OS ACONTECIMENTOS DA FRANÇA

09-11-2005

  19:32:33, por Corral   , 419 palavras  
Categorias: Outros, Ensaio

OS ACONTECIMENTOS DA FRANÇA

Os acontecimentos da França transcendem o quadro local.
A rebeldia dos marginalizados da periferia de Paris alastrou a dezenas de cidades, gerando uma situação de pânico que levou o governo a decretar o estado de emergência e a autorizar o recolher obrigatório. Desde a guerra da Argélia, há meio século, nunca medidas similares haviam sido impostas naquele país.
O discurso pomposo do Primeiro Ministro e as ameaças de Sarkozy, o ministro do Interior, de extrema direita, não têm o poder de ocultar a realidade.
A explosão social que abala a França não deve ser encarada como um surto inesperado de violência irracional. Não será o recurso a meios repressivos drásticos que apagará as sequelas que vai deixar no imaginário popular.
A revolta dos excluídos da França, franceses descendentes de imigrantes predominantemente africanos (a maioria muçulmanos do Magrebe), insere-se na crise global da humanidade resultante da crise estrutural do capitalismo.

O temor de um efeito dominó suscita o alarme em muitas capitais europeias e nos EUA. Na Bélgica e na Alemanha já ocorreram, embora em pequena escala, incidentes similares aos que devastam nestes dias a França. Os paquistaneses e caribenhos na Grã Bretanha, os turcos na Alemanha, os marroquinos e equatorianos em Espanha, os somalis, etíopes e líbios na Itália são vitimas de políticas de exclusão idênticas às que estão na origem dos acontecimentos da França. O funcionamento da engrenagem do capitalismo em crise gera estas situações.
Identificamos a mesma lógica perversa nas guerras de agressão "preventivas", hoje perdidas, desencadeadas contra os povos do Iraque e do Afeganistão. Encontramos o mesmo desespero do capital nas tentativas do sistema imperial dos EUA de manter a América Latina como colónia de novo tipo, ambição que acaba de sofrer uma derrota importante em Mar del Plata.
O desfecho dos acontecimentos da França é, por ora, imprevisível. Mas os temores de Washington têm fundamento. Se os negros e os latinos das periferias de Nova York, Los Angeles, Chicago e Chicago começarem a imitar os excluídos de Paris, a situação de caos criada poderia assinalar uma nova etapa do agravamento, no próprio núcleo, da crise final do capitalismo .
O andamento da História confirma a cada semana que a única alternativa para o capitalismo globalizado e decadente é o socialismo.

2 comentários

Comentário de: lorena [Visitante]
lorena

achei esse site otimo

17-09-2009 @ 22:06
Comentário de: wilhineia ferreira [Visitante]  
wilhineia ferreira

eu acho que voces deveriam colocar a data em que cada coisa aconteceu

26-06-2011 @ 01:38
Agosto 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

blogging software