismos.
E não quero q me critiques a possível incoerência do argumento!!! :-p

----- COMMENT: AUTHOR: iago [Visitante] DATE: Thu, 10 Nov 2005 12:36:12 +0000 URL:

Iván, queres que che corrija um erro? (aí em plan borde, hehehe). O imperfeito de conjuntivo de “viver” e “vivesse” e não “vivisse” a menos q queiras escrever em dialecto, q sei q ti não o fas muito, :p

(Típica ganhanada……., quem leia isto e não nos conheça vai pensar: quem caralho são estes friquis?)

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Wed, 09 Nov 2005 20:54:31 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Hahahahahaha!!! Boísimo xD! Xa me explicarás como funciona o programa, que eu de alemán non entendo demasiado… E o mellor da imaxe ese pelo de punkta ;-D!
Saúdos

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Revolta(s) BASENAME: revolta_s DATE: Mon, 07 Nov 2005 16:34:28 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Estamos tendo estes dias o estranho privilégio de ver como nasce uma revolta. A França já não é modelo de integração. Eu penso que não é difícil entender a causa destes surtos de violência, mas para isso é preciso renunciarmos ao eurocentrismo e à ideia de que tratamos só de violência irracional.

A França é um estado como qualquer outro estado europeu, e também tem uma história de colonialismo e guerras. A Segunda Guerra Mundial teve uma importante consequência, a escassez de vivendas e a necessidade de construí-las. A possibilidade de obter mão-de-obra barata levou o governo francês a favorecer a entrada de pessoas procedentes das colónias, nomeadamente do norte de África. Esta gente ficou na França após a conclusão da reconstrução e foi sendo obrigada a concentrar-se em subúrbios.
O rápido aumento da população nestes subúrbios foi devido à dificuldade desta subclasse de imigrantes (e mesmo dos seus filhos e netos) para achar um emprego, mas também à falta de respeito de alguns municípios pela legalidade em matéria de vivendas sociais. Como curiosidade, o município de Neuilly-sur-Seine, que foi governado pelo actual ministro do Interior Nicolas Sarkozy, tem só 25 vivendas sociais por cada 1000, enquanto a lei exige que sejam 200. Foi este mesmo Sarkozy quem chamou racailles aos habitantes dos degradados subúrbios da capital.
A administração não acompanhou o aumento da população nestas áreas com melhores serviços, antes permitiu mediante a privatização que os subúrbios mais pobres fossem ficando sem serviços sociais, isto é, fora do estado do bem-estar.
É evidente que um sistema injusto não pode durar se é injusto contra muita gente, e o sistema económico dominante é injusto contra muita gente. As consequências (que poderiam manifestar-se de muitas outras formas) são as que vemos nas maiores cidades da França e que estão a começar na Bélgica e na Alemanha. O pior é que as vítimas da violência são os habitantes dos próprios bairros, os vizinhos e as famílias dos participantes na revolta. Eu não sou partidário de que se queimem escolas e centros sociais, ou os carros dos trabalhadores, mas entendo a raiva e a necessidade de lutar contra a violência orgânica do sistema. Agora só resta ver como se desenrola a acção e se esta violência é só destrutiva ou se colabora na construção de algo novo.
Nota: Recomendo a leitura do artigo Lucha de clases en el patio trasero del país de Robespierre, em rebelion.org. Ojalá eu não estivesse de acordo com a conclusão do artigo.

----- COMMENT: AUTHOR: xavi [Membro] DATE: Sat, 12 Nov 2005 13:22:43 +0000 URL: http://mariacastanha.agal-gz.org

Gostei muitíssimo do artigo. Eu também sempre pensei que onde é mais provável a revoluçom é na América Latina, igual que o autor. Enfim, fala de hoje, mas quem sabe o que trará o futuro… ;)

(eu também nom sou optimista, mas há que sê-lo)

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Mon, 07 Nov 2005 19:51:50 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Estou de acordo contigo, quero precisar que entendia o de “deixar de ser modelo de integração” como “deixar de ser apresentada como modelo de integração".
Eu sou defensor do laicismo, especialmente na escola, mas também de permitir aos cidadãos que utilizem os símbolos que quiserem sempre que não forem ofensivos para outros.
Sobre o tema de Bélgica não estou informado, mas acho que já houve revoltas em Bruxelas.
Engadim ao post uma ligação a um artigo que achei interessante.

----- COMMENT: AUTHOR: iago [Visitante] DATE: Mon, 07 Nov 2005 17:11:12 +0000 URL:

A França, com o tema do laicismo integrista já deixara de ser modelo de integração, penso eu, e valha a rebuznáncia (não como na Bélgica, onde esse tema se leva com maior tolerância, acho).

