Por: Povos Sem Fronteiras
02 de abril 2009. - Os protestos desta quarta-feira em Londres saldarom-se com a morte de um manifestante, mais de 80 presos e dezenas de feridos, no marco dos protestos pola reuniom dos líderes dos 20 países mais industrializados.
Os protestos, inicialmente pacíficos, tornarom-se violentas quando a policia separou em grupos aos milhares de cidadans que marchavam contra as políticas do G20, em "curros", lhes impedindo o movimento por horas.
Activistas entrevistados por Povos sem Fronteiras denunciarom que os agentes impedírom o movimento por horas a homens, mulheres e meninos, que nom tinham acesso a comida, água ou banhos.
Os confrontos com a polícia concentraram-se no centro financeiro de Londres. Defensores do médio ambiente, estudantes, trabalhadores e pacifistas denunciaram que os governos continuam resgatando aos bancos, causantes da crise económica mundial, e esquecendo-se dos pobres.
Um grupo de jovens provocou destroços no Royal Bank of Scotland, a instituiçom bancária que tem causado a ira popular ao se conhecer que seu ex presidente receberá mais de um milhom de dólares ao ano de pensom, em momentos em que a crise económica está a golpear a Gram-Bretanha.
Mais tarde, a polícia arremeteu a golpes contra um grupo de estudantes que realizaram um acto de desobediência civil pacífica, sentando no meio da rua.