CANTA O MERLO: Líbia - Proeminentes advogados franceses preparam-se para processar Sarkozy por crimes de guerra na Líbia

23-09-2011

  15:38:18, por Corral   , 456 palavras  
Categorias: Dezires

CANTA O MERLO: Líbia - Proeminentes advogados franceses preparam-se para processar Sarkozy por crimes de guerra na Líbia

http://www.mathaba.net/

Um grande número de reconhecidos juristas franceses preparam-se para demandar ao seu presidente por crimes contra a humanidade que cometeu e segue cometendo em Líbia. Em Líbia, a NATO segue matando a civis como parte da sua missom de ajuda humanitária. Enquanto isso, alguns líderes ocidentais enfrontam-se a cargos no país sobre a ilegalidade da sua intervençom militar num país soberano, cujo povoo nom pediu nem queria ser protegidos" polas bombas. Relatórios e fotos de muitas vítimas civis em Líbia realizou um grande número de proeminentes advogados franceses voltam contra o seu governo. Entre os que se Roland Dumas, ex ministro francês de Exteriores (1984-1986 e 1988-1993). Dumas di que quer processar ao presidente, Nicolas Sarkozy, por cometer crimes de guerra em Líbia. Dumas também di que está disposto a defender Muammar Gaddafi na NATO, apoiado polos chamados Corte Penal Internacional, que emitiu umha ordem ilegal da sua detençom. Contodo, Dumas acha que o líder líbio nom se enfrontará ao falso tribunal da Haia. "Se a NATO o atopa mata-o?, di. "Alguns estados agora estám a reclamar o direito a matar, contra todas as leis internacionais."

Outro advogado francês famoso e proeminente, Jacques Verges chama à guerra de Líbia um novo Vietname, onde a EE.UU. aspergiu dezenas de milhons de litros de toxinas nos cultivos nos anos 60 e 70, causando trastornos cerebrais, abortos involuntários e defeitos de nascimento até os nossos dias. "Estám a utilizar mísseis com urânio empobrecido, que causam cancro", di. "Em Tripoli, vim à gente paralisada polos ataques da NATO - os trabalhadores de escritório que nom tenhem nada que ver com a luta. É por isso que estamos a demandar ao Presidente Sarkozy por crimes contra a humanidade ". NATO primeiro negou os bombardeios da residência em Tripoli, onde 13 civis, entre eles quatro crianças, morreram. A seguir, chamou a esse lugar um centro de mando militar. O jornalista Michel Colon foi a ver o que realmente se encontra. "Livros, vídeos, brinquedos de Spiderman, livros culturais, militares nada", foi o que viu ali. Marcel Ceccaldi, outro advogado, está defendendo o civil líbio Kahled El Awidi que perdeu sua esposa, crianças e netos quando a sua casa foi bombardeada por OTAN.

"A NATO está a levar a cabo umha deliberada campanha de terror. Os seus ataques dirigidos à subministraçom de electricidade, água e alimentos ", di Ceccaldi. "Depois de meses de bombas da NATO e todos os dias milhares de mortos, a gente simplesmente nom o suporta mais." Os líderes ocidentais estám listos para o seu primeiro grande desafio legal sobre Líbia. Se param completamente os casos que venhem aos tribunais, agregou Ceccaldi, demonstrará umha vez por todas que a justiça ocidental realmente está dirigida polos políticos, nom o império da lei.

Mathaba ediçom do artigo de hoje Rússia.

Sem comentários ainda

Março 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

powered by b2evolution free blog software