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Funciona!!! BASENAME: funciona DATE: Wed, 26 Oct 2005 15:56:21 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Por fim funciona o blogue! Obrigadérrimo ao Eugénio polo trabalho que lhe dedica. Foi eliminada a secção referências, que dava má imagem aos blogues, mas por outra parte já não podemos ler todos os blogues na mesma página, cousa que eu achava muito cómoda. Bom, nunca chove a gosto de todos...
Acaba de ser suspendida a primeira sessão de treinamento do Exército Vermelho (mais informação aqui e aqui). É que a sesta também é sã... No future!
E polo demáis tudo bem, no sábado estive no concerto de Tanghana Show e Vaga Banda em Vigo e devim de perder dous quilos só de saltar. Isso também é desporto, ou?
Este post (aka postagem) parece uma destas secções txungas do jornal com notícias parvas que ocupam duas linhas e vão rematadas por uma frase que pretendia ser ingeniosa. Também vou marcar as palavras chave em negrito.
Pareço da Koz, que nokso!

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Thu, 27 Oct 2005 15:14:32 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Antes poñía que ti puxeras todo e agora pon que eu puxen todo! Vaia lío querido Jekyll ;-D!

----- COMMENT: AUTHOR: Ivoninho [Visitante] DATE: Thu, 27 Oct 2005 14:19:10 +0000 URL: http://ivoninho-tomaapalavra.blogspot.com

Vaia “rolhito” que vos traedes irmaozinhos, qualquera diria que sodes Dr. Jekyll e Mr. Hide.
O do treinamento arranjamo-lo um outro dia se houver mais vontade :-)

----- COMMENT: AUTHOR: eugeniote [Membro] DATE: Thu, 27 Oct 2005 10:54:48 +0000 URL: http://www.agal-gz.org

Obrigado a ti, Ivan, pela paciência e a preocupação. Dá para sentir-se orgulhoso do trabalho feito.

Vou ver que se pode fazer com o tema de ler todos os blogues de uma vez. A capa ainda não está acabada.

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Thu, 27 Oct 2005 00:03:43 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Isso é porque me mudache o nome do meu perfil e eu não me dera conta. Agora já assino como Iván :-)

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Wed, 26 Oct 2005 21:05:42 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Eu non puxen iso ;-D! Firmaches como David! Pregúntome e respóndome a min mismo, que ben xD!

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Wed, 26 Oct 2005 19:46:23 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

O Exército Vermelho era o exército dos bolcheviques durante a guerra civil (1918-1922) e posteriormente foi o exército da URSS. Também se chama Exército Vermelho a qualquer exército comunista. O nome da nossa equipa começou de brincadeira por vermos uma camisola com a legenda Red Army e afinal inscrevemo-nos assim.

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Wed, 26 Oct 2005 19:08:00 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

E xa sabes a que ven o do Exército Vermelho?
Saúdos
PS:Por fin funcionan os blogues!

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Como não redigir uma notícia BASENAME: como_nao_redigir_uma_noticia DATE: Wed, 12 Oct 2005 16:12:24 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Hoje em La Voz de su Amo pode-se ler uma notícia que termina assim:

Incidentes
El acto oficial tuvo como réplica una concentración de simpatizantes de grupos nacionalistas gallegos, que corearon consignas como «fuera, fuera la bandera española».
Tras disolverse la concentración se produjo un enfrentamiento entre ciudadanos y manifestantes que hubo de ser frenado por la Policía Nacional, que ya antes había recurrido a la fuerza con los nacionalistas.

É ridícula a tradução (suponho) da rima: "fora, fora a bandeira espanhola" (seria melhor "fuera, fuera la bandera españuela"?). Podiam tê-la citado em galego, já que na Koz têm o hábito de misturar galego e espanhol sem itálicos nem aspas nem nada.
O pior é o de "enfrentamiento entre ciudadanos y manifestantes". Os manifestantes não são cidadãos? Lembra-me o de "Mueren dos personas y un portugués".
Amigos da Koz, um pouquinho de vergonha.

----- COMMENT: AUTHOR: David [Visitante] DATE: Fri, 28 Oct 2005 10:48:29 +0000 URL: http://filhodejhpr.blogspot.com

Pois claro que os manifestantes não são pessoas. Putas ratas rojas! xD

----- COMMENT: AUTHOR: david [Visitante] DATE: Thu, 13 Oct 2005 19:30:16 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Os da Koz son muito xd!

