DdoOLeR'2010: Compostela é onde, 25 de Maio é quando

DdoOLeR'2010: Compostela é onde, 25 de Maio é quando

18-05-10

topo ddooler 2010

Em 11 de Maio de 2001 morria em Santa Bárbara (California, EUA) o escritor e comediante britânico Douglas Adams.

Exatamente duas semanas depois, em 25 de Maio de 2001 e em póstuma homenagem ao saudoso criador d'O Guia do Mochileiro das Galáxias, os/as seus/suas fãs celebravam o primeiro Dia da Toalha.

DdoOLeR

Quatro anos atrás, 25 de Maio (Dia Internacional da Toalha e Dia del Orgullo Friki espanhol) foi declarado também Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR) polos setores mais lúdicos, embora não necessariamente os mais lúcidos, do luso-reintegracionismo galego (ludo-reintegracionismo).

Para além do X Dia Internacional da Toalha, no próximo 25 de Maio, @s ludo-reintegracionistas galeg@s (sempre na vanguarda do frikismo toalheiro) celebraremos, pois, o IV Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata.

DdoOLeR 2007, 2008 e 2009: @s protas

25 de Maio é, como já digemos, o Dia Internacional da Toalha em homenagem a Douglas Adams. No entanto não foi o seu retrato o que apareceu no cartaz anunciador do Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata em nenhuma das suas três primeiras edições.

O futebolista português de origem moçambicana Eusébio Ferreira da Silva (Pantera Negra, toalha branca) e a cantora e atriz portuguesa Luciana Abreu (nascida em 25 de Maio de 1985) foram as protagonistas do cartazismo do DdoOLeR em 2007 e 2008, respetivamente.

Por sua parte Carlos Quiroga e João Guisan Seixas foram os encarregados de escrever o texto que ?a modo de manifesto? foi lido em praça pública por eles próprios (em 25 de Maio de 2007 e 2008, respetivamente).

Como novidade no ano passado (DdoOLeR'009) ambas as duas funções (prota do cartazismo e arengador) foram unificadas na incomensurável personalidade do Quico Cadaval.

DdoOLeR'2010

Hoje, terça-feira 18 de maio, ressaca das Letras Galegas, a uma semana vista do 25 de Maio, temos o prazer (e o orgulho lusista e reintegrata) de anunciar que a pessoa que, para além de protagonizar o cartaz, se encarregará de proferir a arenga deste vindouro 25 de Maio (Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata e Dia da Toalha) será uma mulher capaz de meter en dança o Rafa Cuinha e o Martinho Noriega no mesmo vídeo. Como já terão adivinhado estamos a falar da grande Ugia Pedreira:

[...] Ela é uma das vozes mas transgressoras e eclécticas do panorama musical galego. Começou sendo conhecida na música galega pelos três discos editados com o seu anterior grupo de folque Chouteira e pelas suas constantes colaborações e heterogéneas criações: o Musical Dillei com o actor Carlos Blanco, o espectáculo de Antón Reixa ?Galiza Beibe?, a sua versão de Gracias ?a la vida? de Violeta Parra para o grupo de ska italiano Banda Basotti, o espectáculo femenino galego ?Son delas? com Mercedes Peón, Uxía, Rosa Cedrón? Desde a década de 90 tem presença na música rock galega da mão de três grandes bandas: Xenreira, Nen@s da Revolta, a Matraca Perversa e actualmente voltamos a encontrá-la num novo projecto de rock: Galhegoz.

A sua voz soa também no segundo disco de Susana Seivane ou no dos Cempés?

Ademais tem realizado a música para a exposição "Narrações" do escultor galego Caxigueiro, a música para a primeira obra de dança contemporânea galega "Laradas" da Companhia Doble Xiro, o espaço sonoro das obras teatrais o "Canto do di-me di-me" ou "O Tio Vania" da Companhia Factoria Teatro, a música para exposição "Xógaras" do ourives Miguel Caamaño e junto a P. Pascual a música para a obra ?Os homens só contam até três? de Antón Lopo, prêmio Alvaro Cunqueiro de Teatro.

Em Abril de 2005 estréia a música do trio Nordestin@s, sobre canções marinheiras do Norte da Galiza com Guadi Galego (Berrogueto) e o famoso pianista de jazz Abe Rábade. Ugia Pedreira coordenou nesse mesmo ano o espectáculo colectivo "Ao pé da letra" composto por sete grupos da vanguarda musical galega (entre os quais Marful) que têm como eixo central a palavra cheia de conteúdos, um escaparate dos artistas actuais que abandeiran a canção galega de máxima actualidade apoiado em cena por Jorge Drexler.

