DdoOLeR, Dia da Toalha e Dia do Orgulho Friki, Geek ou Nerd

DdoOLeR, Dia da Toalha e Dia do Orgulho Friki, Geek ou Nerd

19-05-2010

concentração praça pão ddooler 2007
Praça do Pão, Compostela, 25 de Maio de 2007.

A vindoura terça-feira, 25 de Maio, é um dia de muitas celebrações. Celebra-se o Dia da Toalha (em toda a Galáxia), o Dia del Orgullo Friki (no Reino de Espanha) e o Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR, entre nós).

O Nerd Pride Day (ou Geek Pride Day) que, ao que parece, também se celebra em 25 de Maio, não é mais que a tradução do espanhol Dia del Orgullo Friki para o inglês. Tal anglicização pode induzir as pessoas pouco informadas a pensar que esta comemoração é a mais internacional (e tradicional) das três, quando não é assim.

Talvez o tema fique mais claro se o expomos por ordem cronológica:

25 de Maio de 2001

Duas semanas após a sua morte, sobrevida no dia 11, em 25 de Maio de 2001 celebra-se o primeiro Dia da Toalha em póstuma homenagem ao escritor e comediante britânico Douglas Adams, imortal criador d'O Guia do Mochileiro das Galáxias.

E porque da toalha? Procuremos a resposta na Wikipédia:

Dia da Toalha
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia da Toalha é celebrado no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs ao autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams.

[...] Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os "viajantes da galáxia", a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações.

Primeiramente, quando do falecimento de Douglas Adams, fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenagear uma pessoa que tinha feito o mundo rir, então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem. Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.

O dia 25 de Maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem [...]

25 de Maio de 2006

Coincidindo com o 6º Dia da Toalha celebra-se em Madri (Espanha) o 1º Día del Orgullo Friki em comemoração do XXIX aniversário da estreia, em 25 de maio de 1977, de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, o primeiro filme da série Star Wars (br: Guerra nas Estrelas / pt: A Guerra das Estrelas) a ser lançado e o quarto na ordem cronológica da trama).

cartaz dia del orgullo friki 2006
Cartaz da primeira edição do 'Dia del Orgullo Friki', celebrada em 2006.

Por obra e graça do centralismo madrileno semelha que o Día del Orgullo Friki se celebra em todo o Estado Espanhol (Galiza incluida graças a La Coz).

?O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek [...] Teve origem na Espanha ("dia del orgullo friki", em espanhol).

O dia do orgulho nerd é celebrado em 25 de maio desde 2006, comemorando a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977.?

[http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Orgulho_Nerd]

?El día del orgullo friki [...] se celebró por primera vez el 25 de mayo desde 2005 [sic] en conmemoración del estreno oficial de Star Wars: A New Hope en 1977.?

[http://es.wikipedia.org/wiki/Día_del_Orgullo_Friki]

25 de Maio de 2007

Coincidindo com o 7º Dia (internacional) da Toalha e o 2º Dia del Orgulho Friki (espanhol) celebra-se em Santiago de Compostela (Galiza) o 1º Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR):

Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata é um festejo lúdico criado em 2007 na Galiza por pessoas que seguem a linha reintegracionista para a língua galega, isto é, que defendem que o galego e o português são uma só língua.

A data foi escolhida em homenagem a O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, que assinalava a toalha como um dos utensílios imprescindíveis. É precisamente a toalha o motivo pelo qual muitos galegos travaram o seu primeiro contato com as localidades do norte de Portugal. Por estas razões, o Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata coincide propositadamente com o Dia da Toalha, reafirmando o caráter lúdico do evento.

cartaz ddooler 2007
Cartaz da primeira edição do 'Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata' (DdoOLeR), celebrada em 2007.

25 de Maio de 2008

Segundo a Wikipédia (hispana, lusófona...), que não achega prova gráfica nenhuma que o demonstre, em 2008 o Dia del Orgullo Friki teria chegado à América anglófona. Só agora seria quando poderíamos falar propriamente de Dia do Orgulho Nerd ou Nerd Pride Day:

?En 2008, la celebración llegó hasta los Estados Unidos y México, y en 2009 a Canadá.?

[http://es.wikipedia.org/wiki/D%C3%ADa_del_Orgullo_Friki#Celebraciones]

2008: O dia do Orgulho Nerd chega à América

"Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd atravessou o Atlântico e foi comemorado oficialmente na América, onde foi divulgado por numerosos blogers, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay. O matemático e autor John Derbyshire, vencedor do Prêmio Livro de Euler e blogger geek, anunciou[2] que apareceria na parada da Quinta Avenida, vestido de número 57, na ala dos números primos - o que fez alguns bloggers dizerem que iriam procurá-lo.?

[http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Orgulho_Nerd#2008:_O dia do Orgulho Nerd chega à América]

Para além de uma espanholada em origem, tal e qual acabamos de ver, a invenção do Dia do Orgulho Nerd como tal seria em todo o caso um ano posterior ao nosso Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR).

Por isso (por muito que os meios de comunicação espanhóis, incluidos a maioria dos galegos, digam o contrário) na vindoura terça-feira, 25 de Maio de 2010, @s ludo-reintegracionistas galeg@s (sempre na vanguarda do frikismo toalheiro) celebraremos o IV Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata e X Dia Internacional da Toalha (e não o V Dia del Orgullo Friki nem o III Nerd Pride Day), um evento consolidado, realmente participativo (à vista estão os inúmeros vídeos e fotos) do que podemos sentir-nos verdadeiramente orgulhos@s.

Por isso e porque, em questões de fição científica, como bons galegos e boas galegas preferimos o humor inglês (inteligente) de The Hitchhiker's Guide to the Galaxy ao americano (infantiloide) de Star Wars &#59;)

Epílogo:

Galiza, célula de universalidade.-
Anti-imperialismo, federalismo internacional, pacifismo.

[Da Declaração de princípios do Partido Galeguista, 1931]

Como podemos ler no site dos Imperial Stormtroopers (informação disponível apenas nas línguas do Império Grande e Pequeno mas, apesar de o evento celebrar-se na Galiza e contar com o patrocínio de instituições galegas, não em galego-português) depois de amanhã, sexta-feira, 21 de Maio, celebra-se ?un desfile de tropas imperiales en la zona histórica de Santiago de Compostela? em comemoração do XXX aniversário da estreia de Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca, o segundo filme da série Star Wars (o quinto em ordem cronológica) e segundo os responsáveis polo site ?probablemente la mejor película de la Saga?.

Apenas quatro dias depois desta demonstração de força (concretamente do lado obscuro da mesma) e também com a zona histórica de Santiago de Compostela como cenário, na terça-feira 25 de Maio @s lusistas e reintegratas galeg@s sairemos do armário para com orgulho toalheiro rendermos tributo ao criador da nossa série de fição científica favorita que não é Star Wars mas O Guia do Mochileiro das Galáxias. Não entrem em pânico, nom! Don't panic!

Escrito ?s 14:07:14 nas castegorias: Nom categorizado
por suso   , 1144 palavras, 1669 visualizaçonsChuza!

Endereço de trackback para este post

Trackback URL (clique direito e copie atalho/localizaçom do link)

Sem comentários ainda

    Dezembro 2018
    Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
     << <   > >>
              1 2
    3 4 5 6 7 8 9
    10 11 12 13 14 15 16
    17 18 19 20 21 22 23
    24 25 26 27 28 29 30
    31            

      Busca

    powered by b2evolution free blog software