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: BASENAME: title_70 DATE: Tue, 11 Oct 2005 08:02:16 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Já levava mais de um mês sem escrever (não vos preocupedes, aínda estou vivo) e aqui me tendes de volta. Neste tempo aconteceram-me muitas cousas interessantes. Bom, polo menos para mim...

Voltei à universidade com a descoberta (esperada) de que não estão contratados a metade dos professores. Teoricamente terei já as aulas que não tenho aínda na semana próxima. É que temos um reitor que não o merecemos...
Também comprei um par de livrinhos: a edição da AGAL de Lua de Além-Mar e Rio de Sonho e Tempo, de Guerra da Cal, e Carvalho Calero e a sua Obra, de Montero Santalha. Este último à metade de preço na livraria Andel de Vigo porque se molhara levemente. Está em bom estado e, além disso, é uma destas «biografias edificantes» de que eu gosto.
E fum tocar com os colegas da Universidade (se não temos aulas, algo há que fazer). Tocamos mais ou menos La Flama, de Obrint Pas, e Nothing else matters, de Metallica. Mas o melhor foi um blues improvisado, eu nunca improvisara com a gaita. Foi boíssimo, temos que repeti-lo.
E agora chove (não era sem tempo, esperemos que dure).
E o Paco Vazquez quer fazer homenagem à bandeira borbónica no dia da Hispanidá. Ele, um republicano! (e cavaleiro do Império Británico e socialista e conservador... um tipo de ideias claras). Eu não estarei na Corunha, mas espero que haja contra-homenagem. E isso não é o pior, quer modificar o escudo da cidade para que apareça a Constituição Borbónica representada. Isto é, politizar o símbolo da cidade que nunca (nos anos que eu lembro) foi objecto de polémicas. E estabelecer um precedente, se amanhã eu presidir a Câmara Municipal vou tirar a Torre de Hércules e a Constituição do escudo e pôr um porco com chapeu Panamá, por exemplo.
Bom, desculpai o römate do post, um pouco exaltado.
Até mais
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: david [Visitante] DATE: Tue, 11 Oct 2005 15:00:53 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Ti e as túas biografías edificantes… ;-D E o Paco pensa que cada alcalde dunha cidade pode modificar o escudo á súa maneira??? Ocórreselle cada cousa…
Saúdos

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Harry Potter BASENAME: harry_potter DATE: Tue, 30 Aug 2005 21:41:33 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Estes dias estou a ler com meu irmão o sexto livro de Harry Potter em inglês. Imos lentos porque nos paramos em cada palavra ou construção que ele não conhece (ou que não conheço eu). As versões em línguas que ele possa ler sem ajuda aínda não chegaram. A primeira acho que vai ser a portuguesa, a segunda a castelhana e a terceira a galega (talvez dous anos depois das outras). Então o David decidiu-se a escrever às editoras responsáveis da versão galega para protestar. Recomendo-vos que acompanhedes os últimos posts do seu blog em http://davidfontan.blogspot.com
Saúde
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Fri, 09 Sep 2005 02:24:32 +0000 URL: http://madeiradeuz.blogspot.com

Depois já contareis que tal a leitura ;-) Visto o sucesso dos livros dessa senhora, já tinha eu gana de que alguém com gosto literário lesse algum dos livros e (espero) opine.

Cordiais saudações

* GU *

----- COMMENT: AUTHOR: Filho de JHPR [Visitante] DATE: Wed, 07 Sep 2005 09:03:03 +0000 URL: http://filhodejhpr.blogspot.com

Ânimo na luta! Senão já sabedes que podedes contar comigo como terrorista em potência.

----- COMMENT: AUTHOR: david [Visitante] DATE: Wed, 31 Aug 2005 22:10:01 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Graciñas por facer propaganda da miña dura loita coas editoriais ;-D

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: A guerra das gaitas BASENAME: a_guerra_das_gaitas DATE: Mon, 29 Aug 2005 13:56:29 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Hoje, na última página de La Voz de su Amo, podemos ler uma entrevista com Xosé Luis Foxo, director e fundador da Real Banda de Gaitas da Deputación de Ourense.

Eu não vou ser entrevistado no jornal para poder contestar as suas opiniões, mas posso escrever aqui as minhas. Recomendo-vos a leitura da entrevista para terdes um pouco de background. Alguma das suas afirmações demostram a falta de vergonha e a vontade de enganar (não lhe suponho ignorância) do Foxo. A seguir colo algumas, e comento-as:

A versión que nós utilizamos da gaita galega para banda é unha gaita inspirada na tradición. Fixemos estudios de como foi no século trece, de como foi evolucionando e nunca apareceu a ronqueta por diante do gaiteiro, ¡eso ten cincuenta anos! E, ademais, ningún escocés identifica esta gaita que utilizamos nós como súa.

