Pronúncia da palavra 'Portugal'

Pronúncia da palavra 'Portugal'

01-10-2011

CONSULTA:

Como é se pronuncia Portugal em galego? Portugal ou Purtugal (com l velar?)

Graças

Rudesindo Bombarral

RESPOSTA DA COMISSOM:

À espera de futuros trabalho de codificaçom prosódica que prevê realizar a Comissom Lingüística da AGAL, podemos adiantar que a pronúncia genuína da palavra Portugal é [portugáɫ], com o fechado pré-tónico e, efetivamente, ele velar final.

O chamado ele velar é um som que fecha a sílaba, tanto a sílaba final da palavra como sílabas no início ou no meio da palavra: assim, o som do ele em [máɫ] e [aɫtúra] é diferente do do ele em [lár]. A distinçom clara destes sons está em regressom no galego moderno, nomeadamente no urbano, que tem o castelhano como modelo de pronúncia correta.

Quanto à pronúncia [u] que o Rudesindo indica para o ó pré-tónico em Portugal, ela existe na Galiza, mas é minoritária ao lado da pronúncia [o] (ó fechado), muitíssimo mais freqüente. Ambas existem também em Portugal, ao lado da total desapariçom da vogal, mas a tendência contemporánea, e padrom, é pronunciar [u]. Entre ambas as pronúncias existe pouca distáncia auditiva, por se darem na posiçom átona, mais fraca do que a tónica. Porém, muito provavelmente por interferência do espanhol, a tendência do galego urbano é igualar o timbre das vogais átonas e tónicas, de maneira que a pronúncia do ó gráfico em palavras como Portugal, conhecer, podia ou carro soa hoje muito 'aberta' aos ouvidos de umha pessoa portuguesa ou galega de origem rural.

Categoria(s): Fonética
Chuza!

Sem comentários ainda