A natureza da guerra no Iraque

08-07-2007

  22:33:03, por Corral   , 471 palavras  
Categorias: Outros, Ensaio

A natureza da guerra no Iraque

Insurgente

Guerra de destruição em massa unilateral, e guerras sujas e encobertas de grande intensidade Mercenários superam a soldados estadunidenses em Iraque.

EEUU tem ensaiado todo tipo de estratégias em Iraque. Em tempos de Paul Bremer - o primeiro virrey colonial- Washington liquidou toda a administração pública iraquiana; e destruiu ou apropriou-se de todo o património colectivo, que não tinha arrasado durante os dez anos de embargo armado com contínuas acções aéreas e operações de bombardeio de grande envergadura. Depois veio a tentativa de construir uma governação fantoche - apoiado pela ONU e os aliados fiéis -; e de isolar e destruir à guerrilha, criando a imagem de um Iraque atacado desde o exterior pela o Qaeda. Fracassado essa estratégia ?político militar?, os cérebros do Pentágono e do Conselho de Segurança Nacional dos EEUU jogaram a todas as cartas possíveis, desde a guerra sectária até a partiçom do país. Finalmente, recorreram à guerra suja realizada pelo - novo exército iraquí de Maliki - e pelos esquadrões da morte transformados num enorme exército mercenário. Agora estão combinado e superpor todas as maquinarias de matar: o exército profissional recrutado pelas forças armadas estadunidenses, e os dois exércitos paralelos: o dos - mercenários -, e o dos matarifes que organizou e que supervisiona Negroponte sob o controle operativo dos aliados locais dos EEUU. Assim nasceu o caos sangrento que tenta governar o presidente Bush.

Segundo informou o diário Los Angeles Times o Exército dos EEUU paga os serviços de uns 180.000 mercenários, cifra superior à dos 160.000 soldados do pentágono despregados na zona.

Graças ao dinheiro dos contribuintes, o Pentágono mantém em território iraquiano a uns 118 mil mercenários da região, 21 mil norte-americanos e 43 mil de terceiros países, segundo o mais recente sondagem.

As cifras põem em dúvida a capacidade norte-americana de manter uma guerra com seus próprios efectivos e propõe interrogantes sobre a privatização dos labores para reconstruir a nação árabe, refere o rotativo.

Agrega que a cifra de mercenários pode ser maior, já que na análise militar se obviou contar aos guardas encarregados da segurança de servidores públicos iraquianos e estadunidenses ou empresas trasnacionais.

Graças ao dinheiro dos contribuintes, o Pentágono mantém em território iraquiano a uns 118 mil mercenários da região, 21 mil norte-americanos e 43 mil de terceiros países, segundo o mais recente sondagem.

Servidores públicos militares sustentam que a paga de serviços diminui o custo da guerra. Outros, em mudança, criticam o método por temor a que os efectivos se neguem a operar sob condições de perigo, como ocorreu em 2004.

2 comentários

Comentário de: jordiana [Visitante]  
jordiana

oi eu tento entende por o mundo è asim o povo quer ser mair do que deus isso eu nunca vir na minha vida o povo um contra o outro

22-08-2009 @ 19:28
Comentário de: loma felizardo [Visitante]
loma felizardo

muito bom mais poderia ter algumas fotos sobre a anatureza do iraque e alguma scoisas boas q o pais tem naum so as ruins

31-10-2011 @ 18:54
Março 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

powered by b2evolution