---A gaita galega levava a ronqueta detrás, junto ao ronco, mas na mesma buxa (para os profanos, buraco do fole) e não em buxas diferentes como a sua gaita marcial. E também não estavam atadas com cordas. Isso é escocês. Se a ronqueta passou para diante no último século é porque a gaita é aínda uma tradição viva e não a recuperação de modelos culturais do passado (seja do século XIII ou do Neolítico).

Unha banda de gaitas que non vai ordenada da pena. Por educación, por respecto ao público, é fundamental. Aínda debería haber máis, estamos caíndo, precisamente, na falta de disciplina.

---Mais de oito gaitas juntas a fazer música galega (composta para uma, duas ou, ao máximo, três gaitas) é o que dá pena. E o que é antitradicional é um gaiteiro galego disciplinado. Nunca se ouviu falar de dous gaiteiros que tocassem igual a moinheira de Chantada.

Este traxe noso xa se empregaba no século XVI.

---Mas evoluiu, o traje tradicional galego foi utilizado até o começo do século XX e conservou-se como tradição (memória viva). Isto é um bom exemplo do que quero dizer, a música (e a estética) do Foxo pode ter origens galegas, mas não é tradicional porque não parte da memória colectiva dos galegos.
E por falarmos doutra cousa, o entrevistador esqueceu perguntar pola percussão. Que têm de tradicional as maças que giram nas mãos do músico entre golpe e golpe sobre a caixa Premier?
Poderia fazer como o argentino Manuel Castro, que defende as bandas marciais e a percussão Premier mas dizendo que não são tradicionais. Também diz que o traje tradicional é grotesco (alarme, alarme, auto-ódio, alarme, alarme).
Tanto Foxo como Castro querem dignificar a gaita e o gaiteiro. Pois, caros senhores, eu e a minha gaita não queremos nem mais dignidade, que já temos de avondo, nem disciplina, que não a necessitamos.
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: Arduina [Visitante] DATE: Wed, 12 Oct 2005 17:48:29 +0000 URL: http://telefonica.net/web/acova

A min tampouco me gusta Foxo, pero non me atrevo a dicilo moi alto porque hai xente que afirma que fixo moito pola musica galega. Para min é o Paquete da música, son tal para cal. Se vos fixades en moitísimas (por non dicir case o 90%) das recopilacions de musica galega tradicional, aparece a Banda de Gaitas de Ourense. Supoño que é unha das mais coñexidas, pero non me van nadiña.
Por certo, xa sei que isto é de hai un mes, pero acabo de descubri-lo teu blog :)

----- COMMENT: AUTHOR: o impertinente Uz [Visitante] DATE: Fri, 09 Sep 2005 18:28:06 +0000 URL: http://madeiradeuz.blogspot.com

Alegra-me ver que respondes o ’senhor’ esse com argumentos. Apesar de não ser eu gaiteiro (embora tenho moça e amizades que o são), não suporto nem o seu servilismo (como a ‘Rapsódia’ ao Principito), nem a sua ignorância e patetismo manifestos nem muito menos a sua PREPOTÊNCIA.

Porque o Foxo, para além de servil, ignorante e patétito é PREPOTENTE.

sAÚde e AbrAçoS!

----- COMMENT: AUTHOR: david [Visitante] DATE: Wed, 31 Aug 2005 22:20:43 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

É da percusión non fala nada, claro… x(
O que había que facerlle era tiralo nun foxo ;-D
Un saúdo!

----- COMMENT: AUTHOR: Milhão [Visitante] DATE: Wed, 31 Aug 2005 21:33:31 +0000 URL:

essssssssseee Ivan!!!!
Grandíssima crítica ao palurdo esse!!! Eu também lim o artigo esse da voz da gallaecia e está bem saber essas cousas que tu dis. O que sim me chamou a atenção foi o do gaiteiro disciplinado, é um puto ditador!!! por isso pirei eu. Esso faino ele na casa com os filhos… Jaajajja… Uma aperta, maestro.

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Volta a madrugar BASENAME: volta_a_madrugar DATE: Sat, 27 Aug 2005 15:15:58 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Ontem fomos à aldeia porque havia que apanhar as patacas (batatas, para os não galegos). Às 9:30 havia que estar ali para começar, assim que nos erguemos cedo. Chegamos bem em tempo e em menos duma hora já estava o trabalho feito.

