O SICÁRIO DE MICHELETTI: História do torturador Jóia Améndola, braço direito do Presidente "de facto".de Honduras

06-07-2009

  20:01:23, por Corral   , 379 palavras  
Categorias: Outros, Ensaio

O SICÁRIO DE MICHELETTI: História do torturador Jóia Améndola, braço direito do Presidente "de facto".de Honduras

Quem saiba da guerra suja dos anos 80 em Centro-América gelar-se-lhes-á o sangue ao conhecer a notícia de que o ?ministro conselheiro? do Presidente de facto hondurenho se chama Billy Jóia Améndola.

Gennaro Carotenuto

Percorrer o currículo de Jóia Améndola é indispensável para entender a cultura política da junta golpista presidida polo simpático Roberto Micheletti.

Nos anos 80 Billy Jóia Améndola era um dos dirigentes principais do Batalhom de Inteligência 3-36, encarregado do sequestro e desaparecimento de opositores políticos, e fundador dos esquadrois da morte ?Lince? e ?Cobra?. Cobrindo esta funçom converteu-se num dos principais executores de sequestros, torturas e assassinatos em Honduras, e se lhe acusou com certeza de ao menos onze execuçons baixo o pseudónimo de Doutor Arranzola?. Ademais, acusou-se-lhe do sequestro e tortura de seis estudantes, quatro dos quais seguem ainda desaparecidos. O sequestro teve lugar o 27 de abril de 1982 na casa do ajudante do Promotor Geral da República, Rafael Rivera, violando a inumanidade do número dous da justiça do país, usando métodos da ditadura argentina.

De facto, conquanto nom há provas de que Jóia Améndola recebesse instruçom nos Estados Unidos, sim as há de que trabalhou na Argentina às ordens de um dos principais represores, Guillermo Suárez Mason, conhecido entre outras coisas por ser o principal organizador do sequestro de meninos durante a última ditadura. Ademais obteve uma bolsa do exército hondurenho para estudar no Chile de Augusto Pinochet.

Posteriormente, desde 1984 até 1991 serviu como enlace entre o exército hondurenho, os represores argentinos e os estadunidenses durante a guerra suja.

O governo espanhol solicitou a extradiçom de Jóia Améndola várias vezes desde 1985 através de Interpol, no entanto o sistema judicial hondurenho (o mesmo que tem apresentado 18 denúncias contra Mel Zelaya) jamais cursou nenhuma delas. Pese a isso, quando um juiz de Tegucigalpa o acusou de sequestro e tortura em 1994 e se emitiu uma ordem de captura contra ele em 1995, foi precisamente em Espanha onde se refugiou e ficou como solicitantes de asilo até que em 1998 o expulsaram. NESSES ANOS TRABALHOU COMO CATEQUISTA NUM COLÉGIO DE SEVILHA.

Hoje é o braço direito de Roberto Micheletti.

Sem comentários ainda

Abril 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

blog software