Com Marful abriu a caixa de Pandora e o revival da música popular de autor e compartilha espaço musical e entendimento artístico com Guadi Galego (Berrogueto) e Xavier Diaz.

[Biografia artistica da Ugia Pedreira retirada do site oficial do seu grupo Marful]

'Pasodoble Universal', antecipo do novo disco de Marful.

DdoOLeR'2010

IV Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata - X Dia Internacional da Toalha

Programa:

Encontro toalheiro com intervenção de Ugia Pedreira

Quando? Terça-feira 25 de Maio, 19h30*
Onde? Praça do Pão (Cervantes). Compostela

*hora galego-portuguesa, mais uma hora no Reino de Espanha.

Escrito ?s 13:21:29 nas castegorias: Nom categorizado
por Diadatoalhagz   , 734 palavras, 2446 viewsChuza!

Endereço de trackback para este post

Trackback URL (clique direito e copie atalho/localização do link)

2 comentários

User ratings
5 star:
 
(1)
4 star:
 
(0)
3 star:
 
(0)
2 star:
 
(0)
1 star:
 
(0)
1 rating
Average user rating:
5.0 stars
(5.0)
Comentário de: Miguel R. Penas [Visitante]
Miguel R. Penas

Um avançado ao seu tempo o senhor Douglas

—————–

O futuro da Internet por Douglas Adams, em 1999

Por Pepe Flores em 17 de maio de 2010, 20:46 em Internet .

Sobre o Dia da Internet (também conhecido como o Dia Mundial da Sociedade da Informação), um texto brilhante recuperação de Douglas Adams , escritor de ficção famoso e conhecido por sua obra-prima: “The Hitchhiker’s Guide a galáxia” . Como Worringer aprender a parar e amar a Internet (Como parar de se preocupar e aprender a amar a Internet) é um artigo publicado mais de dez anos, 29 de agosto de 1999, e mostra uma visão impressionante.

Adams começa o seu texto, esclarecendo três pontos fundamentais:

1) Tudo o que é em torno de nós ao nascer é normal.

2) Qualquer coisa que é inventada entre então e antes de completar 30 anos é incrivelmente excitante e criativo, e esperamos que você pode fazer uma carreira nessa área.

3) Qualquer coisa inventada depois de completar 30 anos é contra a ordem natural das coisas eo começo do fim da civilização como nós sabemos, e se acostumar a ser em torno de nós durante cerca de 10 anos, quando gradualmente aceitá-la.

Almeida falou sobre o início da massificação da Internet, quando a sociedade britânica (sobretudo a mídia) não conhecem o potencial da rede. O primeiro ataque foi, então, a credibilidade do que foi publicado no ciberespaço. Douglas respondeu que o problema não é acreditar em tudo o que aparece online, mas desenvolveram o péssimo hábito de acreditar cegamente que a TV ou os jornais publicaram. “Uma das mais importantes para aprender a Internet é que não há” eles “lá fora. Só um monte de ‘nós’. “

Da mesma forma, também se queixou de que a rede foi outro ao invés de aumentar o fosso intransponível entre ricos e pobres. Uma superfície de previsão, levando em consideração o alto preço de computadores, modems e encomendas. No entanto, Adams compreendeu o potencial da Internet, prever que a sua descida rápida:

“O custo da ligação está rapidamente se aproximando de zero, e é uma razão muito simples: o valor da rede aumenta com cada pessoa extra acrescenta. É um dos custos de interesse coletivo cair mais e mais até chegar a nada até a última pessoa no planeta está interligado. “
Finalmente, Adams vê o surgimento da aldeia global, numa altura em que a humanidade está interligada, como nos dias em que os habitantes de uma aldeia conheciam uns aos outros, mas em uma escala global. Em suma, Douglas Adams, não só fez um texto profético de seu tempo, mas é totalmente aplicável é muito 2010. As redes sociais, localização geográfica, as comunidades virtuais … toda mudança gera tanto nos mostrado sensações de emoção, tais como fobias e medos. É uma questão de ® evolução.

http://bit.ly/clOhqe

20-05-10 @ 11:03
Comentário de: diadatoalhagz [Membro]  
5 stars
Diadatoalhagz

Sem dúvida! Quem tenha visto, lido, ouvido ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ dará-se conta de que o Douglas Adams tinha uma inteligência fora do comum. Muitíssimo obrigado polo teu comentário, amigo Miguel! :D

24-05-10 @ 13:03
    Março 2024
    Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
     << <   > >>
            1 2 3
    4 5 6 7 8 9 10
    11 12 13 14 15 16 17
    18 19 20 21 22 23 24
    25 26 27 28 29 30 31

      Busca

    powered by b2evolution