As patacas eram boíssimas, duma delas hei-de colocar aqui uma foto porque tem uma forma que chama a atenção. O caso é que depois do trabalho tomámos a parva e ficou-nos toda a manhã livre. Meu irmão tinha por ali um pau para jogar ao baseball com uma bola de ténis e estivemos enredando com ela um anaco. Um lançava e o outro batia (ou tentava bater, que não é tão fácil).
Mais tarde, não sei quem falou da bilharda e eu colhi um pauzinho, talhei-o e tentámos fazê-lo saltar. Até ai tudo bem, o que já tem o seu mérito é bater-lhe no ar. Bom, algum golpe demos-lho.
O jogo da bilharda geralmente acaba quando um dos jogadores perde um olho, mas ontem acabou quando foi hora de voltar para a Corunha. Outro dia que voltemos já jogaremos outro pouco, talvez daqui a uns anos joguemos com a Selecção Nacional de Bilharda.
Afinal o de madrugar foi só ontem, hoje quando o relógio tentou fazer-me erguer desliguei-o se continuei a dormir. Já chegará (e não há de tardar) o tempo de se erguer cedo...
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: david [Visitante] DATE: Wed, 31 Aug 2005 22:25:43 +0000 URL: http://davidfontan.blogspot.com

Polo menos acabei enteiro! xD Penso que se agardáramos un pouco, o do ollo non había tardar ;-)
Txau!

----- COMMENT: AUTHOR: manuel [Membro] DATE: Sun, 28 Aug 2005 10:04:04 +0000 URL: https://www.rtp.pt/play/direto/antena1fado

Em Olivença são “batatras".

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: De volta... BASENAME: de_volta DATE: Thu, 18 Aug 2005 16:47:16 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Já estamos na casa depois do fracaso na emigração. Afinal não achamos trabalho e dedicamo-nos a fazer turismo durante três semanas.

Edimburgo é uma dessas cidades que pagam a pena, e mais no mês de Agosto porque se celebram vários festivais simultaneamente. Fomos ver um par de concertos e uma obra de teatro, além dalguma actuação na rua. De todos os jeitos, é tudo caríssimo e para saír é como todas as cidades europeias. Se debemos algo ao colonialismo espanhol são os horários e o ritmo de vida.
Também fomos às Highlands e ao lago Ness numa viagem organizada e o guia contou muitos sucedidos da história da Escócia. É surpreendente como todos ali falam da Escócia e da sua história desde uma perspectiva totalmente anti-inglesa e nacionalista escocesa. O nacionalismo está institucionalizado e (quase) não implica reivindicação política.
E toquei uma gaita escocesa! É muito grave e dá menos notas que a nossa, e além disso a digitação é levemente diferente. Gostei, mas prefiro o som (e a música) da nossa gaita.
A convivência com o Iago e o Milhão foi (como se podia esperar) muito fácil. Já tenho gana de volvê-los a ver, igual que a toda a gente de Vigo. Agora, como estou na Corunha, acho de menos os de Vigo, e quando estou em Vigo acho de menos os daqui. É o problema de viver em duas cidades...
Saúde a todos
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Fri, 19 Aug 2005 09:52:25 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

O das fotos vai ter q agardar, porque a câmara é das de película e aínda não as revelei. Depois não poderei colocá-las no blogue até que as digitalize (em Vigo, em Setembro). Já as colocarei quando não venham a conto para nada :-)
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: sabela [Visitante] DATE: Fri, 19 Aug 2005 00:47:50 +0000 URL: http://www.pepilucibom.tk

Mostra algumhas fotos, nom?

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Até outra... BASENAME: ate_outra DATE: Sun, 24 Jul 2005 22:48:25 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

...que não sei quando será. Daqui a poucas horas marcho para a Escócia com o Iago e o Milhão e ainda não sei quando voltaremos. E também não sei se desde ali poderei escrever ou não, assim que vos desejo bom verão a todos.
Saúde
Iván

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: BASENAME: title_26 DATE: Wed, 20 Jul 2005 11:00:32 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Meu pai regalou-me uns autocolantes que tinha guardados na casa, devem de ter 20 anos. Têm um algo que já é doutro tempo e, no entanto, as mensagens são aínda actuais.
No sábado celebram-se os 40 anos do PSG (que já não existe) e, desde que meus pais decidiram ir, na minha casa sente-se, por vezes, a saudade.

