O NOVO NAZISMO

30-09-2006

  00:25:09, por Corral   , 360 palavras  
Categorias: Outros, Dezires

O NOVO NAZISMO

Rodrigue Tremblay
Traduzido do inglês para Rebelião por Sinfo Fernández

Em setembro de 2000, quando o Pentágono emitiu seu famoso documento estratégico titulado ?Reconstruindo as Defesas de EEUU?, expressava-se a crença em que o tipo de transformação militar que os planificadores estavam a considerar requereria de algum ?acontecimento catastrófico e catalisador?, como um novo Pearl Harbor, para que fora possível lhe vender o plano ao povo estadunidense. Foram ou intuitivos ou afortunados porque, num ano mais tarde, já tinham o ?Novo Pearl Harbor? que estavam a esperar.

O complexo industrial militar precisa guerras, muitas e sucessivas guerras, para prosperar. O equipamento militar velho tem que ser consertado e substituído cada determinado tempo se há uma guerra em marcha. Mas para justificar o enorme custo que supõe ter que desenvolver armas cada vez mais mortíferas, se precisa que tenha um clima constante de temor e vulnerabilidade. Por exemplo, há muitos relatórios, elaborados por observadores internacionais e pessoal médico, a respeito de que os ataques israelenses contra o Líbano e Gaza durante o verão de 2006 facilitaram o uso de ?novas armas feitas em EEUU?. Informou-se que essas armas incluíam bombas de urânio empobrecido, armas de ?energia directa? e armas novas químicas e biológicas. Estas armas não só conseguem que o acto de matar seja mais fácil senão que também deixarão contaminado o médio ambiente com partículas de urânio empobrecido radioactivo durante as próximas décadas.

Mas, para construir um pacto suficientemente forte como para levar a um país democrático pela senda de uma permanente economia de guerra, se precisa uma aliança de interesses entre militaristas, industriais, políticos, aduladores e propagandistas.

Inflamar o patriotismo e o nacionalismo é um velho engano demagógico que se utilizou sempre para dominar as nações. Quando isso sucede, há um claro risco de que a democracia e a liberdade se cheguem a erosionar, e inclusive que desapareçam se esses desenvolvimentos conduzem a uma concentração exacerbada de poder e de corrupção política

Sem comentários ainda

Março 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

blog tool