Um genocida: Pinochet

14-12-2006

  05:00:03, por Corral   , 300 palavras  
Categorias: Outros, Dezires

Um genocida: Pinochet

José Manzaneda
Rebelión

Pinochet nom foi um simples assassino fascista. Pinochet foi uma das fichas imprescindíveis no tabuleiro do neoliberalismo mundial, que tomou impulso definitivo com o apoio das administrações Tatcher e Reagan, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Seus assassinatos e torturas nom foram meros exercícios de excesso de um regime militar despótico, senom o instrumento de urgência para salvaguardar os interesses das multinacionais norte-americanas e europeias, dos patronos chilenos e de uma exígua classe média que depois recebeu o derrame económico de suas políticas de privatizaçom e adelgaçamento do estado. Ainda que os grandes meios tratem-no de ocultar, a experiência brutal do Chile de Pinochet foi, antes de mais nada, uma liçom para quem tentaram o sonho do socialismo por vias eleitorais pacíficas. Uma singela liçom em sangue: se um povo é obediente e declara intocável a grande propriedade privada, receberá créditos milionários e gigantescos investimentos foráneas.

Se pelo contrario, anteponde ao crescimento macro-económico o pagamento da dívida social mediante o gasto em massa em educaçom, saúde ou cultura, negar-se-lhe-á até o ar, será bloqueado economicamente e sofrerá uma guerra desapiedada de mentiras nos meios de comunicaçom. O craque económico de Argentina em 2001 foi o começo do fim do neoliberalismo latino-americano. A morte de Pinochet, símbolo de sua definitiva queda. Hoje, o sonho de Salvador Allende, está presente a Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua... e por suposto em Cuba,

Nom estou de acordo com quem afirmam que Pinochet morreu sem pagamento. Pinochet recebeu o pior de seus castigos: a reconstruçom de um sonho que hoje, em América Latina, se chama socialismo do século XXI.

Sem comentários ainda

Abril 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

free blog tool