PSG
Ensino

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Verão inesperado BASENAME: verao_inesperado DATE: Wed, 13 Jul 2005 11:31:17 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Pois afinal o plano de ir à Alemanha não resultou, mas tenho outro muito interessante: vou a Edimburgo (Escócia) com o Iago e o Milhão!!! Partimos no 25 ?não vou ver Obrint Pas a Compostela, não se pode ter todo (mas deveria-se) :-( ? e não se sabe quando voltaremos. O certo é que promete ser divertido, esperemos achar um trabalhinho para podermos ficar. Se não, volta e morra o conto.
A casa de Vigo não fica sozinha porque deixei o Dáni de okupa :-P
E comprei o CD de Lamatumbá! LUME!!!
E entreguei os últimos trabalhos, os do JHPR. Já estou (acho) oficialmente em férias!
E neste momento de exaltação e euforia despeço-me até a próxima e vou passar o ferro às camisas.
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: admin [Membro] DATE: Mon, 18 Jul 2005 22:23:23 +0000 URL: http://agal-gz.org/blogues/

Pelos vistos, Obrint Pas estarão o 24, suponho que por volta das 23:00 na Praça do Pão (também conhecida como Praça de Cervantes). Betagarri acho que será mais ou menos à mesma hora, mas em Maçarelos.

Desfrute a viagem a Escócia, seu Ivan!

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Wed, 13 Jul 2005 14:09:31 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Polo que me contaram, estarão em Compostela na noite do 24 de Julho com a Matraca Perversa. De todos os jeitos não vi cartaz nenhum, não te fies e informa-te noutro lado.
Também estarão Betagarri, mas acho que não é no mesmo concerto.
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: xavi [Membro] DATE: Wed, 13 Jul 2005 12:59:59 +0000 URL: http://mariacastanha.agal-gz.org

E quando e onde tocam Obrint Pas? :D Eu nom os penso perder! Passa-o bem por Escócia ;)

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Tudo vai acabando BASENAME: tudo_vai_acabando DATE: Mon, 04 Jul 2005 09:55:03 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Pois aqui estamos, de volta do Festichán e com os músculos desfeitos de dormir no chão (dai o de Festichán, com pronúncia West Galizan) e de saltar como um louco durante os concertos, especialmente os do Sábado.

E é que no Sábado estava Alberto Mvundi, que mesmo aceitou a correcção da Alba ("agora vamos cantar todos juntos o estribilho" "O refrão!!!" "Sim, tens razão, foi uma interferência"). Isto é interacção com o público, e o resto são contos!
Depois Sonotones, bons mas um pouco repetitivos.
E Betagarri!!! A prova de como se pode conectar falando línguas distintas (e não entendendo, porque eu de basco sei quatro palavrinhas). Três concertos saltando sobre a terra para acabar com as pernas negras. Ontem tive de pôr a lavadora com prelavado (nunca o faço) e devi de passar duas horas lavando-me.
Por último os Petersellers, que já não vi porque estava na tenda. Também na Sexta vi só 3 concertos.
E agora acabam as aulas, os exames, e um pouco todo. Amanhã volto para a Corunha e deixo a gente de Vigo. Obrigado a todos por me terdes dado um ano como este! E também polo fim-de-semana de festival. Agora verei os colegas da Corunha, que algum já há mais de um mês que não o vejo.
E talvez um par de meses à Alemanha, mas se não achar trabalho não vou, que custa muito.
Veremos que nos reserva o verão.
Beijos a todos
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: Anthonye [Visitante] DATE: Thu, 09 Nov 2006 19:20:41 +0000 URL: http://goluboy.info

http://goluboy.info/index.php http://goluboy.info/history-zestril.php http://goluboy.info/zestril-side-effects.php http://goluboy.info/cheap-zestril.php http://goluboy.info/fda-zestril.php http://goluboy.info/find-zestril.php http://goluboy.info/zestril-effects.php http://goluboy.info/buy-zestril.php http://goluboy.info/cough-zestril.php http://goluboy.info/fish-oil-zestril.php http://goluboy.info/line-zestril.php http://goluboy.info/picture-of-zestril.php http://goluboy.info/uses-of-zestril.php http://goluboy.info/medication-zestril.php http://goluboy.info/lisinopril-zestril.php http://goluboy.info/buy-in-online-usa-zestril.php http://goluboy.info/zestril-prinivil.php http://goluboy.info/zestril-generic.php http://goluboy.info/effects-lisinopril-side-zestril.php http://goluboy.info/medicine-zestril.php http://goluboy.info/use-of-zestril.php http://goluboy.info/affect-side-zestril.php http://goluboy.info/zestril-price.php http://goluboy.info/zestril-line.php

