Tags: escritório

Escritório e escrivaninha

15-11-2011

Escrivaninha ou secretária num escritório

CONSULTA:

«Escritório» pode-se usar como móvel atual, ou o único recomendável é empregar «escrivaninha» como no português e brasileiro? Som o mesmo móvel ou hai algumha diferença entre eles?

RESPOSTA DA COMISSOM LINGÜÍSTICA:

Para designar umha mesa própria para escrever, tipicamente provida de gavetas para guardar documentos, devem utilizar-se em galego, de harmonia com o lusitano e o brasileiro, as vozes secretária e escrivaninha. Ainda que a voz escritório também poda referir-se a esse tipo de mesa, em geral ela deve reservar-se para designar a sala ou gabinete em que se administram negócios ou se recebem clientes (= cast. oficina). A esse respeito, tenha-se em conta que em galego-português o vocábulo oficina, de harmonia com o significado que o étimo tinha em latim, denota o lugar onde se elabora, fabrica ou conserta algo (ex.: oficina de mecánica de automóveis).

Categoria(s): Léxico
Chuza!
    O Cosultório Lingüístico é um serviço da CL-AGAL para o povo galego, com o intuito de melhorar o conhecimento das normas prescritas por esta instituiçom, e dessa maneira ajudar a melhorar a qualidade da língua de todos/as as/os galegos/as.

    Busca

    Ligaçons:

    • Comissom Lingüística
    • AGAL
multiple blogs