Guiné Konacry; A possibilidade de umha nova esperança

03-01-2009

  00:44:01, por Corral   , 425 palavras  
Categorias: Outros, Dezires

Guiné Konacry; A possibilidade de umha nova esperança

Alfredo Moles
Rebelión

Poucos sabem que a palavra AFRICA, na sua etimologia é "A"(sem em latim)e "FRIGO"(frio). Isto é, o continente onde nom faz frio. Baptizaram-no para nós os romanos ou os latinos..

Faz dous dias sucedeu algo que pode ser importante para o continente de 1.000.000.000 de habitantes, que se nom tivesse sido dessangrado pela trata, a escravatura e as epidemias da fame, teria o duplo. No meio das festas de ocidente, dos crimes de Israel e a estupidez dos árabes, um capitam aproveitou a morte de um ditador no que se conhece como Guiné Conakry (pelo nome de sua capital) e se fez com o governo, acompanhado de um grupo de jovens oficiais. Nem um morto, nem guerra civil - por enquanto- mas as potências "coloniais", encabeçadas por França condenam-no. Seus crimes incluem nomear um Premiê -Kabiné Komara-a sugestom da Confederaçom de Sindicatos(seu dirigente é o velho militante Rabiatu Diallo), suspender os contratos de exploraçom da bauxita (principal rendimento) das minas de ouro, diamantes, urânio.

Outro dos horríveis crimes é o cesse de todos os generais e coronéis corruptos que colaboram com França-- ex potência colonial--e se reunir com os membros do G8 para lhes anunciar que terá eleições quando ele o considere necessário. Faz muitos anos eliminárom a Lumumba e há uns 20 assassinaram a um dos jovens oficiais mais luzidos, o capitam Tomás Sankara, da etnia "fulani" em Burkina Fasso, umha esperança "negra". Cabe recordar que Guiné Conakry foi o único país, colónia de Paris , que votou na contra dos planos de De Gaulle e a favor da independência baixo a direcçom do sindicalista Sekú Turé. Terá que esperar e ver se o capitam Mussa Câmara (de 40 anos na foto) elege ser Patrício Lumumba ou Mobutu Sese Seko. Esperemos que a corrente de nacionalismo popular que percorre América Latina, tenha um aliado em África, um continente infestado de traiçons, guerras e assassinatos .

Por enquanto, ameaçam-no todas as potências europeias, o Departamento de Estado lhe pede eleiçons imediatas. A bauxita é estratégica, o outro grande produtor mundial é Cuba e os donos do ouro, os diamantes e o urânio estám preocupados pela ruptura dos contratos. Veremos que faz China, interessada nessas matérias primas.

Nom esqueçamos a Obama, o "tio Tom" que governar-nos-á nos próximo anos. Feliz Ano 2009 e esperemos que os bancos, os ricos, os governos "democráticos" se vam ao caralho......

Sem comentários ainda

Abril 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

powered by b2evolution free blog software