----- COMMENT: AUTHOR: Cybil [Visitante] DATE: Sun, 29 Oct 2006 15:51:12 +0000 URL: http://incubator.bingogo.info/

http://vein.bingogo.info/vein.php http://vein.bingogo.info/vein-center.php http://vein.bingogo.info/vein-clinic.php http://vein.bingogo.info/vein-doctor.php http://vein.bingogo.info/vein-of-jenna.php http://vein.bingogo.info/vein-treatment.php http://vein.bingogo.info/vericose-vein.php http://incubator.bingogo.info/index.php http://incubator.bingogo.info/egg-incubator.php http://incubator.bingogo.info/chicken-incubator.php http://incubator.bingogo.info/business-incubator.php http://incubator.bingogo.info/chicken-egg-incubator.php http://incubator.bingogo.info/poultry-incubator.php http://incubator.bingogo.info/small-business-incubator.php http://incubator.bingogo.info/reptile-incubator.php http://incubator.bingogo.info/infant-incubator.php http://incubator.bingogo.info/laboratory-incubator.php http://incubator.bingogo.info/fashion-incubator.php http://incubator.bingogo.info/homemade-incubator.php http://incubator.bingogo.info/baby-incubator.php http://incubator.bingogo.info/quail-incubator.php http://incubator.bingogo.info/egg-hatching-incubator.php http://incubator.bingogo.info/homemade-egg-incubator.php http://incubator.bingogo.info/co2-incubator.php http://incubator.bingogo.info/how-to-build-a-incubator.php http://incubator.bingogo.info/little-giant-incubator.php http://incubator.bingogo.info/incubator-for-sale.php http://incubator.bingogo.info/bird-incubator.php http://incubator.bingogo.info/care-incubator-kangaroo-vs.php http://incubator.bingogo.info/bod-incubator.php http://incubator.bingogo.info/parrot-incubator.php http://incubator.bingogo.info/used-incubator.php http://incubator.bingogo.info/chick-incubator.php http://incubator.bingogo.info/incubator-used-for-sale.php http://incubator.bingogo.info/how-to-make-a-incubator.php http://incubator.bingogo.info/incubator-part.php

----- COMMENT: AUTHOR: Avis [Visitante] DATE: Sun, 29 Oct 2006 09:45:21 +0000 URL: http://tazer.bingogo.info/

http://tazer.bingogo.info/bull-tazer.php http://tazer.bingogo.info/index.php http://tazer.bingogo.info/intense-tazer.php http://tazer.bingogo.info/police-tazer.php http://tazer.bingogo.info/police-tazer-video.php http://tazer.bingogo.info/tazer-gloves.php http://tazer.bingogo.info/tazer-gun.php http://tazer.bingogo.info/tazer-international.php http://tazer.bingogo.info/tazer-pen.php http://tazer.bingogo.info/tazer-stun-gun.php http://tazer.bingogo.info/tazer-video.php http://vein.bingogo.info/arm-vein.php http://vein.bingogo.info/artery-vein.php http://vein.bingogo.info/blood-vein.php http://vein.bingogo.info/cause-of-spider-vein.php http://vein.bingogo.info/cause-of-varicose-vein.php http://vein.bingogo.info/creative-gold-heart-journey-vein.php http://vein.bingogo.info/deep-vein-thrombosis.php http://vein.bingogo.info/gold-vein.php http://vein.bingogo.info/index.php http://vein.bingogo.info/jugular-vein.php http://vein.bingogo.info/leg-vein.php http://vein.bingogo.info/mud-vein.php http://vein.bingogo.info/saphenous-vein.php http://vein.bingogo.info/spider-vein.php http://vein.bingogo.info/spider-vein-removal.php http://vein.bingogo.info/spider-vein-treatment.php http://vein.bingogo.info/symptom-of-deep-vein-thrombosis.php http://vein.bingogo.info/tapping-the-vein.php http://vein.bingogo.info/the-vein-of-the-neck.php http://vein.bingogo.info/varicose-vein-laser-treatment.php http://vein.bingogo.info/varicose-vein-removal.php http://vein.bingogo.info/varicose-vein-surgery.php http://vein.bingogo.info/varicose-vein-treatment.php

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Tue, 05 Jul 2005 08:56:28 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Bom, eu para a Corunha marcho daqui a poucas horas, mas não sei que será de mim no verão.
No 24 acho que também estão a Matraca Perversa e Obrint Pas, mas não no mesmo lugar que Betagarri. Não sei quem organiza quê, mas independentemente disso eu quero ver Obrint Pas.
Outro beijo para ti!

----- COMMENT: AUTHOR: sabela [Visitante] DATE: Mon, 04 Jul 2005 14:11:41 +0000 URL:

Que inveja.. :(
Já verei os de Betagarri o 24 de Julho em Compostela… aiiii!
Bom, a ti tb te verei antes pola corunha, nom? Um beijo!

