Tags: lagarta

Lagarta

24-02-2011

CONSULTA:

A fase da vida das bolboretas prévia à fase adulta, em que o seu corpo adquire uma forma geralmente alongada e cilíndrica como é que deve denominar-se em galego, lagarta ou eiruga, e porquê? Graças.

Rudesindo Bombarral

RESPOSTA DA COMISSOM:

Nos falares galegos contemporáneos, com o sentido de ‘fase larvar vermiforme dos lepidópteros ou borboletas’ (borboleta é a forma galega, comum com os padrons lusitano e brasileiro, que a CL-AGAL padronizará), registam-se as vozes eiruga e lagarta.

Esta última, lagarta, por ser comum aos padrons lusitano e brasileiro, é a que a CL-AGAL declarará como fazendo parte do padrom lexical da Galiza (e daí, também, lagarta no sentido de ‘correia ou esteira articulada, de borracha ou de peças metálicas, que, em conexom com as rodas de um veículo pesado [trator, tanque], lhe permite transitar em terreio acidentado ou de pouca consistência’).

Lagartas num veículo todo-o-terreno
Categoria(s): Léxico
Chuza!
    O Cosultório Lingüístico é um serviço da CL-AGAL para o povo galego, com o intuito de melhorar o conhecimento das normas prescritas por esta instituiçom, e dessa maneira ajudar a melhorar a qualidade da língua de todos/as as/os galegos/as.

    Busca

    Ligaçons:

    • Comissom Lingüística
    • AGAL
free blog software