CONSULTA:
A minha dúvida é se chamar-lhe "regateiras" ás mulheres que vendem o peixe, como sempre ouvim na minha vila, ou, há outro modo...
Ainda, gostaria de saber se, às mulheres que fazem as malhas para os "aparelhos" (redes), se lhes pode chamar de "atadoras", maneira como se conhecem em muitos locais das Rias Baixas.Maria Fontám
RESPOSTA DA COMISSOM:
Quanto à primeira parte da consulta, pode evidentemente continuar a lhes chamar "regateiras", é palavra bem galega. Ora bem, deve saber também que:
1. O significado geral em todo o território da nossa língua, quer em masculino quer em feminino, é por um lado o de "pessoa que regateia", que discute o preço.
2. Daí por extensom semántica o de "pessoa que discute muito, de forma pouco delicada, bruta, mesmo chegando a utilizar expressons grosseiras". Portanto, depende o tom em que se diga e outras circunstáncias, pode vir a ter um significado ou outro (aqui é equivalente à expressom do esp. "verdulero/verdulera").
3. Um outro significado também comum a quase todo o território da nossa língua é o da mulher (na forma em feminino) que vende qualquer mercadoria pela rua ou na praça, nom unicamente peixe.
4. Finalmente, um significado neutro sem qualquer outro matiz, e comum a todo o território, que pode ser utilizado em lugar de "regateira" com esse significado que se diz na consulta, é o de "peixeiro/peixeira".
Quanto à segunda parte da consulta, a explicaçom é muito parecida com a anterior. Muitos dos significados venhem associados apenas à forma em feminino porque referem trabalhos que por tradiçom eram realizados preferentemente por mulheres.
Indo diretos ao assunto, "atadora" é palavra também correta na nossa língua e designa a mulher que fai as peças de rede para a pesca. Nada nos impede utilizar também a forma em masculino se for um homem a realizar esse trabalho.
Já a palavra "redeira", mais espalhada por todo o território, designa a mulher que fai ou que repara as redes de pesca (e também nada impede de utilizar a forma em masculino), mas também designa o relativo às redes ou à fabricaçom de redes (empresa redeira, barco redeiro...).
Finalmente, para além doutros significados conhecidos da palavra "rede" (nos desportos, para o cabelo...) está o que designa essa espécie de malha que se coloca suspensa de duas hastes ou ramos de árvore para descansar.
Categoria(s): Léxico
|
|