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Novidades BASENAME: novidades DATE: Tue, 28 Jun 2005 21:46:00 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Está claro que não valho para levar um jornal. Já nem sei quanto há que não escrevo e aconteceram um lote de cousas...

O São João em Panxom (ver outros blogues para informar-se, não vamos repetir informação).
Acabei o trabalho de Terminologia!!! Ontem às 3 da noite. Já não era sem tempo.
Vim para a Corunha onde não tenho nada que fazer e os amigos têm muito. Um pouco aborrecido por aqui, suponho que aproveitarei para acabar os trabalhos de Informática do JHPR.
E na sexta para o Festichan!!! Vai ser simpático carregar com as tendas desde Moanha até o festival :-D (Rio agora, no momento não hei-de rir tanto)
E ganhou o Tourinho. Agora, ouvindo de fondo o Super-PiÑeiro, só desejo uma limpeza étnica na RTVG. Se botam o Tino Santiago, talvez nas próximas eleições vote no P--E ;-) Era boa! Mas uma alegria levava-a.
Iván
PS. O http://blogues.agal-gz.org tá ficando um blogue colectivo curioso, n'é?

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Consequências das eleições BASENAME: consequencias_das_eleicoes DATE: Wed, 22 Jun 2005 09:18:41 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Já havia que não escrevia por aqui, e é que queria deixar passar o lume das eleições e falar doutros temas. Queria no entanto comentar duas notícias: parece ser que a Xunta está destruíndo documentação (mais info aqui) e também que Antena 3 despediu o trabalhador que colocou na rede o vídeo em que Fraga berrava com o seu chefe de comunicação (não me vai o link, consultai em Arredemo). Já não quero saber mais nada das eleições (polo menos até que esteja contado o voto CERA, e prometo non romper-vos a cabeça com análises).
E é que se apresenta uma semana interessante:

Amanhã, São João popular com a Revolta na praia da Fonte (Alcavre, Vigo). Todos convidados. E para a semana próxima o Festichan em Moanha. E várias festinhas entre uma cousa e outra :-)
Mas, como dizia meu avô, primeiro o dever e depois a devoção. Hoje vamos fazer o exame de tradução de textos económicos e depois já somos (quase) livres!
Beijos e abraços a todos
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: sabela [Visitante] DATE: Thu, 23 Jun 2005 00:37:41 +0000 URL: http://www.pepilucibom.tk

Sorte no exame. Que inveja o festichan :__(

;*

----- -------- AUTHOR: Iván TITLE: Já estou aqui! BASENAME: ja_estou_aqui DATE: Wed, 15 Jun 2005 06:31:08 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Ivan CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Bom, finalmente decidi abandonar a casa velha e vir para a nova. Aínda hei de ir decorando por aqui, mas acho que vou estar cómodo. Quem me diria a mim, ter um blogue .org! A verdade é que dá muito melhor efeito que o .com, parece que vou falar de cousas mais sérias ou algo assim. Pois não é certo, isto vai ser o de sempre.
Pois venha, que tenho mais que fazer. Até mais
Iván

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Thu, 16 Jun 2005 14:45:26 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Claro que respondo rápido!!! É que tinha habilitada uma opção que me mandava um e-mail cada vez que alguém me colocava um comentário. Já a quitei, agora o mais seguro é que demore em responder :-D
Tchau!

----- COMMENT: AUTHOR: xávi [Visitante] DATE: Thu, 16 Jun 2005 14:26:08 +0000 URL: http://mariacastanha.agal-gz.org

Que rápido me respondes! xD Acabo de ver no blogue “Ajuda” o do desenho do blogue ;). Pensei que o figeras tu :P

Chau!

----- COMMENT: AUTHOR: bestilheiro [Membro] DATE: Thu, 16 Jun 2005 14:24:26 +0000 URL: http://bestilheiro.agal-gz.org

Obrigado polos cumprimentos, Xávi. E, de todos os jeitos, se em algum momento falo de cousas que não têm interesse polo menos não gasto papel:-)
O desenho do blogue fez-mo o Eugénio, não se podem modificar como no blogger.
Até mais

----- COMMENT: AUTHOR: xávi [Visitante] DATE: Thu, 16 Jun 2005 14:18:04 +0000 URL: http://mariacastanha.agal-gz.org

Olá Iván! :P Que bem che ficou o design do blogue, quase igual ao anterior. Eu também quero! Já me contarás (tu ou o Eugénio ;) como há que fazer ^_^

E eu penso que muitas vezes falas de cousas muito sérias e de uma maneira muito interessante, continuaremos a ler-te por aqui!

----- --------